
Todas nós temos os nossos produtos de beleza preferidos. Aqueles de que não abdicamos. Mas quantas de nós compram novas embalagens de creme, de shampoo, de esfoliante, mesmo sem precisar? Sabemos que o número é elevado, o que contribui para que a casa de banho seja, por norma, o local da nossa casa onde acumulamos mais embalagens de plástico. Além deste não ser um comportamento sustentável, também não é bom para as nossas finanças pessoais. E a verdade é que, contrariamente ao que se possa pensar, é fácil fazermos nós os nossos próprios produtos – não só é fácil, como é uma prática de consciência ambiental. Não desperdiçamos recursos e compramos menos plástico. Para que dê o primeiro passo, mostramos-lhe cinco produtos de beleza que pode fazer em casa.
Shampoo Seco
Para esta receita, só precisa de dois ingredientes base: amido de milho e cacau em pó.
Junte seis colheres de sopa de amido de milho e três colheres de sopa de cacau. De referir que, quanto mais escuro for o cabelo, mais cacau deve colocar. Depois, basta misturar tudo muito bem até os dois ingredientes estarem totalmente uniformes. Para uma maior comodidade de aplicação, pode colocar esta mistura num frasco de especiarias. Durante a aplicação, espalhe pequenas quantidades do preparado em várias zonas das raízes. Com a ajuda dos dedos, espalhe o produto soltando as raízes mais oleosas. Se preferir, pode fazer este processo de cabeça para baixo, para que o excesso do preparado não fique acumulado na cabeça.
Gel de Limpeza Facial
Vai precisar de:
- 3 colheres de sopa de água destilada ou água fervida – ajuda a prevenir a proliferação de bactérias
- 65 ml de Sabão Castela – feito com ingredientes naturais, é muito hidratante
- 65 ml de mel puro – tem propriedades antibacterianas, hidratantes, combate a acne e os sinais de envelhecimento da pele
- 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces – rico em vitaminas D e E, suaviza, acalma e alivia a pele
- Óleos essenciais (opcionais, para dar cheiro)
Preparação:
Deve colocar primeiro a água, num frasco, e depois o Sabão Castela, seguido do mel e do óleo de amêndoas doces. Agitar o frasco até todos os ingredientes estarem perfeitamente misturados e o mel totalmente dissolvido. Se quiser adicionar óleos essenciais, deve fazê-lo neste passo. Sempre que for utilizar este gel, deve agitar o frasco. Conserve-o à temperatura ambiente.
Creme para a cara
Esta receita é da Oksana, do blogue e Instagram “Dicas da Oksi”. Para a fazer, vai precisar de
- 3 colheres de sopa de gel de aloé vera
- 1.5 colher de sopa de óleo de amêndoas doces
- 2 gotas de óleo essencial de alfazema
Comece por colocar numa tigela o gel de aloé vera e o óleo de amêndoas doces. Misture-os vigorosamente, até obter uma consistência cremosa. A mistura deve emulsionar imediatamente e mudar para uma cor leitosa. Transfira esta mistura para um recipiente esterilizado (fervido em água), que também não seja de metal (pode sempre aproveitar embalagens antigas de cremes). Esta loção tem validade de um mês. Nos períodos de maior calor, deve ser guardada no frigorífico.
Desodorizante
O livro “Cosmética e Saboaria Natural”, de Dulce Mourato e Filipa Falcão, dá-nos esta receita prática de desodorizante natural e caseiro, que tem a validade de um ano.
Vai precisar de 50 ml de Leite de Magnésia (à venda na farmácia), 10 gotas de óleo essencial de Lavanda, 10 gotas de óleo essencial de Tea Tree e 5 gotas de óleo essencial de Sálvia. Basta misturar tudo num frasco roll-on reaproveitado e já está. Mais simples impossível.
Esfoliante
Misture duas colheres de chá de açúcar (pode ser branco ou mascavado), uma colher de chá de azeite e duas gotas de óleo essencial de alfazema ou outro da sua preferência, para dar aquele cheirinho bom. Depois de tudo misturado, está pronto a usar. Se sobrar, pode guardar no frigorífico, num recipiente fechado, durante uma semana no máximo.