@aimeesong

Está a fazer tudo certinho: a sua dieta é ‘limpa’, não tem ingerido bebidas alcoólicas e segue uma rotina de cuidados com a pele completa e à risca. Ainda assim, as borbulhas teimam em surgir. E nem sequer está com o período… mas pode estar stressada. 

Um estudo de 2014 mostrou que quando estamos stressados, as principais hormonas do stress, como o cortisol, são libertadas em grandes quantidades e, como resultado, o corpo tenta adaptar-se. No entanto, não é uma luta justa e a presença dessas hormonas produzidas em excesso pode desencadear ou exacerbar a inflamação.

O mesmo trabalho científico confirma que a pele é tanto um “recetor imediato do stress quanto um “alvo de respostas ao stress. Normalmente, os níveis de cortisol respondem ao nosso ritmo circadiano com um pico pela manhã, que dá energia para o resto do dia, e caindo drasticamente ao anoitecer. O stress ativa as glândulas suprarrenais para segregarem mais cortisol, interrompendo este ciclo, o que pode comprometer muito o nosso sistema imunitário.

A saúde da pele depende muito da saúde da nossa resposta imunitária — as borbulhas são um sinal de que o equilíbrio hormonal está comprometido. Mas há coisas que pode fazer para restaurar a paz. Conheça-as, abaixo.

Faça exercício, mas não demasiado

Exercite-se de manhã, quando o ritmo natural de cortisol deve ser mais alto, mas não se esforce demasiado. Os treinos intensos podem causar a superprodução das glândulas suprarrenais, portanto se a ansiedade já alavancou o processo, não vai querer exacerbá-lo. Certifique-se de que faz alongamentos no final, que é uma maneira relaxante de dizer ao corpo que está tudo bem.

Experimente trabalhar a respiração

Sim, fazer exercícios de respiração para dizer adeus à acne. Um bom exercício básico é a respiração 4-7-8, em que se qual inala durante quatro segundos, sustém a respiração durante sete, e exala completamente em oito contagens, repetindo quantas vezes for necessário. Um estudo de 2010 concluiu que este tipo de práticas tem um efeito imediato em reduzir a frequência cardíaca e em controlar a resposta do corpo ao stress.

Coma pelo sistema imunitário

Os alimentos ricos em antioxidantes, como os frutos vermelhos escuros e o cacau, procuram os radicais livres produzidos pelo stress. Já opções como o gengibre e o alho fortalecem a resposta natural do sistema imunitário, o que tem um efeito direto na saúde da pele. Já as ervas, incluindo o ginseng indiano, ajudam a controlar o stress e no relaxamento para uma noite de sono descansada.

Experimente fazer tratamentos específicos

Uma vez que as extremidades inferiores do rosto tendem a denunciar mais a acne causada pelo stress, não precisa de se focar em toda a face. Aplique uma máscara de argila nas áreas onde o stress se manifestar, aposte mais na esfoliação e aplique um produto de tratamento específico quando necessário.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.