@samantheeyo

Neste Dia da Água, nada mais justo do que celebrar esta bebida tão poderosa.

Além de manter o nosso corpo a funcionar diariamente, ela ainda é uma poderosa aliada na rotina de beleza, sendo que melhora a textura da pele e a circulação, entre outros benefícios. Continue a ler para conhecer cinco maneiras de incluir H2O na sua rotina de beleza.

Ingestão direta 

Não custa reforçar a ideia: beba água. A água é um bem essencial à vida, representando cerca de 60 a 70% da composição corporal. Por isso, manter o corpo hidratado é importante para o funcionamento de todo o organismo e para que os processos metabólicos e celulares ocorram”.

Quanto à quantidade a ser ingerida, varia consoante diversos fatores (idade, peso, nível de atividade, etc.). Em Portugal, o conselho científico do Instituto de Hidratação e Saúde adotou os valores de referência europeus, propostos pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e publicados em março de 2010, pela verosimilhança do consumo de água com as populações europeias, apesar da variabilidade observada entre países. Ou seja, 2 L e 2,5 L para mulheres e homens, respetivamente.

Aposte em alimentos ricos em água

Aposte em furtas com alto teor de água como, por exemplo, a melancia, o pêssego e o melão (a água constitui cerca de 80 a 90% do seu peso). Alimentos como a couve, a curgete, a alface, o pepino e outros vegetais crus, incluindo o rabanete, também são fontes de hidratação, pois são ricos em água. Qualquer um deles pode ser usado em saladas e sopas, de modo a auxiliar a hidratação nas refeições principais.

Hidratação com produtos específicos

Quando a pele está hidratada, ela tem um aspeto saudável, jovial e firme. Em casos de desidratação, pelo contrário, ela fica áspera, opaca e sem vida. Portanto, é muito necessário utilizar produtos hidratantes que retenham a água e auxiliem neste processo. Portanto, é muito necessário utilizar produtos hidratantes que retenham a água e auxiliem neste processo. Ativos como a niacinamida, acido glicólico, ácido hialurónico e vitamina C são ótimos para ajudar nesse sentido. Hidratantes com ureia também são emolientes. 

Já a as ceramidas e ómegas, que são substâncias presentes naturalmente na pele, formam a camada hidrolipídica (impermeável) para proteção contra a perda de água por evaporação. Outra dica útil é recorrer à água termal ao longo dia, para dar um “boost” à hidratação.

Lavar o rosto e tomar banho

Quando tomar banho ou fizer a higienização do rosto, as temperaturas altas não são indicadas. Isto porque danificam a barreira protetora da pele e, por conseguinte, promovem o ressecamento. No que toca ao couro cabeludo, o cuidado deve ser o mesmo: lavar com água morna ou fria. 

Também existirão vantagens outras vantagens: a água fria pode ajudar a reduzir o inchaço e fechar os poros, fazendo com que a tez pareça mais uniforme. Para além disso, deixará o cabelo com um brilho saudável.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Não imagina o bem que a água faz pela sua felicidade

Um estudo recente concluiu que as pessoas que bebem mais de seis copos de água por dia são mais felizes e otimistas.

Beauty Spot

Jamsu: a técnica coreana de mergulhar o rosto maquilhado em água gelada

Na rubrica Beauty Spot desta semana, falamos sobre uma febre do mundo da beleza que já circula há três anos - e não dá sinais de abrandamento.

Saúde

O persistente mito da água com limão em jejum

Este é um dos 'segredos de beleza' de celebridades como, por exemplo, Gisele Bündchen. Contudo, a mistura é bem capaz de ter mais fama do que proveito.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.