As machas pigmentares ou de hiperpigmentação, àreas escuras na pele, resultam de uma produção aumentada de melanina. As manchas podem aparecer após uma exposição esxcessiva aos raios UVs, com a idade ou a após um desiquilibrio hormonal.

Mas porque é que as manchas aparecem? E como?

Com a idade, normalmente após os 30 anos, a exposição solar excessiva torna-se uma das grandes causas para o aparecimento de manchas. A falta de proteção solar adequada acelera o envelhecimento da pele e origina as tão famosas manchas escuras. No entanto, as manchas também podem ocorrer devido a alterações metabólicas, que interferem com a produção de melanócitos – células que produzem a melanina de forma não homogénea – resultando em áreas mais escuras na pele. As manchas também podem surgir devido a distúrbios hormonais combinados com exposição solar excessiva, como é o caso do melasma, cloasma e máscara de gravidez ou através da hiperpigmentação pós-inflamatória, resultante do acne, cicatrizes ou lesões.

A grande questão mantém-se: Como reduzir e evitar o aparecimento de manchas?
Para além da aplicação de uma proteção solar adequada e evitar uma exposição excessiva ao sol, existe um outro passo que pode fazer de forma a evitar o aparecimento de novas manchas e também atenuar ou eliminar as manchas já existentes.

A Glabridina Ativo Puro Etat Pur (PVP: 20,00€) possui propriedades despigmentantes e clareadoras. A Glabridina é extraída da raiz de alcaçuz da Índia e inibe a tirosinase, a enzima responsável pela produção de melanina.
É um poderoso despigmentante que esbate as manchas castanhas e aclara as zonas hiperpigmentadas, ajudando na uniformização da pele.

Deve ser usado durante quatro semanas, de manhã e à noite. Para o tratamento de manchas mais antigas, escuras ou causadas pela gravidez (melasma) são necessários dois meses de tratamento. Para um tratamento que ajude também na distribuição da melanina, a utilização de um ácido cítrico irá complementar o trabalho da Glabridina.

O Ácido Cítrico – AHA Ativo Puro Etat Pur (PVP: 20,00€) deve ser usado como tratamento de manchas da seguinte forma: na primeira semana quatro gotas, todas as noites, em todo o rosto e depois apenas duas noites por semana.

A combinação destes dois Ativos Puros (Glabridina + Ácido Cítrico) vai acelerar os resultados visíveis na redução das manchas, uma vez que a Glabridina irá agir em profundidade para clarear e o Ácido Cítrico ativa a regeneração da epiderme e unifica o tom da superfície da pele.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Diz Quem Sabe

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.