A) PROTEGER A PELE  DO SOL

Em Portugal temos a sorte de poder começar a apanhar sol desde maio e, às vezes, até novembro. Mas é nestes meses de pleno verão que os raios UV estão mais fortes, portanto, se a proteção solar já deve ser um gesto natural de cuidado e saúde da pele todo o ano, nesta altura é mesmo imprescindível.

Para a praia, escolha um índice de proteção alto (vai bronzear na mesma, mas sem escaldar) e opte pela sua textura preferida para garantir que o prazer de aplicar e reaplicar o produto será mais forte do que a preguiça. Seja generosa na quantidade e certifique-se de que cada cantinho de pele exposta fica protegido.

Na cidade, o sol também brilha e, se adora almoçar na esplanada e já adotou a bicicleta ou a trotinete para se deslocar, vai precisar de proteger a pele. Praticamente todas as marcas têm protetores solares de rosto com texturas ligeiras, mate e até com cor, que se adaptam à vida citadina e são verdadeiros cuidados antienvelhecimento. Escolha um que se adapte ao seu tipo de pele (existem inclusive para pele acneica) e aplique-o depois do seu creme de dia habitual.

Se tem tendência para ficar com manchas castanhas no rosto ou tem marcas de acne, um protetor solar alto é também o seu melhor aliado para evitar que apareçam ou escureçam mais.

B) PRIVILEGIAR A HIDRATAÇÃO

O calor faz-nos transpirar mais, não só nas zonas óbvias, mas em toda a pele: é a forma que o nosso corpo tem de se refrescar e manter uma temperatura ideal. Mas quem diz transpiração diz perda de água transepidérmica e desidratação. Para compensar, é importante garantir uma boa ingestão de água, claro, mas também hidratar a pele.

No rosto, use um sérum hidratante antes do creme de dia e/ou de noite, ou faça uma pausa nos seus cuidados antienvelhecimento e substitua-os por uma linha simplesmente hidratante durante estes meses. Se tem a pele seca, os duos sérum+creme hidratante são ideais; para a pele mista opte por uma textura gel e se tem a pele oleosa pode bastar-lhe apenas o gel ou sérum.

No corpo, um creme ou gel hidratante vai compensar a desidratação, sobretudo se passou o dia na praia e ao sol, e ajudar a manter e prolongar o bronzeado. Aplique-o com a pele ainda húmida do duche (mas não molhada), para selar a hidratação. E evite os banhos muito longos ou com água muito quente, que também desidratam. Os after-sun das linhas solares são ótimos para esta altura porque são formulados especificamente para acalmar a pele e reparar os danos que sofreu durante a exposição ao sol.

C) CUIDAR DOS PÉS

As sandálias deixam-nos à mostra, mas mais vulneráveis, por isso é importante manter a pele bem nutrida e uniforme, sem gretas que são potenciais portas de entrada para microrganismos indesejáveis.

Se tem calosidades difíceis e dolorosas, consulte um podologista. Caso contrário, uma boa pedicura antes de ir de férias fará um reset que depois só precisa de gestos de manutenção: uma esfoliação semanal ligeira dos calcanhares, com um esfoliante corporal, pedra pomes ou lima (manual ou elétrica) e a aplicação de um creme rico específico todas as noites antes de dormir, insistindo nos calcanhares e contorno das unhas.

D) DESCOBRIR OS ÓLEOS

Eles foram os primeiros cuidados de beleza, há milhares de anos, e há qualquer coisa no ato de os aplicar que parece conectar-nos com gestos primordiais feitos por gerações de mulheres ao longo dos tempos e em todos os continentes. Ao contrário do que se pensa, eles não são só para a pele seca ou muito seca, o segredo está em escolher o óleo certo e aplicá-lo em pouca quantidade.

No rosto, pode usar 2 ou 3 gotas, sozinho ou em vez de um sérum se tem a pele muito seca. Também pode experimentar juntar 1 ou 2 gotas no seu creme, misturar na palma da mão e aplicar. Evite o contorno dos olhos.

No corpo, pode ser mais generosa com a quantidade, mas comece com pouco, espalhe bem com uma boa massagem e reaplique se necessário, até perceber qual é a dose certa para si. A pele fica luminosa, parece mais uniforme e até o bronzeado fica mais bonito. Os chamados óleos secos não deixam película oleosa e permitem vestir-se logo a seguir. 

E) ALIGEIRAR O PERFUME

O verão pede fragrâncias ligeiras com a frescura dos citrinos ou as notas gulosas dos frutos tropicais. Só não convém aplicar perfume (ou creme corporal perfumado) quando se vai expor ao sol porque a pele pode manchar. Atualmente todos os perfumes têm várias versões que são ligeiramente diferentes entre si, mas mantêm um ‘ar de família’ e algumas dessas versões são mais frescas ou frutadas. Veja se é o caso do seu preferido, mas se não for é uma boa oportunidade para se aventurar a experimentar outra assinatura olfativa. Uma pista: as colónias são sempre mais frescas.

F) ADOTAR NOVOS HÁBITOS

Há gestos de beleza que, apesar de parecerem coisa pouca, quando feitos diariamente mostram bons resultados ao fim de algumas semanas. Um deles é a escovagem do corpo em seco, antes do duche. Com uma escova corporal de boa qualidade e não muito rija (encontra-as em lojas de produtos naturais) escove com leveza de baixo para cima e em direção ao coração em movimentos longos, duas ou três passagens: plantas dos pés, pernas acima, barriga, nádegas, anca, palmas das mãos, braços acima, costas. No pescoço e decote faça uma só passagem ao de leve e evite os seios. Este gesto ajuda a estimular a microcirculação da pele e a circulação linfática, a eliminar as células mortas superficiais e a manter uma pele luminosa, mais firme e mais recetiva aos cremes corporais. Outro gesto que faz diferença é fazer uma pequena massagem diária no rosto com um gua-sha: aqueles ‘triângulos’ achatados de jade ou outras pedras que são usados na beleza e medicina chinesa há milénios para melhorar a circulação linfática (o rosto fica menos inchado e até as olheiras diminuem um pouco) e estimular a produção de colagénio ajudando a remodelar os volumes e contornos do rosto. Deve ser sempre usado com um óleo ou creme, para que a que a pedra deslize e não ‘prenda’ na pele. Encontra inúmeros tutoriais na Internet, mas os da esteticista Britta Plug no Instagram @britta-beauty são excelentes.

A ideia é habituar-se a fazer estes gestos agora que tem um pouco mais de tempo e integrá-los na sua rotina de tal forma que, quando chegar a rentrée, são hábitos que fará sem pensar, como lavar os dentes.

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