@maccosmetics

O cuidados com a pele fazem parte de um espaço desnecessariamente confuso. Os conselhos que circulam por aí costumam ser variados e contraditórios. Esfoliar ou não esfoliar? A limpeza dupla da pele vale mesmo a pena? E quanto às máscaras, devemos aplicá-las diariamente?

Com as marcas a lançarem novos ingredientes “indispensáveis” e o surgimento de novos passos “essenciais” para as rotinas cosméticas, torna-se difícil distinguir os produtos que merecem um lugar entre os must-have. Para esclarecer, reunimos três etapas não negociáveis no que diz respeito ao skincare.

Vamos a isso?

Fazer limpeza de pele

“A limpeza é fundamental para uma rotina eficaz de cuidados com a pele”, explica a dermatologista Anjali Mahto ao site da revista “Glamour UK”. “Quer faça uma limpeza única, dupla ou tripla, este passo não só remove micróbios, poluição e maquilhagem da pele, como também permite uma melhor penetração dos produtos que serão aplicados de seguida”.

A pele deve ser limpa duas vezes por dia (de manhã e à noite), sendo que é importante não cair no erro da higienização excessiva, que pode causar secura, sensibilidade e irritação. Portanto, se tem pele sensível ou seca, aposte em fórmulas suaves e sem fragrâncias. Pode começar por algo suave, como uma água micelar ou um óleo de limpeza. Depois, passe para algo mais completo, como um esfoliante de limpeza facial, recomenda a esteticista Dija Ayodele à mesma publicação.

Se sofre de sensibilidade, Dija sugere procurar um produto de limpeza enzimática com extrato de papaia ou ananás. “Eles tendem a trabalhar mais devagar, então são ótimos para qualquer pessoa que tenha a pele sensível”, afirma. Já no que toca à redução da oleosidade, a dermatologista gosta de recomendar “uma limpeza com ácido salicílico para ajudar a descongestionar os poros”

Hidratar

De seguida, é importante manter a pele hidratada, independentemente de ela ser oleosa ou seca. “Um simples hidratante com ceramidas e ácidos gordos essenciais forma uma barreira protetora leve na pele para evitar a perda de humidade”, explica Ayodele. Além disso, os produtos complementares funcionarão com mais eficácia numa pele hidratada.

Proteger (de manhã)

De acordo com Dija Ayodele, o protetor solar é indispensável. “Usar ingredientes ativos para cuidar da pele [como ácidos esfoliantes, retinol e vitamina C] pode aumentar a fotossensibilidade, então o protetor solar protege-nos disso. Além do mais, ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro, as linhas finas de expressão, as rugas e o agravamento da hiperpigmentação”, acrescenta. “Sem mencionar que protege a pele de queimaduras através dos raios UVB”.

Quanto ao momento de aplicação, “o Fator de Proteção Solar deve ser a última etapa, de modo a criar uma barreira protetora sobre a pele”, revela a dermatologista Woma Ukeleghe. Estes são os passos essenciais e os restantes deverão depender do tipo de pele e das suas preocupações, que podem ir desde a acne até à falta de firmeza.

Outro conselho importante que as especialistas dão prende-se com escolher ingredientes com base em evidências, em vez de estratégias de marketing. Ou seja, certifique-se de que o produto pode comprovar aquilo que promete com ensaios clínicos, e não por estar no rosto de uma celebridade ou por ter uma embalagem bonita.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

O ingrediente inesperado que mantém a pele de Jennifer Lopez linda aos 51 anos

Na antecipação do lançamento da sua nova linha de skincare, a cantora revelou tudo a uma revista americana.

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

#CartaBranca

Mudei a minha rotina de 'skincare' e notei 3 grandes diferenças

Quando o assunto é a pele, cada caso é um caso. Eis a minha experiência.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.