Foto: Getty

E se as bactérias e outra microbicharada do nosso organismo forem o caminho para a beleza, saúde e juventude da pele? 

Depois de anos a lutar contra os micróbios como inimigos causadores de doenças, a ciência está a descobrir que eles podem ser os melhores aliados da nossa saúde. A verdade é que o nosso corpo tem 100 vezes mais microrganismos do que células humanas: entre bactérias, fungos, vírus e outros, são uns bons triliões de seres microscópicos a viver sobre e dentro do nosso corpo. Ao seu conjunto chama-se microbiota (também vulgarmente chamado microbioma, embora este termo designe, na verdade, o património genético da microbiota).

Como todas as sociedades, também esta tem os bons e os maus da fita, e outros que em geral são pacíficos, mas às vezes, por força das circunstâncias, podem tornar-se nocivos. O segredo está em manter o equilíbrio entre as diferentes estirpes e populações: manter os bons felizes e em quantidade suficiente para que os mais não consigam ocupar demasiado território nem fazer das suas, e evitar que os neutros ‘se passem’ para o lado obscuro.
Isto é válido para a nossa saúde como um todo, não só a física como a mental, mas também para a saúde, conforto, beleza e juventude da nossa pele, como defende a dermatologista e investigadora americana Whitney Bowe (criadora da rotina skin cycling), no livro ‘Cuidar da pele de dentro para fora – O poder da flora intestinal na saúde da sua pele’ (Vogais).

A relação intestino-cérebro-pele

Para a Dra. Bowe, o caminho para uma pele radiosa começa com hábitos de vida que apoiam a relação entre o intestino (e os micróbios bons que aí habitam), o cérebro e a pele. “O mini-ecossistema que abarca o bioma humano inclui uma coleção diversa de microrganismos, na sua maioria bactérias, fungos e vírus. As bactérias que proliferam no nosso intestino são especialmente importantes – a sua função na saúde e fisiologia é tão essencial que podem afetar uma vasta gama de processos biológicos”, explica a dermatologista. “Elas têm um papel a desempenhar em tudo, desde a eficiência e velocidade do nosso metabolismo até ao risco de desenvolvermos diabetes e obesidade. Isto para não falar do seu potencial papel em relação ao nosso humor e às probabilidades de sofrermos de depressão, doenças autoimunes e demência.”
Esta ligação entres o microbioma e a saúde é um dos grandes temas atuais e é provável que já tenha ouvido falar dela. Mas há outra ligação, igualmente importante e ainda pouco divulgada: a que existe entre o cérebro e a pele. “O que se passa no seu intestino neste preciso momento está a determinar não só o desempenho e a resposta do seu cérebro aos sinais do corpo sobre o seu estado atual e as suas necessidades, mas também o que a sua pele ‘pensa’ e qual o seu desempenho”, diz a médica. “Sim a pele pode ‘pensar’ e ‘falar’ com o cérebro: é uma via de dois sentidos.”

É um pouco estranho quando pensamos nisso, mas existem na pele mais de um bilião de bactérias, criaturas vivas de cerca de mil espécies diferentes. Todas elas interferem na saúde e comportamento deste órgão que é o maior do corpo humano, desempenhando muitas vezes funções vitais, que a pele sozinha não conseguiria realizar e assegurar (nomeadamente de proteção contra agressões por agentes patogénicos vindos do exterior, por exemplo). O desequilíbrio deste ecossistema pode influenciar a aparência e luminosidade da tez e, na pior das hipóteses, dar origem a uma variedade de doenças de pele.

A nossa pele é aquilo que comemos

O que é verdade para todo o organismo é também verdade para o grande órgão que o envolve. Todas já tivemos a experiência de acordar com a pele meio inchada e avermelhada, depois de temos exagerado no jantar da véspera… Mas a influência da alimentação na pele é muito mais profunda. Por isso o programa de cuidado da pele preconizado por Whitney Bowe no seu livro envolve alguns ajustes alimentares.
“O regime alimentar determina, antes de mais, a qualidade e o aspeto da pele. Os alimentos fornecem informação a todas as células que fazem de si… aquilo que é”, diz a dermatologista. “Tudo o que come passa a fazer parte não só da sua composição interna celular, mas também do tecido exterior do seu corpo. De facto, não há modo mais direto de alterar a saúde da ecologia interior e exterior do seu organismo – o seu microbioma – do que introduzir alterações específicas nas suas escolhas dietéticas.”

A flora intestinal (conjunto de bactérias que vivem naturalmente no nosso intestino), desempenha várias funções, a começar pelo auxílio na digestão dos alimentos que ingerimos e absorção dos respetivos nutrientes. Mas não só: libertam enzimas e outras substâncias que o corpo não consegue produzir sozinho, como vitaminas do complexo B, ou neurotransmissores como a dopamina e a serotonina (para ter uma ideias: calcula-se que cerca de 90% da serotonina existente no corpo seja produzida não pelo cérebro, mas no intestino, com a colaboração da flora intestinal).
Os micróbios do intestino desempenham também um papel importante a nível do sistema hormonal e do metabolismo (podendo afetar a pele através de efeitos metabólicos em cascata). E, acima de tudo, os microrganismos intestinais ajudam a regular e a apoiar o nosso sistema imunitário, numa série de ações que afetam diretamente a saúde da pele. “Não só os micróbios intestinais formam uma barreira contra potenciais invasores (vírus, parasitas e bactérias nocivas) mas agem também como um gigantesco desintoxicante, ajudam o sistema imunitários a distinguir corretamente entre amigos e inimigos, e a evitar reações alérgicas perigosas ou respostas autoimunes.”

A dermatologista explica no seu livro que as bactérias do intestino podem, caso haja um desequilíbrio, desencadear problemas dermatológicos como acne, psoríase e eczema, e acelerar o envelhecimento da pele. “E o denominador comum aqui, é a inflamação. Quando é constante, a inflamação é um processo subjacente a todas as doenças crónicas e problemas de pele.” A saúde ecológica do intestino influencia tudo no nosso corpo, desde o metabolismo à saúde da pele, e quando equilibramos o intestino isso vê-se na pele.

Como equilibrar o ecossistema intestinal

Anos de luta antibiótica intensiva, quando se achava que o caminho para a saúde passava simplesmente por matar as bactérias más, deram origem não só às superbactérias que resistem a todos os tratamentos, como a um desequilíbrio do nosso microbioma: porque os antibióticos atacam tanto as bactérias más… como as boas. Atualmente começa a surgir outro tipo de abordagem, tanto nos tratamentos orais como tópicos, como explica a dermatologista. “Em vez de acabarmos com os maus da fita, começámos a aprender a cuidar dos bons e a aproveitá-los! Temos de aproveitar o exército microbiano que vive em nós e na nossa pele, e nos defende todos os dias. Fortalecer o hospedeiro, não matar o inimigo!”

Esta estratégia está a ser aplicada por muitos dermatologistas nos casos de acne e rosácea, mas o mesmo princípio é aplicável à pele saudável que quer simplesmente ficar mais bonita, jovem e luminosa.
“Quando fortalecemos os nossos guerreiros microbianos, damos-lhes poder para nos ajudarem a combater os inimigos que provocam distúrbios na pele”, explica a Dra. Bowe. Para ela, o cuidado e proteção da pele passa não só pelos cuidados tópicos adequados (de que fala detalhadamente no livro e que passam por evitar limpezas demasiado agressivas que destroem o microbioma da pele), mas também por um reset intestinal, eliminando alimentos que debilitam a flora do intestino e introduzindo na alimentação pró e prebióticos que a fortalecem. Os primeiros são culturas vivas e ativas, que ajudam a colonizar o intestino no melhor sentido da palavra, enquanto os segundos são ingredientes que funcionam como fertilizantes que promovem o crescimento dos microrganismos benéficos.

“Dito de um modo mais simples, os probióticos contêm os tipos bons e os prebióticos contêm o que os tipos bons gostam de comer para garantirem a sua própria sobrevivência e proliferação. Tanto uns como outros podem ajudar a alimentar não só as bactérias boas nos nossos intestinos, mas também aquelas que vivem na pele e contribuem para a sua saúde e funcionalidade”, explica a médica.

Um plano para mudar de pele em 3 semanas

Uma das vantagens do programa delineado por Whitney Bowe no seu livro é a sua facilidade, que não obriga a mudar a vida de pernas para o ar de um dia para o outro. Cada semana foca-se num objetivo e como pensamos ‘é só por uma semana’, não temos a tentação de desistir antes de começar. Ao fim de poucos dias, à medida que vamos vendo os resultados, apetece continuar, para os manter e intensificar. E os bons hábitos vão-se enraizando sem esforço…
Aqui fica um resumo do programa de reset que pode encontrar no livro da Dra. Bowe.

Semana 1

“Concentre-se nos seus intestinos”, fazendo alterações dietéticas destinadas a reforçar o microbioma e a lutar contra a inflamação.
Para começar (e não haver tentações) retire da despensa todos os hidratos de carbono, açúcares e alimentos embalados, que sejam processados e refinados: adoçantes artificiais e tudo o que os contenha, incluindo bebidas light e pastas de dentes; leite e gelados; gorduras processadas e óleos vegetais de sementes (milho, girassol, amendoim, soja).
Coma frutos e legumes inteiros; proteína animal e vegetal (leguminosas); ovos; gorduras saúdáveis (azeite, óleo de coco, óleo de abacate, frutos secos e respetivas manteigas; cereais com baixo índice glicémico, como os integrais; alimentos ricos em probióticos (iogurtes naturais, kefir, kimchi, couves fermentadas); alimentos ricos em prebióticos (chicória, alho, espargos, cebola, folhas de dente-de-leão, alho francês); beba ‘leites’ não lácteos, chá, vinho tinto, kombucha; se necessário para adoçar use adoçantes verdadeiros (xarope de ácer, mel, stevia) sem abusar; aposte nas ervas aromáticas, especiarias e condimentos. No livro encontra um plano alimentar tipo, e várias receitas.

Semana 2

“Concentre-se no seu cérebro”, para reforçar a ligação intestino-cérebro-pele.
A dermatologista recomenda que acrescente às mudanças alimentares estratégias de redução de stresse (ioga, respiração profunda, meditação); exercício físico, variando os níveis de intensidade e alternando treino cardio, musculação e alongamentos; e ainda estratégias para um sono mais reparador.

Semana 3

“Concentre-se na sua pele.”
Esta é a altura de começar a trabalhar também de fora para dentro, evitando tudo o que possa alterar o microbioma da pele. Retire da casa de banho os produtos demasiado abrasivos (luvas, esponjas, esfoliantes, loções com álcool). Pare de usar sabonetes antibacterianos e limite o uso e desinfetante das mãos às ocasiões em que não é mesmo possível lavá-las; privilegie os produtos ricos em antioxidantes; e use protetor solar diariamente.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Charlene e Alberto do Mónaco apadrinham torneio de

Charlene e Alberto do Mónaco apadrinham torneio de "rugby"

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

O que é o

O que é o "Slashing", a nova tendência do mercado de trabalho

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

11 ideias para fazer neste fim de semana, em Lisboa e Almada

11 ideias para fazer neste fim de semana, em Lisboa e Almada

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

JL 1396

JL 1396

Mulheres no mercado de trabalho: Tramadas por serem mães

Mulheres no mercado de trabalho: Tramadas por serem mães

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Catarina Gouveia junta amigas na Comporta para evento especial

Catarina Gouveia junta amigas na Comporta para evento especial

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites