
A tradução literal da palavra tem a ver com ‘levantar’, mas em cosmética, o lifting abarca geralmente tudo o que tem a ver com rejuvenescimento: eliminar rugas, restaurar volumes perdidos, corrigir a flacidez. E se tudo isto é comum para o rosto, o corpo fica muitas vezes fora deste combate. Mas ele também envelhece e também merece manter uma aparência jovem. Para isso, há que ser vigilante com a alimentação, o movimento, a postura e os cuidados com a pele. A partir dos 45-50 anos, com a aproximação ou instalação da menopausa, o apoio de um nutricionista pode ajudar a evitar o aumento de peso; exercícios de resistência evitarão a perda de massa muscular; o yoga ou Pilates farão milagres pela sua postura e flexibilidade; e a nível cosmético, a troca do simples hidratante corporal básico por um produto com uma fórmula antienvelhecimento, adelgaçante e/ou refirmante, bem como uma boa esfoliação semanal, ajudarão a manter a pele firme, bonita, luminosa e com uma textura uniforme. E se há algo que tem vontade de corrigir, há várias coisas que pode fazer para rejuvenescer o corpo e a silhueta, mesmo sem recorrer à alternativa cirúrgica.
Decote
Nesta zona, que faz a ligação entre o pescoço e os seios, a pele é fina e delicada, produzindo poucos elementos nutritivos e protetores. É por isso uma pele que enruga facilmente e tende a ficar manchada pela exposição ao sol. Na UP Clinic são usadas diversas técnicas, por vezes combinadas entre si, consoante o caso. Se a pele está ‘quebrada’ e predominam rugas verticais ou alterações da pigmentação, o laser e peelings médios serão as opções principais. Quando se trata de desidratação, com rugas pouco marcadas, os fatores de crescimento plasmáticos e os bioestimuladores são as técnicas de eleição. Quando há, sobretudo, falta de tonicidade, as vitaminas, antioxidantes e reparadores celulares, associados à terapia de indução de colagénio com microneedling, será a estratégia mais válida.
Todas estas técnicas são bem toleradas e demoram cerca de 30 minutos a realizar.
A remanescência dos resultados depende da situação clínica a tratar e respetiva gravidade, e ainda do processo de envelhecimento de cada pessoa. De uma forma geral, a clínica faz um follow up dos protocolos para o decote a cada 8-10 meses, incutindo sempre a dimensão preventiva do envelhecimento.
Informações em upclinic.pt.
Braços
Segundo os cirurgiões plásticos Nuno Maria e Nuno Fradinho, da My Moment Clínica Médica e Estética, a região dos braços é difícil de tratar porque é uma zona onde a derme (a camada por baixo da epiderme e que funciona como o ‘andaime’ da pele) é muito fina. O impacto dos tratamentos não invasivos é limitado, porque estes se baseiam na retração que a pele terá – e a retração é sempre tanto menos efetiva quanto mais fina for a derme. Mas em casos em que a flacidez da pele dos braços ainda não é muito acentuada e não há uma grande quantidade de gordura abaixo da pele, os tratamentos não invasivos com radiofrequência ou ultrassons podem ter resultados visíveis.
A clínica sugere o Exilis, que combina a aplicação simultânea de radiofrequência e ultrassons de alta-frequência. Este tratamento atua através do aquecimento dos tecidos de forma controlada (38º a 42ºC), promovendo a remodelação das fibras de colagénio existentes e a deposição de novas fibras de colagénio e elastina, dando estrutura e densidade à pele, com consequente remodelação. Durante o procedimento há uma sensação de aquecimento da pele, mas sem dor ou desconforto, e após o tratamento a pele pode ficar ligeiramente rosada, normalizando rapidamente.
São recomendadas pelo menos 5 sessões, com espaçamento de 15 dias entre elas, e os resultados vão-se consolidando até três meses após o tratamento final.
Informações em mymoment.pt e por e-mail info@mymoment.pt.
Cintura
Mesmo que não haja um aumento de peso significativo, esta zona tende a alargar e a acumular gordura com a idade, sobretudo a partir da menopausa, o que dá a todo o corpo um ar mais ‘pesado’.
Para afinar a zona da cintura, a Clínica de Nutrição de Lisboa e a Clínica de Nutrição do Porto recomendam o Coolsculpting Elite (a nova geração deste aparelho icónico), que permite eliminar gordura de forma não invasiva e definitiva. O tratamento incide especificamente sobre as células de gordura (adipócitos) e provoca a sua inflamação através do frio (um processo chamado criolipólise), promovendo a sua eliminação controlada ao longo das semanas seguintes.
Na maioria dos casos é necessário apenas 1 sessão, de 35 a 75 minutos conforme a extensão da zona a tratar, podendo ser necessárias 2 sessões se houver uma grande quantidade de gordura acumulada.
Os resultados não são imediatos porque o corpo precisa de tempo para eliminar os adipócitos, mas vão começando a notar-se semana após semana, atingindo o resultado máximo ao fim de 2 a 3 meses.
Informações em nutricionista.com.
Nádegas
Para levantar a zona das nádegas e melhorar, ao mesmo tempo, os relevos à superfície da pele típicos da celulite, a Clínica Liberty propõe o plano Bum Bum Lift, com a colocação de fios revitalizantes. Os fios, entre 80 e 120, são inseridos na pele com a ajuda de cânulas muito finas.
Em alternativa, a clínica tem também o tratamento Sculptra, que consiste na injeção de ácido polilático nos glúteos, para estimular a produção natural de colagénio da pele, permitindo a densificação, uniformização, lifting e um volume extra nas nádegas.
Ambos os tratamentos são feitos por um médico, sem anestesia geral, e demoram entre 30 a 60 minutos a realizar, bastando uma sessão para os fios. Para o Sculptra são necessárias 1 ou 2 sessões, espaçadas 3 a 4 semanas entre si. Os resultados finais veem-se ao fim de um mês e mantêm-se durante 1 a 2 anos.
Informações em Clínica Liberty.
Coxas
Se os relevos da pele nesta zona ‘desaparecem’ quando a puxa para cima com a palma da mão, o mais certo é que se trate sobretudo de flacidez e não tanto de celulite.
Para estes casos, a Well’s recomenda o tratamento BodyShape Deep Firm, que combina radiofrequência, mesoterapia não invasiva e eletroestimulação muscular (ginástica passiva), num protocolo de tripla ação que atua a nível da firmeza, tónus muscular e celulite. Cada sessão tem a duração de 40 minutos e é recomendado um plano de 10 sessões, realizadas 1 a 2 vezes por semana. Os resultados começam a ser visíveis ao fim das primeiras sessões e vão-se intensificando ao longo dos tratamentos.
Informações em wells.pt.
Para quem prefere uma abordagem exclusivamente manual, a BodyConcept propõe várias massagens modulantes e anticelulite feitas com movimentos fortes e profundos (a chamada ‘deep tissue massage’) que permitem atuar diretamente nos nódulos de gordura, desfazendo-os, conseguindo uma boa modulação corporal e benefícios a nível da drenagem linfática, melhorando todo o metabolismo da região. Para devolver a firmeza e vitalidade à pele, é recomendada a massagem refirmante, que tem como objetivo ativar os mecanismos naturais do corpo para incrementar a produção de colagénio e elastina, ajudando a retardar assim o processo de envelhecimento e a instalação da flacidez.
As massagens têm a duração de 45 minutos. O seu número e periodicidade será recomendado em função das necessidades específicas de cada cliente, após uma avaliação morfológica.
Os resultados são visíveis e sentidos desde a primeira sessão, intensificando-se com as sessões seguintes. A sua remanescência dependerá do estilo de vida.
Informações em bodyconcept.pt.
Joelhos
Dizem que as pernas são a última coisa a envelhecer (e a verdade é que a mítica atriz Marlene Dietrich ainda as tinha fantásticas aos 80 anos), mas os joelhos são outra história… Às vezes as pernas até são esbeltas e bem torneadas, mas os joelhos têm uma ‘bolsa’ de gordura acumulada que parece resistir a todas as dietas e exercícios. E com a idade, e uma certa flacidez (muito agravada pela exposição solar), a pele começa a enrugar-se, dando às pernas um ar envelhecido.
Para quem ainda não quer fazer uma lipoaspiração clássica, a UP Clinic sugere os tratamentos Bodytite e Morpheus, minimamente invasivos, que podem ser combinados. O primeiro (usando um manípulo especial para esta zona) consiste numa radiofrequência assistida por lipólise (RFAL) e remove a gordura em excesso; o segundo aplica a radiofrequência na subderme, melhorando a qualidade da pele e diminuindo as rugas.
Cada sessão demora entre 30 minutos e 1 hora, e os resultados começam a ser visíveis ao fim de 15 dias, consolidando-se passados 3 meses.
Se o problema é apenas gordura acumulada e não há rugas visíveis, a clínica recomenda o Coolsculpting, que reduz a gordura localizada através de criolipólise, com destruição dos adipócitos por congelamento.
O tratamento demora cerca de 1 hora e os resultados máximos são alcançados ao fim de aproximadamente 3 meses.
Informações em upclinic.pt.