@bysecondwind

Se passou a economizar no protetor solar devido à utilização da máscara comunitária, saiba que está a cometer um erro que pode ser prejudicial para a pele.

A dermatologista Orit Markowitz explicou à revista Cosmopolitan que uma máscara facial típica de tecido, incluindo os populares linho e algodão, oferece a proteção solar equivalente a um FPS 7. Sim, isso mesmo. Sete.

Isto significa que é imprescindível continuar a aplicar o protetor solar, de modo a resguardar a pele dos efeitos nocivos e prejudiciais dos raios ultravioleta e a evitar que condições como, por exemplo, cicatrizes de acne, manchas escuras, melasma e hiperpigmentação, piorem.

Como assim, as máscaras não protegem dos raios UV?!

Quanto mais frouxa for a trama do tecido, uma característica também conhecida como “respirável”, pior será o bloqueio dos raios ultravioleta, explica a diretora de lesões pigmentadas e cancro de pele no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. Uma realidade problemática, especialmente se tivermos em conta que a Associação Americana de Dermatologia recomenda que todos, independentemente do tom de pele, usem um mínimo de FPS 30 todos os dias. 

É importante sublinhar que se tiver uma máscara de três camadas, ou feita com um tecido sintético bem traçado, como é o caso do poliéster, é provável que receba um nível de proteção superior a sete. Contudo, se o tecido se esticar ou ficar molhado (alô, transpiração), a capacidade de proteger do sol diminui – portanto, não há muito com que contar.

A cor da máscara pode fazer a diferença

Outra coisa a ter em conta? A cor da sua máscara facial. “Em geral, as máscaras de cores mais claras, como branco ou pastel, fornecem menos proteção UV do que, digamos, uma máscara preta ou azul-marinha”, diz a Dra. Markowitz.

Assim sendo, a especialista deixa duas recomendações. Sem surpresas, a primeira é usar um produto com um FPS 30 (ou mais) sob a máscara, mesmo nos dias nublados ou quando sair à rua só durante alguns minutos. Não se esqueça de que os danos causados pelo sol são cumulativos e, por conseguinte, cada exposição pode ter consequências. A segunda é ir reaplicando o protetor ao longo do dia. Para tirar o máximo partido do produto, deve reaplicá-lo a cada duas horas, ou imediatamente após nadar ou transpirar”.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

Menopausa: vamos falar sobre como viver melhor esta fase

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Marina Gonçalves, diretora do centro de medicina digital P5, a propósito do Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro).

Saúde

Dicas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das mulheres após a menopausa

A propósito do Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro), uma ginecologista e uma fisioterapeuta de pavimento pélvico partilham algumas informações úteis.

Saúde

Os motivos para o IMC ser um método ultrapassado para avaliar o peso e a saúde

Trata-se de um sistema falho e, como tal, não deve ser a única referência para determinar se uma pessoa é (ou está) "saudável".

Moda

Este truque de styling deixa os cadigãs mais elegantes

É simples, mas faz uma grande diferença.

Pera Doce

Já conhece o Otro lado do luxo?

O que têm em comum a perfumaria de nicho, o design e a arquitetura, a alfaiataria de luxo e o chef Vitor Sobral? Foi isso mesmo que fomos descobrir no primeiro restaurante do grupo OTRO.

Celebridades

Adele dita as próximas tendências da estação com look outonal perfeito

Das cores, passando pelos tecidos, às silhuetas, a cantora acertou em cheio.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker estão noivos

Veja as fotografias do momento em que o músico pediu a empresária em casamento.

Beleza

Seda ou cetim? A melhor opção de fronha para cabelos afro

Deixar tecidos como o algodão de lado faz maravilhas pelos cabelos com textura durante a noite.

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.