@goop

Todas as mulheres querem ter uma pele bonita e saudável. Mas, para isso, é preciso cuidar bem dela (por dentro e por fora).

Para além dos cuidados básicos na rotina de cuidados cosméticos, como a limpeza e proteção, é importante investir em produtos que oferecem benefícios mais completos, com diferentes ativos para ajudar a atingir os resultados pretendidos. Um dos mais populares é a vitamina C, um poderoso antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e, também, na produção de colagénio.

A substância, encontrada em alimentos naturais e utilizada em dermocosméticos, é considerada muito eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão. No entanto, as informações que encontramos online podem ser um bocadiiinho “too much” e até mesmo prejudicar a gestão de expectativas. Por isso mesmo, reunimos alguns mitos e verdades sobre a Vitamina C.

Todas as vitaminas C são eficazes

Mito! A molécula de ácido L- Ascórbico (vitamina C pura) é muito instável e oxida facilmente quando entra em contacto com a água e o ar, o que dificulta bastante a sua manipulação. Assim sendo, houve um grande esforço no sentido de conseguir estabilizar o ativo e adiar o processo natural de oxidação. Resultado: surgiram algumas opções estabilizadas e derivadas da molécula original.

Apesar de a estabilização garantir a integridade da validade destes derivados por mais tempo, a versão pura – e mais instável – é a que traz mais benefícios à pele. Por conseguinte, é importante escolher um produto que contenha vitamina C pura (ácido L-ascórbico) , e não derivada ou estabilizada, para que a pele receba o melhor ativo.

A vitamina C age de forma preventiva

Verdade! A Vitamina C é eficaz em qualquer idade. Ela não só ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras, como também é indicada para prevenir o envelhecimento precoce. Para além disso, contribui para a produção de colagénio, proporcionando firmeza à pele.

A vitamina C e Sol não combinam

Mito! Muitas pessoas acreditam que, por ser um ácido, o ativo pode causar queimaduras ou vermelhidão na pele durante a exposição solar. Mas a verdade é que a Vitamina C é um ótimo ativo para combinar com o protetor solar pela manhã, pois ajuda a combater os raios solares com a sua potente ação antioxidante. Mas lembre-se: o protetor solar é indispensável!

A alta concentração de Vitamina C é melhor para a pele

Mito! A pele só consegue absorver, no máximo, 20 por cento de vitamina C pura. Então, quando o ativo é encontrado em maiores concentrações, a sua absorção é reduzida e pode causar irritações na pele.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

3 passos básicos para uma pele saudável

E que não envolvem cremes.

Saúde

Mudei a minha rotina de 'skincare' e notei 3 grandes diferenças

Quando o assunto é a pele, cada caso é um caso. Eis a minha experiência.

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.