@monikh

No que diz respeito a manter o cabelo saudável, é importante termos consciência de que os cuidados começam no momento do banho, durante a lavagem, o que fará com que os restantes tratamentos tenham melhores resultados. Ou não. 

Como lavar o cabelo é relativamente simples, muitas vezes, agimos de uma forma quase mecânica e não prestamos atenção a pequenos gestos que podem ser prejudiciais. Por isso mesmo, partilhamos algumas dicas que fazem uma diferença positiva, ajudando a diminuir a oleosidade, a caspa e até a quebra dos fios. Além de garantirem brilho e maciez, deixando-os ainda mais bonitos. Conheça-as:

Dilua o champô

O champô tem um pH alto e pode ressecar o cabelo quando é aplicado diretamente nos fios. Coloque uma parte de champô e duas de água num recipiente e aplique a mistura na raiz – nunca no comprimento. A espuma que escorre para as pontas já é suficiente para efetuar a limpeza.

Mergulhe as pontas num recipiente com produto

Quem tem o cabelo oleoso ou misto sabe que a aplicação de amaciadores e máscaras deve ser feita a partir do meio do comprimento, e nunca na raiz. Ter um recipiente à mão pode facilitar o processo: coloque o equivalente a um ou dois dedos do produto e mergulhe as pontas do cabelo na embalagem. Assim, o hidratante passará longe do couro cabeludo e os fios não ficarão com uma aparência pesada.

“Enluve” os fios com a máscara

A forma como aplica a máscara pode fazer com que o produto penetre melhor e deixe o cabelo mais hidratado. Assim sendo, é uma boa ideia apostar na técnica do enluvamento. Divida o cabelo em várias partes e aplique a máscara, apertando e largando os fios de cima para baixo. Repita duas ou três vezes em cada secção.

Desembarace o cabelo com amaciador

Nada de deixar o este passo para depois do duche. Quando os estão húmidos e sem produto, eles podem partir-se. A solução? Ainda no banho, aplique uma máscara para dar lubrificação ao cabelo e *só depois* tire os nós. Isto facilita (e muito) a tarefa e ainda garante a saúde capilar.

Finalize com água fria

A água quente dilata a fibra capilar, fazendo com que o cabelo perca água e fique com frizz, além de estimular as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. A água fria faz justamente o contrário: ela fecha as escamas e preserva a hidratação dentro do cabelo. Finalizar com água fria também garante mais brilho aos fios.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.