Foto: Getty

A tradução literal da palavra tem a ver com ‘levantar’, mas em cosmética, o lifting abarca geralmente tudo o que tem a ver com rejuvenescimento: eliminar rugas, restaurar volumes perdidos, corrigir a flacidez. E se tudo isto é comum para o rosto, o corpo fica muitas vezes fora deste combate. Mas ele também envelhece e também merece manter uma aparência jovem. Para isso, há que ser vigilante com a alimentação, o movimento, a postura e os cuidados com a pele. A partir dos 45-50 anos, com a aproximação ou instalação da menopausa, o apoio de um nutricionista pode ajudar a evitar o aumento de peso; exercícios de resistência evitarão a perda de massa muscular; o yoga ou Pilates farão milagres pela sua postura e flexibilidade; e a nível cosmético, a troca do simples hidratante corporal básico por um produto com uma fórmula antienvelhecimento, adelgaçante e/ou refirmante, bem como uma boa esfoliação semanal, ajudarão a manter a pele firme, bonita, luminosa e com uma textura uniforme. E se há algo que tem vontade de corrigir, há várias coisas que pode fazer para rejuvenescer o corpo e a silhueta, mesmo sem recorrer à alternativa cirúrgica.

Decote

Nesta zona, que faz a ligação entre o pescoço e os seios, a pele é fina e delicada, produzindo poucos elementos nutritivos e protetores. É por isso uma pele que enruga facilmente e tende a ficar manchada pela exposição ao sol. Na UP Clinic são usadas diversas técnicas, por vezes combinadas entre si, consoante o caso. Se a pele está ‘quebrada’ e predominam rugas verticais ou alterações da pigmentação, o laser e peelings médios serão as opções principais. Quando se trata de desidratação, com rugas pouco marcadas, os fatores de crescimento plasmáticos e os bioestimuladores são as técnicas de eleição. Quando há, sobretudo, falta de tonicidade, as vitaminas, antioxidantes e reparadores celulares, associados à terapia de indução de colagénio com microneedling, será a estratégia mais válida.
Todas estas técnicas são bem toleradas e demoram cerca de 30 minutos a realizar.
A remanescência dos resultados depende da situação clínica a tratar e respetiva gravidade, e ainda do processo de envelhecimento de cada pessoa. De uma forma geral, a clínica faz um follow up dos protocolos para o decote a cada 8-10 meses, incutindo sempre a dimensão preventiva do envelhecimento.
Informações em upclinic.pt.

Braços

Segundo os cirurgiões plásticos Nuno Maria e Nuno Fradinho, da My Moment Clínica Médica e Estética, a região dos braços é difícil de tratar porque é uma zona onde a derme (a camada por baixo da epiderme e que funciona como o ‘andaime’ da pele) é muito fina. O impacto dos tratamentos não invasivos é limitado, porque estes se baseiam na retração que a pele terá – e a retração é sempre tanto menos efetiva quanto mais fina for a derme. Mas em casos em que a flacidez da pele dos braços ainda não é muito acentuada e não há uma grande quantidade de gordura abaixo da pele, os tratamentos não invasivos com radiofrequência ou ultrassons podem ter resultados visíveis.
A clínica sugere o Exilis, que combina a aplicação simultânea de radiofrequência e ultrassons de alta-frequência. Este tratamento atua através do aquecimento dos tecidos de forma controlada (38º a 42ºC), promovendo a remodelação das fibras de colagénio existentes e a deposição de novas fibras de colagénio e elastina, dando estrutura e densidade à pele, com consequente remodelação. Durante o procedimento há uma sensação de aquecimento da pele, mas sem dor ou desconforto, e após o tratamento a pele pode ficar ligeiramente rosada, normalizando rapidamente.
São recomendadas pelo menos 5 sessões, com espaçamento de 15 dias entre elas, e os resultados vão-se consolidando até três meses após o tratamento final.
Informações em mymoment.pt e por e-mail info@mymoment.pt.

Cintura

Mesmo que não haja um aumento de peso significativo, esta zona tende a alargar e a acumular gordura com a idade, sobretudo a partir da menopausa, o que dá a todo o corpo um ar mais ‘pesado’.
Para afinar a zona da cintura, a Clínica de Nutrição de Lisboa e a Clínica de Nutrição do Porto recomendam o Coolsculpting Elite (a nova geração deste aparelho icónico), que permite eliminar gordura de forma não invasiva e definitiva. O tratamento incide especificamente sobre as células de gordura (adipócitos) e provoca a sua inflamação através do frio (um processo chamado criolipólise), promovendo a sua eliminação controlada ao longo das semanas seguintes.
Na maioria dos casos é necessário apenas 1 sessão, de 35 a 75 minutos conforme a extensão da zona a tratar, podendo ser necessárias 2 sessões se houver uma grande quantidade de gordura acumulada.
Os resultados não são imediatos porque o corpo precisa de tempo para eliminar os adipócitos, mas vão começando a notar-se semana após semana, atingindo o resultado máximo ao fim de 2 a 3 meses.
Informações em nutricionista.com.

Nádegas

Para levantar a zona das nádegas e melhorar, ao mesmo tempo, os relevos à superfície da pele típicos da celulite, a Clínica Liberty propõe o plano Bum Bum Lift, com a colocação de fios revitalizantes. Os fios, entre 80 e 120, são inseridos na pele com a ajuda de cânulas muito finas.
Em alternativa, a clínica tem também o tratamento Sculptra, que consiste na injeção de ácido polilático nos glúteos, para estimular a produção natural de colagénio da pele, permitindo a densificação, uniformização, lifting e um volume extra nas nádegas.
Ambos os tratamentos são feitos por um médico, sem anestesia geral, e demoram entre 30 a 60 minutos a realizar, bastando uma sessão para os fios. Para o Sculptra são necessárias 1 ou 2 sessões, espaçadas 3 a 4 semanas entre si. Os resultados finais veem-se ao fim de um mês e mantêm-se durante 1 a 2 anos.
Informações em Clínica Liberty.

Coxas

Se os relevos da pele nesta zona ‘desaparecem’ quando a puxa para cima com a palma da mão, o mais certo é que se trate sobretudo de flacidez e não tanto de celulite.
Para estes casos, a Well’s recomenda o tratamento BodyShape Deep Firm, que combina radiofrequência, mesoterapia não invasiva e eletroestimulação muscular (ginástica passiva), num protocolo de tripla ação que atua a nível da firmeza, tónus muscular e celulite. Cada sessão tem a duração de 40 minutos e é recomendado um plano de 10 sessões, realizadas 1 a 2 vezes por semana. Os resultados começam a ser visíveis ao fim das primeiras sessões e vão-se intensificando ao longo dos tratamentos.
Informações em wells.pt.

Para quem prefere uma abordagem exclusivamente manual, a BodyConcept propõe várias massagens modulantes e anticelulite feitas com movimentos fortes e profundos (a chamada ‘deep tissue massage’) que permitem atuar diretamente nos nódulos de gordura, desfazendo-os, conseguindo uma boa modulação corporal e benefícios a nível da drenagem linfática, melhorando todo o metabolismo da região. Para devolver a firmeza e vitalidade à pele, é recomendada a massagem refirmante, que tem como objetivo ativar os mecanismos naturais do corpo para incrementar a produção de colagénio e elastina, ajudando a retardar assim o processo de envelhecimento e a instalação da flacidez.
As massagens têm a duração de 45 minutos. O seu número e periodicidade será recomendado em função das necessidades específicas de cada cliente, após uma avaliação morfológica.
Os resultados são visíveis e sentidos desde a primeira sessão, intensificando-se com as sessões seguintes. A sua remanescência dependerá do estilo de vida.
Informações em bodyconcept.pt.

Joelhos

Dizem que as pernas são a última coisa a envelhecer (e a verdade é que a mítica atriz Marlene Dietrich ainda as tinha fantásticas aos 80 anos), mas os joelhos são outra história… Às vezes as pernas até são esbeltas e bem torneadas, mas os joelhos têm uma ‘bolsa’ de gordura acumulada que parece resistir a todas as dietas e exercícios. E com a idade, e uma certa flacidez (muito agravada pela exposição solar), a pele começa a enrugar-se, dando às pernas um ar envelhecido.
Para quem ainda não quer fazer uma lipoaspiração clássica, a UP Clinic sugere os tratamentos Bodytite e Morpheus, minimamente invasivos, que podem ser combinados. O primeiro (usando um manípulo especial para esta zona) consiste numa radiofrequência assistida por lipólise (RFAL) e remove a gordura em excesso; o segundo aplica a radiofrequência na subderme, melhorando a qualidade da pele e diminuindo as rugas.
Cada sessão demora entre 30 minutos e 1 hora, e os resultados começam a ser visíveis ao fim de 15 dias, consolidando-se passados 3 meses.
Se o problema é apenas gordura acumulada e não há rugas visíveis, a clínica recomenda o Coolsculpting, que reduz a gordura localizada através de criolipólise, com destruição dos adipócitos por congelamento.
O tratamento demora cerca de 1 hora e os resultados máximos são alcançados ao fim de aproximadamente 3 meses.
Informações em upclinic.pt. 

Palavras-chave

Mais no portal

More News

Moody’s atribui perspetiva negativa à banca dos EUA devido à “rápida e substancial queda da confiança”

Moody’s atribui perspetiva negativa à banca dos EUA devido à “rápida e substancial queda da confiança”

Em Santo Estêvão, uma casa inspirada na arquitetura tradicional da região

Em Santo Estêvão, uma casa inspirada na arquitetura tradicional da região

Marinha Portuguesa adquire 12 drones à Beyond Vision e aumenta capacidade de resposta a manobras da NATO

Marinha Portuguesa adquire 12 drones à Beyond Vision e aumenta capacidade de resposta a manobras da NATO

"Looks" sedutores com assinatura de Diogo Miranda desfilaram no Portugal Fashion

Olá, primavera: 20 salas com cor, design e vida

Olá, primavera: 20 salas com cor, design e vida

Guia da proteína de associação ANP/WWF recomenda redução do consumo de carne

Guia da proteína de associação ANP/WWF recomenda redução do consumo de carne

Aquaquiz: o que sabes sobre a água?

Aquaquiz: o que sabes sobre a água?

As 20 profissões mais suscetíveis de serem substituídas pelo ChatGPT

As 20 profissões mais suscetíveis de serem substituídas pelo ChatGPT

Palavra de profissional: Emma Ljung

Palavra de profissional: Emma Ljung

Quando a arte desaparece

Quando a arte desaparece

William e Kate: casamento de aparências?

William e Kate: casamento de aparências?

Meningite bacteriana, uma infeção que sempre assusta. Como os investigadores acreditam ser possível travá-la e a explicação de um pediatra

Meningite bacteriana, uma infeção que sempre assusta. Como os investigadores acreditam ser possível travá-la e a explicação de um pediatra

Lenovo lança nova submarca de gaming. LOQ quer conquistar gamers iniciantes

Lenovo lança nova submarca de gaming. LOQ quer conquistar gamers iniciantes

Afastada da TVI Maria Botelho Moniz partilha mensagem enigmática

Afastada da TVI Maria Botelho Moniz partilha mensagem enigmática

"Un Esprit Méthodique": A exposição fotográfica de Matilde Travassos é um convite à contemplação

Festim de peixe e marisco na porta ao lado do Sea Me

Festim de peixe e marisco na porta ao lado do Sea Me

Ford apresenta Explorer 100 elétrico

Ford apresenta Explorer 100 elétrico

A ascensão dos fascismos, na VISÃO História

A ascensão dos fascismos, na VISÃO História

Sem tempo para ouvir podcasts? 9 programas com menos de 15 minutos

Sem tempo para ouvir podcasts? 9 programas com menos de 15 minutos

10 factos fantásticos sobre as árvores

10 factos fantásticos sobre as árvores

JL 1367

JL 1367

O massacre de Wiriamu e a vigília da Capela do Rato, na VISÃO História

O massacre de Wiriamu e a vigília da Capela do Rato, na VISÃO História

Portugal é 35.º em consumo de água engarrafada, apesar de boa água nas torneiras

Portugal é 35.º em consumo de água engarrafada, apesar de boa água nas torneiras

Terroir: A nova brasserie de Henrique Sá Pessoa, em Vila Nova de Gaia

Terroir: A nova brasserie de Henrique Sá Pessoa, em Vila Nova de Gaia

Poupança conseguida este ano com genéricos já ultrapassa os 111 MEuro

Poupança conseguida este ano com genéricos já ultrapassa os 111 MEuro

Ténis: 35 modelos para todas as ocasiões

Ténis: 35 modelos para todas as ocasiões

Verdade e Consequência: Quero vender um imóvel herdado, mas a minha irmã não quer. Estou impossibilitado de realizar a transação?

Verdade e Consequência: Quero vender um imóvel herdado, mas a minha irmã não quer. Estou impossibilitado de realizar a transação?

É tempo de viajar!

É tempo de viajar!

Nas bancas:

Nas bancas: "Dossier" de moda incluído nesta edição da Caras

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1568

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1568

Conheça as princesas europeias com formação militar

Conheça as princesas europeias com formação militar

Exame Informática TV 807: os grandes destaques do Mobile World Congress

Exame Informática TV 807: os grandes destaques do Mobile World Congress

As figuras da realeza que fizeram dos EUA um segundo lar

As figuras da realeza que fizeram dos EUA um segundo lar

Jeremy Scott deixa o cargo de diretor criativo da Moschino

Jeremy Scott deixa o cargo de diretor criativo da Moschino

Ambientalistas assinalam Dia Mundial da Água com marcha pelos recursos hídricos

Ambientalistas assinalam Dia Mundial da Água com marcha pelos recursos hídricos

Fungo potencialmente fatal está a alastrar pelos EUA a um ritmo alarmante

Fungo potencialmente fatal está a alastrar pelos EUA a um ritmo alarmante

Inês Patrocínio: “Ser mãe de três está a ser mais fácil do que eu imaginava”

Inês Patrocínio: “Ser mãe de três está a ser mais fácil do que eu imaginava”

Catarina Furtado feliz com o seu look... que não agradou a todos: “Sinto-me mais livre!”

Catarina Furtado feliz com o seu look... que não agradou a todos: “Sinto-me mais livre!”

Releia a última entrevista de Rui Nabeiro à EXAME

Releia a última entrevista de Rui Nabeiro à EXAME

VOLT Live: o estudo do ACP sobre a mobilidade elétrica

VOLT Live: o estudo do ACP sobre a mobilidade elétrica

O consumidor, o mau e o vilão

O consumidor, o mau e o vilão

Casos de tuberculose diminuíram em 2021, mas diagnóstico ainda é tardio

Casos de tuberculose diminuíram em 2021, mas diagnóstico ainda é tardio

JL 1366

JL 1366

VOLT Live: O que importa saber sobre baterias

VOLT Live: O que importa saber sobre baterias

Quem matou Amílcar Cabral?

Quem matou Amílcar Cabral?