@shawnysander

Todos já cometemos este “crime”. Seja por pressa ou, simplesmente, por praticidade, lavar a cara no duche é um hábito de muitas pessoas. Porém, de acordo com vários dermatologistas, não é o mais saudável para a nossa pele.

Enquanto que remove suor de um treino, lavar o rosto no duche também introduz outras bactérias da casa de banho e remove grande parte das ‘coisas boas’“, começa por explicar, à Women’s Health, a dermatologista Justine Hextall.

4 motivos pelos quais não devemos lavar a cara no banho

1. A água está demasiado quente

Quanto mais quente estiver a água do duche, mais seca ficará a sua pele. “Se está a aquecer óleos da pele, então é provável que esteja a emulsionar, dissolver e, literalmente, removê-los com a água. Estes óleos têm um papel importante em proteger a cara contra agressões externas através da barreira da pele”, afirma a dermatologista.

2. Ficamos no chuveiro demasiado tempo

De acordo com a especialista: “quanto mais tempo ficarmos debaixo de água, mais seca irá ficar a nossa pele. Fatores hidratantes naturais como ceramidas, ácidos gordos e óleos ajudam a manter os níveis de hidratação da pele. O problema é que são solúveis com a água – portanto, se deixarmos a cara debaixo de água por 10 minutos, é possível que os eliminemos“.

3. Restos de champô

A espuma do champô chega, muitas vezes, à linha do cabelo – e este pode ser um problema se sofrermos de irritação por contacto (algo bastante comum), impulsionado por um conservante chamado metilisotiazolinona (MI), que foi introduzido, sobretudo, após a eliminação de parabenos de muitos produtos.

Enquanto que este ingrediente não está presente na maioria das produtos que colocamos na pele, ainda pode ser encontrado em produtos como champôs, que, quando salpicam para os olhos, podem levar a irritações tipo eczema, vermelhidão e descamação“, explica Hextall.

4. Restos de gel de banho nas mãos

Gel de banho, sabão ou outros produtos para lavar o corpo não são “amigos” do rosto. “Eles eliminam os óleos do rosto, elevam o PH e causam pele seca”, acrescenta a dermatologista. Devemos esperar até sair do banho (sim, após o banho é a melhor altura) e, depois, lavar a cara com algo ligeiramente oleoso, ácido ou cremoso.

Há forma de lavar o rosto no duche?

Em primeiro lugar, a temperatura da água. Hextall garante que esta não precisa de estar gelada: “demasiado frio pode ter o mesmo efeito, porque dilata os vasos da pele do rosto, causando vermelhidão”. Portanto, água tépida é a solução e, igualmente importante, não apontar o chuveiro diretamente para a cara, para evitar irritação.

A dermatologista deixa outra dica: não manter o produto com que lavamos a cara no chuveiro, para evitar a tentação, bem como manter a qualidade do mesmo. “Qualquer produto com ingredientes ativos irá degradar-se sob luzes fortes e as condiçõees quentes do chuveiro“, finaliza.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.