Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
(Foto: Pexels by Anna Shvets)

Sabemos que o envelhecimento é inevitável e isso não tem que ser encarado com peso. Bem pelo contrário. Porém, para quem ainda não tem sinais desta passagem do tempo, tem ao seu alcance a possibilidade de retardar o seu aparecimento, prolongando a luminosidade e melhorando a textura da pele. A esta tendência chama-se Prejuvenation e é algo que está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Por isso mesmo, entrevistámos Juliana Pais, médica de Medicina Estética e Anti Aging na Laser Clinic, no sentido de percebermos melhor em que consiste esta técnica, a quem se aplica e quais os seus resultados concretos.

Nas gerações anteriores, os cuidados com a pele aconteciam com o aparecimento das primeiras rugas. Hoje, a prejuvenation ganha cada vez mais adeptos. Embora o nome seja autoexplicativo, em que consiste esta tendência?

De forma muito resumida, a prejuvenation consiste em atrasar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento. E podemos fazê-lo de várias formas, desde estimular a produção de colagenio da pele, assim como preservar o volume facial e a tez natural da pele recorrendo a tratamentos especializados em clínica e cosmética adequada em casa. No fundo, podemos assumir que este termo se refere a alguns cuidados preventivos que podem ser adotados desde cedo para prevenir o envelhecimento cutâneo da pele.

E faz sentido apostar nestes tratamentos de prevenção?

Depende muito dos tratamentos. De uma forma geral não necessitamos de fazer tratamentos demasiado agressivos, nem uma combinação demasiado complexa quando falamos de prejuvenation. Acredito que uma boa rotina de Skin Care associada a alguns protocolos em clínica possam ser a chave. 

E quando falamos de Skin Care não podemos esquecer que a proteção solar é o principal passo da rotina para prevenir o envelhecimento, sendo que existem vários estudos que comprovam a sua eficácia. Além disso, o uso de antioxidantes e retinóides começam a ter cada vez mais adeptos por conseguirem atrasar os sinais do envelhecimento. Muitos são tratamentos não invasivos e rápidos, que podem ser feitos na “hora do almoço”. 

Prejuvenation: como melhorar a pele e retardar o envelhecimento
Juliana Pais é médica de Medicina Estética e Anti Aging

Agir de forma preventiva é a diferença entre uma pele mais jovem, por mais tempo, e a necessidade de agir mais intensamente quando as rugas já instaladas são mais vincadas?

Sou da opinião que “prevenir é o melhor remédio”. Sendo que isto não significa que tenhamos que ser obsessivos na busca da perfeição. Envelhecer sempre fará parte, mas porque não envelhecer com mais qualidade? Por que não atrasar os sinais do envelhecimento com recurso a alguns tratamentos que nos farão ter uma melhor qualidade de pele?

Mais fácil que tratar rugas profundas ou uma flacidez muito marcada será prevenir que surjam de forma precoce. 

A partir de que idade se pode, ou deve, começar a prevenir e a antecipar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento?

Não existe idade estabelecida para o início de tratamentos preventivos. Vai depender muito da genética e dos cuidados prévios que tiveram com a pele. Por exemplo, pacientes que sempre tiveram cuidado com o uso de protetor solar diário e evitaram exposições excessivas ao sol irão ter um envelhecimento menos marcado e provavelmente poderão adiar tratamentos preventivos em clínica. 

Por outro lado, o recurso aos Neuromoduladores (conhecidos como Toxina Botulínica/Botox) podem estar indicados pela primeira vez num paciente com 20/25 anos porque na avaliação clínica já conseguimos identificar rugas em repouso (normalmente são paciente mais expressivos e que têm rugas vincadas mais precocemente), no entanto num outro paciente a mesma indicação pode ser feita só aos 40/45 anos, uma vez que não apresenta rugas de expressão de forma precoce. 

Com isto ressalto a importância da consulta inicial onde o paciente é avaliado e onde é feito um protocolo individualizado onde tenho em atenção também os objetivos e necessidades do paciente.

Quais são os tratamentos mais aconselhados numa fase de prevenção?

Na consulta de avaliação que realizo previamente faço as recomendações de cosmética adequadas ao tipo de pele e estabeleço um plano de seguimento a médio prazo de forma a orientar cronologicamente os procedimentos.

Na minha prática clínica, os tratamentos que mais recomendo como prejuvenation são:

  • Toxina botulínica: para prevenir as rugas de expressão do terço superior do rosto que normalmente surgem cedo em pacientes mais expressivos;
  • Skinboosters: tratamento de hidratação profunda da pele de forma a dar mais luminosidade e melhorar a textura da pele. Ótima opção também para melhorar cicatrizes de acne e fechar poros mais dilatados;
  • Protocolos de hidratação com ácido hialurônico e cocktail de vitaminas: com recurso a diferentes técnicas (desde microagulhamento ao uso de agulhas milimétricas) podemos estabelecer protocolos de hidratação da pele com resultados que se estendem à melhoria da textura da pele e luminosidade. Podem ser feitos como prevenção, mas também como manutenção em peles mais envelhecidas ou prévio a tratamentos com laser para melhorar a sua eficácia;
  • Laserterapia/Luz Pulsada Intensa: alguns equipamentos podem ser uma excelente opção para tratar patologias com acne ou rosácea, ou até hiperpigmentações (manchas) quando existentes;
  • Protocolos de esfoliação e hidratação: com recurso a equipamentos como o Hydrafacial ou com protocolos manuais como o protocolo Fillmed® podemos dar um glow à nossa pele sem necessidade de tempo de recuperação.

Hoje o acesso à informação é extenso e os jovens estão mais conscientes do que é o envelhecimento e a sua prevenção. Têm cada vez mais acesso a informação e são conscientes da variedade de tratamentos disponíveis. Compete-nos a nós, médicos, depois gerir o que estará adequado a cada paciente.

A prejuvenation vai mais além da abordagem puramente estética, pois engloba também o controlo de patologias já existentes, permitindo assim que o paciente envelheça com mais qualidade e de forma natural.

Na prática, quais os resultados que se conseguem obter?

Conseguimos melhorar a qualidade da pele, a luminosidade e a textura. Conseguimos ainda prevenir as rugas estáticas (rugas que surgem quando o rosto está em repouso, sem movimentos faciais). É ainda possível tratar patologias como rosácea ou acne evitando que se estendam ou tenham consequências visíveis na pele, como cicatrizes ou alterações de textura. 

No fundo a prejuvenation vai mais além da abordagem puramente estética, pois engloba também o controlo de patologias já existentes permitindo assim que o paciente envelheça com mais qualidade e de forma natural.

A prejuvenation é uma tendência mundial já instalada. Em Portugal também é assim?

Não considero que seja já uma tendência em Portugal, no entanto vamos percebendo que alguns pacientes estão muito informados e já nos procuram com essa preocupação. Na consulta é importante gerir aquilo que está indicado e o que possa estar inclusive contra-indicado de forma a que não façam protocolos exagerados. Manter a naturalidade é um dos lemas da minha abordagem, seja em termos de prevenção ou mesmo de tratamento. Assumir algumas rugas continua a ser o caminho mais bonito e estético.

“É importante manter a hidratação cutânea com uma rotina de séruns e creme adaptada a cada tipo de pele” 
(Foto: Pexels by Monstera)

O que é que as mulheres procuram mais nesta tendência e quais são as suas maiores preocupações?

A verdade é que não são só as mulheres que procuram, os homens também. O público masculino começa cada vez mais a interessar-se com o tema da prevenção.

O que mais procuram é evitar o surgimento das primeiras rugas, nomeadamente as rugas de expressão. No entanto, em consulta abordo cada vez mais a prevenção da flacidez, que é uma tema que faz cada vez mais sentido. A utilização de equipamentos como o ultrassom microfocado ou alguns lasers, assim como os bioestimuladores injetáveis começam a ocupar um espaço maior nos protocolos de tratamento. Estes vão permitir que a pele se mantenha firme ao longo dos anos evitando a “queda” típica dos terços inferiores do rosto que dão um aspeto envelhecido e cansado. 

Que cuidados diários se devem ter para atenuar os sinais mais evidentes de envelhecimento?

Como referi anteriormente, o passo mais importante é a proteção solar, mesmo no inverno. Hoje sabemos que além da radiação solar existem outras fontes de luz, como a luz azul, que são impactantes no envelhecimento, daí que a recomendação do seu uso seja diária.

Além da proteção solar, é também importante manter a hidratação cutânea com uma rotina de séruns e creme adaptada a cada tipo de pele. 

É ainda de extrema importância manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, sendo estes a base da prevenção.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

J. L. Barreto Guimarães, Poesia para médicos

J. L. Barreto Guimarães, Poesia para médicos

Liberdade silenciosa em

Liberdade silenciosa em "Girafas", pelos Artistas Unidos

William e Kate aproveitam fim de semana para passear

William e Kate aproveitam fim de semana para passear

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Foguetão Starship destruído na reentrada na atmosfera

Foguetão Starship destruído na reentrada na atmosfera

Entrevista: o lado lúdico da designer Elena Salmistraro

Entrevista: o lado lúdico da designer Elena Salmistraro

Portugal faz bem: a marca DAM propõe ligações modernas

Portugal faz bem: a marca DAM propõe ligações modernas

Moda: Dia do Pai

Moda: Dia do Pai

Suinicultores obrigados a declarar porcos em abril

Suinicultores obrigados a declarar porcos em abril

Moda: Dia do Pai

Moda: Dia do Pai

“Senhora do Mar”: Rita aproxima-se de Michael após acidente de David

“Senhora do Mar”: Rita aproxima-se de Michael após acidente de David

Flora: O restaurante de Viseu é uma casa aonde apetece voltar

Flora: O restaurante de Viseu é uma casa aonde apetece voltar

Exame Informática TV nº 855: As novidades da Xiaomi, Honor e o portátil transparente da Lenovo

Exame Informática TV nº 855: As novidades da Xiaomi, Honor e o portátil transparente da Lenovo

Da ditadura à democracia, a história da

Da ditadura à democracia, a história da "Geração D"

Cozinha criativa do mundo no novo Journey de Campo de Ourique

Cozinha criativa do mundo no novo Journey de Campo de Ourique

Em “Cacau”: Salomão pede perdão a Justino por o ter roubado

Em “Cacau”: Salomão pede perdão a Justino por o ter roubado

Mathieu Lehanneur, o design numa abordagem multidisciplinar

Mathieu Lehanneur, o design numa abordagem multidisciplinar

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Juros a descer e agências de rating calmas. Promessa de contas certas tranquiliza investidores

Juros a descer e agências de rating calmas. Promessa de contas certas tranquiliza investidores

Carro do Ano: BYD Seal ganha (quase) tudo

Carro do Ano: BYD Seal ganha (quase) tudo

MNE português rejeita que tenha havido verdadeira eleição na Rússia

MNE português rejeita que tenha havido verdadeira eleição na Rússia

Educação para a inovação

Educação para a inovação

JL 1394

JL 1394

Constança Entrudo: “Sou obstinada, quando quero uma coisa, não há impossíveis”

Constança Entrudo: “Sou obstinada, quando quero uma coisa, não há impossíveis”

DS E-Tense Performance: Superdesportivo do futuro

DS E-Tense Performance: Superdesportivo do futuro

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

As figuras da PRIMA 23

As figuras da PRIMA 23

Máxima e Guilherme dos Países Baixos como nunca os viu

Máxima e Guilherme dos Países Baixos como nunca os viu

Luís Montenegro: Tudo sobre o homem por detrás do político!

Luís Montenegro: Tudo sobre o homem por detrás do político!

SNS tratou em casa no ano passado mais de 10.000 doentes

SNS tratou em casa no ano passado mais de 10.000 doentes

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Hotelaria algarvia com linha de apoio de 10 ME para medidas de eficiência hídrica

Hotelaria algarvia com linha de apoio de 10 ME para medidas de eficiência hídrica

Karlie Kloss celebra o aniversário do filho mais velho, Levi

Karlie Kloss celebra o aniversário do filho mais velho, Levi

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Maias’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Maias’

Sabe o que é basorexia? Perguntas e respostas sobre um fenómeno intrigante e pouco conhecido

Sabe o que é basorexia? Perguntas e respostas sobre um fenómeno intrigante e pouco conhecido

Os lucros históricos dos bancos em quatro gráficos

Os lucros históricos dos bancos em quatro gráficos

No Ciclo, a ementa é saboreada ao ritmo da Natureza

No Ciclo, a ementa é saboreada ao ritmo da Natureza

Consegue imaginar o que é sentir que estão 62,3 graus? Rio de Janeiro regista novo recorde de sensação térmica

Consegue imaginar o que é sentir que estão 62,3 graus? Rio de Janeiro regista novo recorde de sensação térmica

PlayStation 5 Pro vai ser três vezes mais rápida

PlayStation 5 Pro vai ser três vezes mais rápida

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

VOLT Live: a experiência da DPD na utilização de furgões elétricos

VOLT Live: a experiência da DPD na utilização de furgões elétricos

Edição 1619

Edição 1619

"A Terra Prometida": Um épico dinamarquês, com mais uma grande interpretação de Mads Mikkelsen

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites