Enquanto contamos com alguma ansiedade os dias que faltam até regressarmos à praia, convém começar a preparar a pele para receber da forma mais saudável possível os primeiros raios de sol. É sobre esses cuidados, mas também sobre como escolher o protetor solar mais adequado ou prolongar o bronzeado, que conversámos com Sofia Santos, National Sales & Marketing Manager da marca Institut Esthederm.

  • Que cuidados devemos ter antes do início da época balnear? Como se prepara a pele para o sol?

O início da época balnear traz consigo preocupações acrescidas, tornando-se evidente a razão pela qual esta é uma altura em que os consumidores privilegiam os tratamentos corporais. Assim, é fundamental incutir a importância da preparação da pele para a exposição solar, não só de modo a potenciar os resultados de qualquer tratamento que seja feito, mas também garantir que a nossa pele se encontra de facto protegida.

A nossa primeira recomendação passa primeiramente pela esfoliação. A esfoliação é imprescindível, uma vez que num só gesto elimina as células mortas à superfície refinando a textura da pele, repara danos provocados pelas agressões externas ao suavizar e uniformizar a aparência das manchas e ainda permite potenciar a absorção da rotina de cuidados aplicada de seguida. Além disto, o Institut Esthederm possui um cuidado que é o aliado perfeito à preparação da nossa pele – Bronz Impulse Spray. Trata-se de um cuidado 3 em 1, que prepara a pele para a exposição solar, protegendo e potenciando as suas defesas naturais e melhorando a sua resistência às agressões externas e radiação solar, ao mesmo tempo que promove também um bronzeado mais rápido, uniforme e duradouro, para uma pele sublime e com aspeto saudável.

É importante a utilização de protetor solar todos os dias do ano e, preferencialmente, um adequado para o seu tipo de pele – além das manchas de pigmentação e eritemas solares, a exposição aos raios UVB e UVA sem a devida proteção pode causar cancro cutâneo e fotoenvelhecimento. Devemos por isso aplicar protetor solar todos os 365 dias do ano, até para ficar por casa. Nos meses de verão esse cuidado deve ser reforçado, pois a estação mais quente é o período de maior incidência dos raios solares e, consequentemente, a pele vai estar mais exposta à radiação mais perigosa.

  • O peso da hidratação não pode ser descurado neste processo. Devemos reforçá-la nesta fase?

Durante o verão, a nossa pele encontra-se naturalmente mais exposta às diferentes agressões externas e evidentemente verifica-se um agravamento da secura excessiva da pele. Verifica-se também uma intensificação nas perdas transepidérmicas de água, a nossa pele transpira mais, os poros ficam mais dilatados, a produção de sebo aumenta, e este ciclo pode levar à desidratação da pele. Assim, o reforço da hidratação do rosto e corpo, especificamente nesta altura é fundamental. Opte por cuidados de beleza mais hidratantes e nutritivos e, se possível, ricos em antioxidantes, nomeadamente vitamina A e E, excelentes para combater os radicais livres e proteger a pele do fotoenvelhecimento.  Idealmente fórmulas que

possuam também uma dupla ação calmante, que permita reduzir a vermelhidão, prevenir a hiperreatividade e aumentar a tolerância da pele, como é o caso do nosso Prolongateur de Bronzage Lait de Soin Corps e o Repair Après-Soleil Soin Visage. Ou uma ação revitalizante e energizante como o nosso Crème Fondante D’Eau Cellulaire (corpo) ou o Gel/ Crème Eau Cellulaire (rosto).

Outro cuidado ideal é a utilização da Eau Cellulaire Brume, uma bruma de água celular enriquecida com ácido hialurónico de baixo peso molecular, que reforça a hidratação ao longo do dia.

  • A adoção desses cuidados reflete-se na durabilidade do bronzeado?

Claro que sim! Aliás, são precisamente este tipo de cuidados que fazem toda a diferença no aspeto e durabilidade do nosso bronzeado, e é também por esta razão que a Esthederm possui uma abordagem global aos cuidados solares, garantindo resultados únicos. De facto, se a nossa pele estiver bem preparada, quer seja através de uma esfoliação adequada, hidratação em profundidade ou através da utilização de cuidados como o Bronz Impulse Spray que potenciem as suas defesas naturais, a combinação de todos estes fatores irá garantir uma absorção mais eficaz de qualquer produto que seja aplicado de seguida, promovendo um bronzeado mais rápido, uniforme e duradouro.

  • A pele do rosto exige cuidados específicos?

Sim, sem dúvida. A pele do rosto é diferente da pele do corpo, logo exige cuidados solares diferentes. Por outro lado, o rosto está muito mais exposto à radiação solar e aos seus efeitos negativos, por isso o protetor solar deve fazer parte da nossa rotina durante todo o ano. É um aliado para preservar a juventude da nossa pele por mais tempo. Para além da proteção solar, existem outras preocupações a manter também durante o Verão. Como sabemos, o Sol é uma das principais causas associadas ao fotoenvelhecimento, onde são os raios UVA que penetram mais em profundidade na pele, danificam as fibras de colagénio e elastina e ainda causam o agravamento das manchas. Sendo que nos preocupamos enquanto marca não só em proteger de acordo com as especificidades de cada pele (pele normal, sensível, hiperpigmentada…) mas também nas causas do fotoenvelhecimento, os cuidados solares de rosto Esthederm são 2 em 1, substituindo durante esta altura o nosso cuidado diário.

  • Devemos reforçar a ingestão de líquidos?

A hidratação interna do nosso corpo é fundamental! De modo a garantir o correto funcionamento do nosso organismo e assegurar as suas funções vitais, idealmente devemos ingerir entre 1,5 a 3L de água por dia, reforçando especialmente durante este período. Uma ingestão correta de líquidos irácertamente refletir-se também no aspeto da nossa pele, reduzir o inchaço, deixar a tez mais firme, atenuar as rugas e auxiliar a absorção dos cuidados dermocosméticos. É muito importante bebermos água e não bebidas alcoólicas ou açucaradas, que provocam desidratação, efeito oposto do que queremos.

  • Há tratamentos estéticos que podem ser importantes nesta ‘preparação’? Por exemplo, a esfoliação?

Os tratamentos estéticos durante esta altura são ótimos aliados à preparação da nossa pele, sendo praticados por profissionais da área. Não só atuam mais em profundidade e com maior eficácia, mas também permitem otimizar os resultados dos tratamentos feitos em casa. A esfoliação como já vimos é crucial e ainda melhor é quando aliamos os seus benefícios à sensorialidade e prazer sentidos durante um momento relaxante. A esfoliação deve fazer parte da nossa rotina, seja rosto ou corpo, ao longo de todo o ano. Contudo, tem um especial destaque na preparação do bronzeado perfeito para o verão, pois remove as células mortas, liberta impurezas, diminui as manchas e estimula a circulação, Após a exposição solar devemos fazer uma esfoliação suave, 1 vez por semana, a fim de manter a pele macia e o bronzeado regular e uniforme.  Opte por esfoliantes suaves, como são exemplo os do Institut Esthederm, e nunca se esqueça de finalizar a rotina com cuidados de beleza mais hidratantes ou nutritivos. Outra opção também muito interessante, são os tratamentos estéticos refirmantes e adelgaçantes, uma vez que a celulite e flacidez da pele se tornam ainda mais uma preocupação durante esta altura do ano.

  • Fala-se da alimentação e da importância de alimentos ricos em betacaroteno. Trata-se de uma evidência científica ou de mito?

O betacaroteno é um pigmento natural que se encontra presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, nomeadamente a cenoura, abóbora, batata-doce, beterraba, manga, pêssego, tomate, etc. Além disso, é também reconhecido pela sua ação antioxidante e neutralizadora dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, no nosso organismo o que acontece é uma conversão do betacaroteno em Vitamina A (retinol), que induz a síntese de melanina (pigmento responsável pela cor da nossa pele). Assim, na prática, não se trata de um mito, existe mesmo evidência científica por detrás da associação do consumo deste tipo de alimentos à formação do bronzeado. Por si só, o consumo destes alimentos não nos fará atingir os resultados que possivelmente desejamos, mas são um ótimo complemento, principalmente quando consumidos antes e durante a exposição solar!

  • Iniciada a época de exposição solar, além do protetor solar (fundamental) que outros cuidados devemos ter com a pele?

Tendo em consideração uma rotina completa de cuidados e uma vez que já falámos na preparação e proteção, o que se segue são então os cuidados pós solares. Igualmente importantes à restante rotina, para que se consigam atingir os resultados pretendidos! Depois de um dia de praia ou piscina, a limpeza em profundidade da pele é extremamente importante, uma vez que permite eliminar quaisquer vestígios de cloro, sal, ou outros resíduos como a areia ou loções/óleos. E por fim, finalizar a rotina com um bom hidratante que permita acalmar a pele irritada pela exposição solar e fortalecer a barreira cutânea. No Institut Esthederm os nossos cuidados pós solares para além das ações anteriores, ainda uniformizam e prolongam o bronzeado e especificamente o pós solar de rosto tem ação nas rugas e é refirmante, substituindo o creme de noite durante esta altura do ano.

  • O que devemos depois ter em atenção na escolha de um protetor solar?

São muitos os fatores que devemos ter em consideração na hora de escolher o protetor solar ideal para a nossa pele e/ou tipo de exposição.

Existem 3 questões importantes a fazer na escolha do fotoprotetor.

  1. Como reage a sua pele ao sol? É importante perceber se a pele bronzeia com facilidade, se fica vermelha, se é intolerante ao sol, etc. Assim, determinamos qual a gama que devemos usar. A gama branca Esthederm é para a pele que necessita de segurança durante a exposição. Enquanto a gama laranja está indicada para uma pele saudável, sem qualquer patologia, que quer bronzear sem envelhecer.
  2. Onde e quando está mais exposto ao sol? A escolha do protetor a usar no nosso dia a dia é diferente daquele que devemos utilizar durante a exposição prolongada ao sol. Evidentemente, devemos privilegiar uma proteção muito elevada (*** ou Haute Protection) se vamos estar mais tempo expostos.
  3. Quais são as expectativas e cuidados/ preocupações perante o sol? É importante perceber se queremos bronzear ou não, se pretendemos um cuidado com ação também nas rugas ou se é importante um cuidado que para além de proteger despigmenta as manchas, por exemplo.

Além disto, idealmente o protetor deverá ser eficaz contra todo o tipo de radiação, ou seja, não apenas radiação UV mas também infravermelhos e luz visível. Através da Patente Global Cellular Protection, os cuidados fotoprotetores da Esthederm são eficazes a 360º (todo o espetro da radiação). Escolher um protetor solar apenas pelo seu SPF não é suficiente, este indicador apenas nos dá a proteção contra os raios UVB. A proteção UVA é extremamente importante e deve ser pelo menos 1/3 da proteção UVB.

  • Quais diria que são as regras de ouro para uma exposição solar segura, fazendo um uso correto do protetor?

A exposição solar deve ser gradual e progressiva, de forma a permitir uma adaptação natural da nossa pele ao sol.

Para garantir a eficácia do protetor solar e uma exposição solar segura sem qualquer tipo de riscos, este precisa de ser aplicado corretamente. Devemos evitar exposição solar entre as 11 e as 17 horas e sempre com a aplicação do protetor solar indicado. A aplicação diária do cuidado solar deve ser no mínimo 20 minutos antes da exposição solar, ou seja, isto implica uma aplicação todos os dias, inclusive naqueles dias mais nublados em que achamos que “não está sol”. Outra regra fundamental é o padrão de reaplicação, sempre importante reforçar a cada 2 horas e depois de irmos à água. E por fim, mas não menos importante, a quantidade que devemos aplicar também é fundamental para garantir a eficácia do produto. Idealmente devemos aplicar o equivalente a uma colher de chá no rosto e pescoço, e espalhar uniformemente. No corpo a quantidade varia de acordo com a altura e peso da pessoa.

O protetor solar é parte essencial da fotoproteção, mas não é a única arma a utilizar quando nos expomos ao sol. A roupa deve ser escura (cores escuras absorvem mais radiação, evitando que a mesma entre em contato com a pele) ou brilhante (reflete mais), com cortes largos e malha apertada. Os chapéus (se possível de abas largas) e os óculos de sol, também são essenciais.

Os cuidados pós solares também são indispensáveis para equilibrar a pele ao rehidratar e reduzir o stress oxidativo gerado durante a exposição.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Joana Amaral Dias chamada de

Joana Amaral Dias chamada de "fascista" e alegadamente "agredida" no Terreiro do Paço

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

JL 1396

JL 1396

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites