Quem tem cabelo natural já experimentou, ou pelo menos ouviu falar, dos benefícios associados ao óleo de rícino preto jamaicano. Os especialistas afirmam que é um produto a experimentar inegociável para estimular o crescimento capilar de texturas crespas e encaracoladas. 

O que é?

O jamaican black castor oil (JBCO) é derivado da mamoneira jamaicana. Embora seja uma descoberta recente para muitas pessoas, os jamaicanos usam-no há muitos, muitos anos. Tradicionalmente, acredita-se que auxilia o crescimento capilar ao livrar o couro cabeludo de fungos e toxinas prejudiciais. Além disso, também ajuda com a hidratação dos fios e até mesmo da pele, selando a humidade.

É diferente da versão ‘simples’?

O óleo de rícino simples – aquele que geralmente é vendido nas farmácias – é incolor ou tem um tom amarelo muito claro. Já o óleo de rícino preto jamaicano passa por um processo de torrefação que lhe confere uma cor escura e um cheiro a queimado característicos. É a adição desse componente, ou seja, o alto teor de cinzas da mamona torrada, que os fãs do produto associam às propriedades de crescimento. De sublinhar ainda que esta opção é orgânica e 100% pura.

Faz o cabelo crescer mais rápido?

Não há testes científicos que comprovem esta informação. Assim sendo, muitas pessoas viram-se para os resultados divulgados em fóruns sobre cuidados de cabelo e por bloggers. Este óleo não *faz* o cabelo crescer, mas, com a utilização regular, como muitos outros óleos, ajuda a manter o comprimento ao tratar as pontas secas, reduzir a quebra dos fios, etc.

No que diz respeito à recuperação, há mais informação disponível. As mulheres que têm o cabelo enfraquecido na linha capilar ou na nuca relatam com frequência que massajar este óleo nas áreas afetadas promoveu a regeneração dos fios.

É preciso ter certos cuidados?

Se nunca usou um óleo de rícino preto jamaicano, comece com uma quantidade pequena, por exemplo, uma ou duas vezes por semana. Pode massajá-lo nas áreas enfraquecidas ou usá-lo para selar as pontas. Algumas mulheres sofrem reações alérgicas, portanto a recomendação é incorporá-lo na rotina aos poucos.

Onde comprar?

A minha marca favorita é a Sunny Isle, que está disponível na loja Assim do Meu Jeito por 9.95€ – 12.95€. O site tem três variedades: original; com alecrim, particularmente boa para a caspa; e extra escura, com uma consistência mais espessa e rica, tendo maior teor de cinzas.

Palavras-chave

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.