@laurennapierbeauty

Retinol (vitamina A), vitamina C, ácido hialurónico… a lista dos ingredientes “essenciais” nas rotinas de cuidados coma  pele é longa. Muito longa. Parece que, volta e meia, surge sempre um novo must-have e isto pode causar alguma confusão.

A niacinamida é a queridinha da vez, gerando muito buzz no mundo da beleza pela versatilidade. Mas, afinal, o que tem de especial? Aqui está tudo o que precisa de saber:

O que é?

A niacinamida é um derivado da vitamina B3 solúvel em água. Isto significa que não é vitamina B3 pura, mas uma variante com uma fórmula estrutural química diferente. Ela também é produzida no fígado, mas em quantidades demasiado pequenas para suprir as nossas necessidades diárias. Também é possível obter o ingrediente ativo através da ingestão de alimentos como, por exemplo, peixes, carnes magras, amendoins e cogumelos.

No que diz respeito ao skincare, a niacinamida é mais usada em formulações aquosas como tónicos, géis ou séruns. De sublinhar que a vitamina B3 não é um ingrediente novo, mas estudos recentes continuam a provar que é um dos mais promissores para os cuidados com a pele. Outra mais-valia é que é adequada para todos os tipos de pele, regra geral, sendo muito bem tolerada.

Quais os benefícios para a pele?

Este produto é um poderoso antioxidante que ajuda a pele a defender-se contra os radicais livres, que, por sua vez, causam envelhecimento o envelhecimento precoce e danificam as células. Além disso, estimula a produção de colagénio no corpo, garantindo assim a elasticidade e o preenchimento da tez, e de ceramida, que protege do ressecamento e promove a regeneração. Por fim, tem um efeito anti-inflamatório e ajuda a regular a produção de oleosidade.

Como usar?

O ingrediente ativo costuma ser encontrado em vários tipos de produtos para a pele. Se procura um impulso extra, ele também está disponível sob a forma de sérum. Devido à textura leve, pode ser absorvido particularmente rápido pela pele e, desta forma, responder a necessidades muito específicas. 

Ao escolher um produto, é importante prestar atenção à concentração de niacinamida. Se for muito alta, pode levar a vermelhidão, pois a vitamina dilata brevemente os vasos sanguíneos. Os iniciantes ficam melhor servidos com uma concentração de 1-5%, enquanto os tipos de pele mais maduros e as pessoas com mais experiência podem apostar em séruns que contenham até 10% de niacinamida.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.