@laurenlewiss_

Manter um cronograma capilar é o segredo para garantir um cabelo bonito e saudável.

O conceito descreve uma rotina de cuidados a ter em casa que intercala três tipos etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como, por exemplo, a poluição, a incidência de raios solares, o cloro da água, o uso excessivo de ferramentas de calor e o recurso a procedimentos químicos.

O método é indicado para todos os tipos de cabelo, independentemente da textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer agressões externas. Ao intercalar os tratamentos, num período sugerido de quatro semanas, é possível responder às necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Hidratação

Sempre que se fala em cuidar do cabelo, esta é a primeira palavra que vem à cabeça de muitas pessoas. E por bons motivos: a hidratação tem a função de repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias, combatendo o ressecamento. Isso deixa o cabelo com mais maciez, brilho e movimento.

Procure estes ingredientes nos rótulos: D-pantenol, aloe vera, glicerina e vitaminas. 

Nutrição

Os cabelos encaracolados e crespos tendem a ser mais propícios ao ressecamento, pois a curvatura impede que a oleosidade deslize do couro cabeludo até às pontas. A nutrição serve precisamente para para devolver a camada lipídica que foi retirada em processos químicos ou através da desidratação profunda. Ou seja, ajuda a repor os óleos que protegem os fios de diferentes tipos de agressões.

A nutrição pode ser feita de três formas – máscaras para nutrição, humectação com óleo vegetal (também conhecida como banho de óleo) e humectação noturna – e deixa os fios mais alinhados e com as cutículas seladas, o que acaba por ajudar a manter a hidratação.

Procure estes ingredientes nos rótulos: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argão, manteiga de karité e óleo de abacate.

Reconstrução 

Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos, principalmente devido a procedimentos químicos, o melhor caminho para restaurar a fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. Ela é a responsável pela reposição de proteínas essenciais como, por exemplo, a queratina. 
Por ser o cuidado mais potente da rotina, a reconstrução deve ser feita com base nas necessidades do cabelo. Por exemplo, fios extremamente danificados e elásticos, que precisam de recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Caso contrário, pode fazê-la a cada duas semanas ou até mesmo uma vez por mês.

Procure estes ingredientes no rótulo: queratina, colagénio, arginina, creatina, cisteína, aminoácidos.

Como começar?

O primeiro passo é entender as necessidades do seu cabelo. Assim, será mais fácil providenciar os nutrientes essenciais para garantir a saúde e beleza dos fios. Para descobrir se precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução, faça um teste de porosidade e analise os resultados.

O cabelo com porosidade baixa precisa de hidratação; o cabelo com porosidade média precisa de nutrição e o cabelo com porosidade alta precisa de reconstrução.

Siga o cronograma mais adequado ao seu cabelo, com três tratamentos por semana, durante um mês. Nesse espaço de tempo, conseguirá devolver saúde e beleza aos fios.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Diz Quem Sabe

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.