Independentemente da estação do ano, existem cuidados que são transversais e que contribuem para um cabelo mais saudável.

Escovar o cabelo – pode parecer estranho por se tratar de um gesto tão básico, mas a verdade é que normalmente só o fazemos uma vez por dia, quando o ideal é escovar o cabelo de manhã e à noite. Escovar ajuda a retirar o cabelo morto, aquele que perdemos naturalmente, entre 100 a 200 por dia, e a “limpar” as impurezas que “trazemos” do exterior.

Espaçar ao máximo as lavagens. Se é verdade que o devemos fazer todo o ano para não danificar o couro cabeludo, no inverno, devido à humidade natural, este espaçamento é ainda mais importante. O nosso couro cabeludo é como uma planta pelo que precisa de tempo para respirar. O ideal é lavar de 48h em 48h. 

Contudo, para quem tem que lavar diariamente ou dia sem dia não, basta aplicar uma vez o champô e pouca quantidade. Se permanecer a sensação de que não ficou bem lavado, resista, junte apenas um pouco de água e volte a massajar. Não é necessário colocar mais produto.

Para quem consegue lavar o máximo de 3 vezes por semana, o ideal é que se aplique duas vezes o champô, mas sempre em pouca quantidade. A primeira lavagem serve para retirar todos os resíduos do couro cabeludo, enquanto que a segunda é mais eficaz no tratamento do mesmo, ao mesmo tempo que vai dar mais brilho ao cabelo.

Usar água morna no banho é imperativo, independentemente da estação do ano. A água quente seca o cabelo porque lhe retira a oleosidade natural e por consequência fica com menos brilho. Além disso, deixa o couro cabeludo mais sensível, menos saudável.

Privilegiar secagem ao natural. Caso se use o secador, o ideal é colocá-lo a um palmo de distância e de preferência com ar frio. Muito importante: evitar o contacto frontal com a raiz.

– Evitar tocar no cabelo, principalmente se o cabelo for oleoso. O toque frequente vai intensificar a oleosidade.

Usar o cabelo solto. Pode não ser tão prático, mas os penteados tornam o cabelo mais fraco. No entanto, caso seja necessário, não é aconselhável estar todo o dia com tranças ou rabo de cavalo.

Usar gorros e bonés apenas quando o couro cabeludo estiver bem seco e durante pouco tempo. O couro cabeludo precisa de respirar.

Além destes segredos mais práticos, existem outros que são fundamentais para se ter um cabelo e couro cabeludo saudáveis todo o ano. 

Utilizar produtos sem sulfatos – podem descamar o couro cabeludo

Preferir produtos sem silicones – podem tornar o cabelo pesado, e uma falsa sensação de cabelo liso e flexível. Os silicones têm também um impacto negativo no ambiente e na água, visto que levam centenas de anos a degradarem-se. 

Três rotinas fudamentais:

– Exfoliante – 1x por semana para todos os tipos de cabelo. Tal como se faz a exfoliação do rosto e da pele, também se deve introduzir na rotina a exfoliação do couro cabeludo. O grande objetivo é desintoxicar o couro cabeludo, de forma a que ele respire melhor, dê energia ao cabelo e torne a raiz mais limpa e saudável. O uso frequente do exfoliante também pode ajudar a prevenir uma queda mais acentuada

– Máscaras – as máscaras podem ser aplicadas quer no banho, quer em cabelo seco, idealmente 1h antes do banho ou até mesmo durante a noite toda. Quando usadas na pré-lavagem, pode envolver-se o cabelo numa toalha morna, que ajuda na absorção do produto e a intensificar a nutrição.

– Pré-champô – A aplicação do pré-champô ajuda a controlar a produção de sebo e, por consequência, a espaçar as lavagens, principalmente para quem sente a necessidade de lavar diariamente ou dia sim dia não.

– Óleo seco – o óleo é um produto que permite múltiplas aplicações. Pré-lavagem no cabelo seco para nutrir e suavizar; antes do brushing para desembaraçar e suavizar; depois do brushing para dar brilho ou como máscara de noite para nutrição profunda. Deve-se optar por um óleo natural, sem silicones e sem óleo minerais. Também se pode aplicar uma a duas gotas na máscara, a aplicar no comprimento e nas pontas, para uma nutrição extra.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.