@thehotblend

Há poucas coisas tão irritantes e, por vezes, dolorosas quanto ter de lidar com aquelas pelezinhas levantadas ao redor das unhas. Mas, afinal, de onde é que elas vêm?

“Geralmente, essa pele fica pendurada e faz parte de uma cutícula que foi separada”, explica a dermatologista americana Dana Stern, que é especialista em unhas.

De acordo com a médica, a cutícula é responsável por proteger a matriz ungueal — aquela parte mais esbranquiçada das unhas, já próxima da raiz. Com o passar do tempo, qualquer trauma na área pode causar irregularidades como, por exemplo, infeções, manchas e até mesmo descoloração nas unhas. 

Quais são as causas?

Stern revela que existem vários fatores que podem contribuir para esta situação:

  • Tem as mãos extremamente secas: as cutículas ficam ressecadas pelas mesmas razões que tem a pele seca, ou seja, tempo muito seco, excesso de exposição à água, etc.
  • Passa a vida a tocar nas unhas: se rói as unhas ou mordisca os cantinhos, isso também pode levar ao aparecimento das tais pelezinhas.
  • Lava demasiado as mãos: as pessoas que trabalham com muitos químicos ou são expostas à água com muita frequência, como cozinheiros, bartenders, profissionais de saúde, etc. estão mais suscetíveis ao aparecimento destas peles. Vale o mesmo para as mães, que higienizam sempre as mãos após trocarem as fraldas dos filhos. Basicamente, ao lavarem demasiado as mãos, deixam a pele ressecada mais rapidamente, o que pode gretar a cutícula.
  • Pode ter uma deficiência de proteína: a sua pele e as suas unhas são feitas de proteína. Se não ingerir o suficiente, a derme pode ficar gretada e ressecada, o que leva ao aparecimento de pelezinhas. 

Qual é o melhor tratamento?

Em primeiro lugar, não morda ou arranque com os dentes. Isto aumenta muito a probabilidade de irritar a pele ou desenvolver uma infeção. “Aplique um pouco de álcool na área, corte a pelezinha na base e resista à tentação de mexer no local”, aconselha a Dra. Stern. Para evitar o problema, a especialista recomenda manter um óleo para cutículas por perto e aplicá-lo regularmente, assim como manter as mãos sempre hidratadas.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.

Moda

Parfois: estas malas dão um toque de sofisticação aos 'looks' mais casuais

E estão em saldos!

Moda

5 casacos clássicos para comprar agora e usar durante muitos anos

Estes peças aliam elegância e conforto, e, portanto, nunca saem de moda.