Se há uma história de ativismo ambiental e social desde que surgiu no mundo da beleza, tem um nome: The Body Shop. Fundada em Inglaterra em 1976 por Anita Roddick, a The Body Shop é também conhecida por ser pioneira na filosofia de que as empresas devem ser uma força positiva para o mundo, impulsionar novos standards éticos na área dos negócios e realizar campanhas pela mudança, dando voz a quem não a tem.
No nosso país,os amantes da marca com produtos cruelty free podem agora visitar o novo espaço, no coração do Porto, e terem uma experiência bem diferente. Na Rua de Santa Catarina nasceu um novo conceito de loja. Com o conceito WORKSHOP assume-se como uma forma ativa de ativismo, que incentiva as pessoas a explorarem os produtos e a descobrirem como, juntos, podemos lutar por um mundo mais justo e mais belo.
Quando se entra neste novo espaço, é impossível desviar os olhos do mural criado pela artista portuense Mariana, a Miserável onde se unem os valores da marca aos símbolos da cidade do Porto: um painel de azulejos, bem ao estilo português, no qual se observa uma rapariga destemida a mergulhar, numa representação inspirada nos meninos da Ribeira e na tradição de saltar da Ponte D. Luís para o rio Douro. A obra transmite uma mensagem de empoderamento com um toque feminista, tão característico da marca, como da da jovem artista.
A loja está equipada com materiais sustentáveis, como madeiras sustentáveis e plásticos reciclados para ajudar a minimizar a sua pegada ecológica. Um exemplo é exemplo é a bancada do móvel de maquilhagem feita de material 100% reciclado, com origem em desperdícios.
A nova loja conta também com uma área ativista na qual os visitantes podem descobrir as raízes ativistas da marca, assim como fazer campanha por mudanças sociais em relação a questões que podem ir desde a igualdade de género à luta contra os testes em animais. Os clientes podem também ficar a saber como podem participar e juntar–se às campanhas ativistas da The Body Shop.
Uma das ‘lutas’ da marca é tornar o refill se torne em algo natural e recorrente. E por isso a nova loja tem um espaço de refill, que permite aos clientes comprarem uma garrafa de alumínio reutilizável de 300ml e enchê la com qualquer um dos géis de duche, champôs, condicionadores e géis de mãos disponíveis. E, quando o produto acabar, basta voltar à loja com a garrafa limpa e pedir um novo refill. Por outro lado, alguns dos produtos da The Body Shop mais adorados pelos seus clientes dispõem de expositores exclusivos e de grande destaque.
A equipa está preparada e feliz por poder oferecer demonstrações, aconselhamento personalizado e novas aconselhamento personalizado e novas formas de conhecer estes produtos.
Em 2019, a The Body Shop obteve a certificação B Corp, unindo–se a um seleto grupo de empresas que têm em comum a missão de impulsionar a mudança na sociedade através dos seus negócios éticos e sustentáveis. Em colaboração com as restantes B Corps, a The Body Shop compromete–se a conduzir o seu negócio de forma a promover o bem estar para o planeta. A certificação B Corp é atribuída às empresas que cumprem com os mais altos standards de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucros e propósito.
“A nova loja do Porto demonstra o melhor dos valores da The Body Shop”, comenta Meritxell Escarrá, Head of Brand and Activism da Shop da The Body Shop Iberia. “Este novo conceito de loja marca o regresso às nossas raízes ativistas. Queremos que os nossos clientes arregacem as mangas e se juntem a nós para sentir os produtos com as suas próprias mãos e fazer campanha pelos temas que promovem a igualdade.”