@maccosmetics

O cuidados com a pele fazem parte de um espaço desnecessariamente confuso. Os conselhos que circulam por aí costumam ser variados e contraditórios. Esfoliar ou não esfoliar? A limpeza dupla da pele vale mesmo a pena? E quanto às máscaras, devemos aplicá-las diariamente?

Com as marcas a lançarem novos ingredientes “indispensáveis” e o surgimento de novos passos “essenciais” para as rotinas cosméticas, torna-se difícil distinguir os produtos que merecem um lugar entre os must-have. Para esclarecer, reunimos três etapas não negociáveis no que diz respeito ao skincare.

Vamos a isso?

Fazer limpeza de pele

“A limpeza é fundamental para uma rotina eficaz de cuidados com a pele”, explica a dermatologista Anjali Mahto ao site da revista “Glamour UK”. “Quer faça uma limpeza única, dupla ou tripla, este passo não só remove micróbios, poluição e maquilhagem da pele, como também permite uma melhor penetração dos produtos que serão aplicados de seguida”.

A pele deve ser limpa duas vezes por dia (de manhã e à noite), sendo que é importante não cair no erro da higienização excessiva, que pode causar secura, sensibilidade e irritação. Portanto, se tem pele sensível ou seca, aposte em fórmulas suaves e sem fragrâncias. Pode começar por algo suave, como uma água micelar ou um óleo de limpeza. Depois, passe para algo mais completo, como um esfoliante de limpeza facial, recomenda a esteticista Dija Ayodele à mesma publicação.

Se sofre de sensibilidade, Dija sugere procurar um produto de limpeza enzimática com extrato de papaia ou ananás. “Eles tendem a trabalhar mais devagar, então são ótimos para qualquer pessoa que tenha a pele sensível”, afirma. Já no que toca à redução da oleosidade, a dermatologista gosta de recomendar “uma limpeza com ácido salicílico para ajudar a descongestionar os poros”

Hidratar

De seguida, é importante manter a pele hidratada, independentemente de ela ser oleosa ou seca. “Um simples hidratante com ceramidas e ácidos gordos essenciais forma uma barreira protetora leve na pele para evitar a perda de humidade”, explica Ayodele. Além disso, os produtos complementares funcionarão com mais eficácia numa pele hidratada.

Proteger (de manhã)

De acordo com Dija Ayodele, o protetor solar é indispensável. “Usar ingredientes ativos para cuidar da pele [como ácidos esfoliantes, retinol e vitamina C] pode aumentar a fotossensibilidade, então o protetor solar protege-nos disso. Além do mais, ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro, as linhas finas de expressão, as rugas e o agravamento da hiperpigmentação”, acrescenta. “Sem mencionar que protege a pele de queimaduras através dos raios UVB”.

Quanto ao momento de aplicação, “o Fator de Proteção Solar deve ser a última etapa, de modo a criar uma barreira protetora sobre a pele”, revela a dermatologista Woma Ukeleghe. Estes são os passos essenciais e os restantes deverão depender do tipo de pele e das suas preocupações, que podem ir desde a acne até à falta de firmeza.

Outro conselho importante que as especialistas dão prende-se com escolher ingredientes com base em evidências, em vez de estratégias de marketing. Ou seja, certifique-se de que o produto pode comprovar aquilo que promete com ensaios clínicos, e não por estar no rosto de uma celebridade ou por ter uma embalagem bonita.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Beleza

O ingrediente inesperado que mantém a pele de Jennifer Lopez linda aos 51 anos

Na antecipação do lançamento da sua nova linha de skincare, a cantora revelou tudo a uma revista americana.

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

#CartaBranca

Mudei a minha rotina de 'skincare' e notei 3 grandes diferenças

Quando o assunto é a pele, cada caso é um caso. Eis a minha experiência.

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

É só uma sugestão

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.