@monicastylemuse

A pele resplandecente nunca sai de moda. A maquilhagem tenta recriá-la. Os produtos de skincare como, por exemplo, os séruns, tentam aperfeiçoá-la. Trata-se de um brilho inefável que associamos a jovialidade, uma noite inteira de descanso, meditação diária e inúmeros tratamentos faciais caros.

O segredo para obter esse glow indescritível resume-se a identificar as principais causas da perda de brilho e, por conseguinte, resolvê-las. E não faltam fatores que contribuem para a pele ter um aspeto baço. Conheça alguns deles:

Poluição

O ar poluído é prejudicial para o meio ambiente e para a pele. As partículas minúsculas e tóxicas, como as emissões de monóxido de carbono ou óxido de nitrogénio dos carros, não só sujam a superfície do rosto, mas obstruem os poros e reduzem o oxigénio.

Não consome antioxidantes suficientes

O stress oxidativo não afeta apenas o viço da cútis, podendo causar manchas escuras, flacidez, perda de colagénio, rugas, ressecamento, sensibilidade e basicamente todos os problemas de pele que existem. Ele ocorre como resultado de um desequilíbrio de radicais livres e antioxidantes no corpo.

Acumulação de células mortas da pele

Um facto curioso: a camada superior da pele é composta por células mortas, e isso é uma coisa boa. Elas ajudam a proteger as outras células da pele abaixo e a formar a barreira cutânea. No entanto, às vezes, a acumulação pode ser muito grande e resultar numa aparência acinzentada, o que contribui para uma tez sem brilho. É por isso que a esfoliação é muito importante.

Stress

O stress repentino aciona a reação de lutar ou fugir, também conhecida como reação de stress agudo. À medida que mais circulação é desviada para órgãos vitais como, por exemplo, o coração, o cérebro e os pulmões, o fluxo sanguíneo é retirado da pele, incluindo o rosto. Menos circulação significa menos vivacidade. Com o passar do tempo, o stress crónico pode fazer com que os níveis de cortisol aumentem, causando inflamação em todo o corpo e deixando a pele mais opaca.

Desidratação

A desidratação impede que sua pele execute as funções mais básicas e essenciais, como é o caso da renovação celular. Isso resulta numa acumulação de células mortas na superfície, o que deixa os poros obstruídos e causa congestão, deixando a pele baça.

O microbioma da pele está desequilibrado

Um microbioma estável protege a pele, incluindo a do rosto rosto, de organismos hostis, garantindo que ela produz nutrientes suficientes e mantém um pH equilibrado. Ou seja, contribui para o que é necessário para deixar a pele com um aspeto e uma aparência melhor. Por outro lado, um microbioma desequilibrado não consegue proteger a pele com eficácia, o que causa vários problemas, da pele sem brilho à dermatite atópica.

Perda de colagénio relacionada com a idade

A pele jovem mantém a sua resiliência e brilho devido ao seu alto teor de colagénio, bem como de elastina e água. Mas, à medida que a pele envelhece, o corpo produz uma quantidade muito menor desses componentes. Por conseguinte, a derme fica mais fina e a tez baça, entre outras coisas.

Falta de sono

Dormir mal pode causar um desequilíbrio na derme, o que resulta em desidratação e na diminuição dos níveis de pH da pele. Ser surpresas, esta passa a ter uma aparência baça, seca, irregular e potencialmente manchada. Enquanto dormimos, o corpo trabalha para remover as células mortas da pele, abrindo espaço para novas células. Mas, com a falta de sono, privamo-nos dessa renovação celular essencial e da tão desejada resplandecência ao longo do dia.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.