É uma marca portuguesa e sustentável de beleza e cuidados pessoais, mas não pense que nasceu ontem numa qualquer rede social. Há cinco anos que já anda nas bocas do mundo – está presente em 60% países! – e conta com mais de 150 mil seguidores e 15 mil clientes ativos.

Os fundadores da Bam&Boo, da esq. para a dir.: Francisco Camacho, Fernando Ribeiro e Nuno Catarino

As mulheres são as principais fãs da Bam&Boo mas a marca foi criada por um trio masculino – Francisco Camacho, Fernando Ribeiro e Nuno Catarino – com vontade de salvar o Planeta e ao mesmo tempo resolver problemas reais, do dia a dia. Falámos com os fundadores para ficar a conhecer melhor a marca que se prepara agora para conquistar ainda mais portugueses, já que vai continuar a vender online (em https://pt.thebamandboo.com) mas está agora também disponível em algumas lojas físicas, como Wells, Go Natural, Perfumes&Companhia, Aeroporto de Lisboa, Oceanário, Maria Granel eLoja do Shampoo, com preços entre €2,99 e €18.

Como surgiu a ideia de criar a Bam&Boo?

A ideia de criar a Bam&Boo surge em 2017, quando os 3 fundadores queriam criar um negócio que tivesse um impacto positivo no ambiente e que ao mesmo tempo resolvesse um problema ao consumidor. Estávamos em 2017 e nesta altura começava a ouvir-se nas notícias que a União Europeia iria começar o combate ao single use plastic. Isto significava que os consumidores passariam a ter o problema do plástico mais presente nas suas cabeças, o que levaria que começassem a introduzir alterações nos seus hábitos de consumo diários. Isto consequentemente traria melhorias para o Planeta e, ao mesmo tempo, abriria novas oportunidades de negócio. Queríamos criar um negócio que tivesse um conjunto de características fundamentais: contribuísse para a resolução do desperdício e lixo, para o problema ambiental; fosse um produto de recorrência e de uso diário; que fosse possível servir clientes em todo o Mundo; que fosse acessível quer fisicamente, quer financeiramente; e que nos permitisse montar a operação e ter a sede em Portugal, trabalhando para o mundo.

E foi assim que em 2017 nasceu a escova de dentes Bam&Boo, um modelo de venda online em regime de subscrição. Assim que lançámos o site, fomos crescendo rapidamente. Ao fim de um par de anos, tínhamos vendas em cerca de 60 países. Com o tempo fomos evoluindo e desenvolvendo a nossa gama de produtos. Hoje a Bam&Boo é uma marca de Beleza Natural – 100% natural, Vegana, Cruelty free – que oferece todos os produtos que uma família precisa para a sua rotina de higiene e beleza diária, nas categorias de Oral, Skin, Hair and Beauty Care.

Porquê o nome?

A Bam&Boo é uma marca familiar e o nome nasceu dentro dessa mesma dimensão, tendo como base três vertentes: família, natureza e humanização da marca. Bam é a personificação do panda, que se alimenta de bamboo, é um animal de força e ao mesmo tempo delicado, à semelhança da Mãe Natureza. A Boo vem da alcunha da filha do Fernando Ribeiro, um dos sócios, e está associada à criança, à sua curiosidade e à sua sensibilidade. O Bam protege e guia a Boo nos desafios da vida. E a Boo desafia o Bam com a sua ingenuidade e bondade. Bam&Boo significa força, proteção e a vida da Mãe Natureza.

Quais os best sellers?

Os nossos best-sellers são os artigos de oral care por uma questão histórica – escovas de dentes de bamboo e a pasta dentífrica natural – e os artigos de higiene pessoal sustentável que lançamos este ano – desodorizantes, champôs e sabonetes.

Qual o produto que vai dar que falar este Natal?

Para este natal preparamos 5 gift sets muitos especiais que tem como missão surpreender aqueles de quem que mais gostamos. Cada um destes gift sets tem propósitos diferentes e dirige-se a perfis de consumidores distintos:

  • Game Changer: para aqueles aqueles que não têm medo de arriscar, oferecemos os fundamentais para uma rotina natural de cuidados diários completa.
  • Great Shower: uma verdadeira experiência termal com ingredientes naturais, duráveis e completamente livres de plástico. Set perfeito para iniciar o dia ou relaxar à noite.
  • Pure Beauty: pensado como a melhor oferta para aquela pessoa especial que quer mostrar o seu brilho interior.
  • Earth Keeper: para os filhos do planeta, os que não conseguem ficar parados e estão constantemente à procura do seu próximo desafio. Nómadas, livres e espontâneos, que estão sempre um passo à frente.

Os vossos melhores clientes são mulheres…

Cerca de 2/3 dos nossos clientes são mulheres, entre os 30 e os 45 anos. Pelas características da nosso marca e da tipologia de produtos que oferecemos – produtos para toda a família – este acaba por ser o nosso consumidor natural, uma vez que na grande maioria dos agregados familiares ainda são as mulheres as decisoras de compra dentro da categoria de higiene e beleza. Mas vemos que há um crescente interesse do público masculino que cada vez mais se preocupa com a beleza natural e também um público mais jovem, que apesar de ter menos poder de compra, é muito mais consciente nas suas decisões de compra optando por produtos de valor mais elevado que criam menor impacto na saúde e no ambiente.

O facto de ser um trio masculino à frente de uma marca com um público maioritariamente feminino costuma suscitar alguma surpresa?

Curiosamente, não. Acho que até que pode ser um ponto de diferenciação muito interessante porque nos obriga a ter muito mais dedicação para conhecermos melhor a nossa categoria, o mercado e os nossos consumidores. E apesar de sermos 3 homens fundadores, é importante referir que mais de metade de nossa equipa é constituída por mulheres entre os 20 e os 40 anos. Digamos que temos ‘dentro de casa’ uma boa amostra dos nossos consumidores e bastante conhecimento que naturalmente nos ajuda a corresponder às necessidades do mercado.

É importante referir também que nos apoiamos muito na nossa comunidade de clientes – cerca de 15.000 clientes ativos –, que nos ajuda e nos guia em quase tudo o que fazemos. Os nossos clientes fazem parte da família Bam&Boo e são parte integrante dos nossos planos de desenvolvimento de produto. Sempre que temos uma dúvida ou precisamos de ajuda, recorremos a eles. Usando um exemplo prático, quando estamos na dúvida entre dois aromas, perguntamos à comunidade qual o aroma que prefere. Com base na resposta da comunidade, avançamos com a produção do aroma mais votado.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

A importância dos MBA e das pós-graduações

A importância dos MBA e das pós-graduações

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Sofia Arruda desvenda o nome da filha

Sofia Arruda desvenda o nome da filha

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Portugal faz bem: Margarida Lopes Pereira cria objetos a partir de esponja reciclada

Portugal faz bem: Margarida Lopes Pereira cria objetos a partir de esponja reciclada

Em “Senhora do Mar”: Artur obriga Francisca a desistir de ser mãe

Em “Senhora do Mar”: Artur obriga Francisca a desistir de ser mãe

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Cláudia Vieira e as filhas em campanha especial Dia da Mãe

Cláudia Vieira e as filhas em campanha especial Dia da Mãe

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Atualizações suspeitas no Google Chrome? Não se deixe enganar pelo trojan Brokewell

Atualizações suspeitas no Google Chrome? Não se deixe enganar pelo trojan Brokewell

Alice Alves partilha fotografias ternurentas da filha

Alice Alves partilha fotografias ternurentas da filha

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Meta perde 3,8 mil milhões de dólares em Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Meta perde 3,8 mil milhões de dólares em Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Sofia Arruda revela o nome da filha

Sofia Arruda revela o nome da filha

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Filha de Bruno Santos, do

Filha de Bruno Santos, do "Casados à Primeira Vista", canta no "The Voice Kids"

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Recorde os melhores momentos do casamento de Kate e William no dia do 13.º aniversário

Recorde os melhores momentos do casamento de Kate e William no dia do 13.º aniversário

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites