Getty

A alguns milhares de milhões de anos de distância, somos todos criaturas de origem marinha. E o nosso organismo e a nossa pele nunca perderam essa afinidade com o mar: a água mineral primordial que, excetuando o alto teor de sal, tem uma composição praticamente idêntica à do plasma sanguíneo. De tal forma que, no final do séc. XIX, o biólogo francês René Quinton chamou à água do mar dessalinizada ‘plasma marinho’. As algas e microalgas que vivem no mar são, tal como ele, ricas em minerais e oligoelementos que a nossa pele reconhece e aceita facilmente, e têm uma vantagem adicional: muitas delas (sobre)vivem em condições extremas que as obrigam a desenvolver mecanismos de resistência muito interessantes para reforçar as estruturas da pele, ajudá-la a lutar contra o stresse oxidativo, manter a firmeza, a elasticidade e a hidratação.

Ao contrário do que acontece com a pele, que quanto mais agredida é pelos fatores ambientais mais irritada fica e mais incapaz de se defender, as plantas marinhas que vivem num ambiente hostil defendem-se gerando moléculas apaziguantes: por isso os ativos de origem marinha são geralmente muito bem tolerados, mesmo pelas peles sensíveis, que ajudam a acalmar, desinflamar e destressar. Outra vantagem das algas e microalgas, em relação às plantas terrestres, é a sua sustentabilidade: não só muitas delas podem ser recolhidas sem risco de extinção, como é possível reproduzi-las em viveiros marítimos (sem regas com água potável, como acontece em terra) e produzi-las em quantidades infinitas em laboratório, a partir de um pedacinho colhido no mar, através de processos biotecnológicos sustentáveis (que ainda permitem afinar a sua composição para as tornar inodoras, por exemplo).

Em defesa dos oceanos

São muitas as marcas de cosmética, e não apenas as que usam ativos de origem marinha, que têm iniciativas de apoio à preservação e recuperação dos oceanos e do seu ecossistema.
A Biotherm entregou 1% da faturação realizada em 2020 no seu site de venda à Fundação Tara Océan, que está a realizar até 2022 um estudo do microbioma marinho.
A La Mer lançou há cinco anos o Blue Heart Oceans Fund, através do qual são feitas doações (que no ano passado alcançaram mais de 400 mil euros) canalizadas para apoiar projetos destinados a preservar os oceanos. Um desses projetos tocou-nos de perto, com o apoio à Fundação Oceano Azul que levou à descoberta do Campo Hidrotermal LUSO, nos Açores: uma zona única de biologia, com grande importância geológica e química, que foi declarada Área Marinha Protegida.
A REN é parceira da Surfrider Foundation – uma organização que luta contra a poluição de plásticos no mar –, entregando-lhe uma parte dos lucros das suas vendas realizadas em determinados dias (como o Dia da Terra ou a Black Friday).
A Polaar ajuda a financiar a Expedition Glacialis, uma expedição científica no Ártico que durará até 2023 e tem por missão recensear os mamíferos marinhos daquela que é uma das últimas zonas selvagens do planeta.
A Thalgo apoia a organização The SeaCleaners, fundada pelo velejador Yvan Bourgnon, que, depois de navegar dois meses no meio de plástico a perder de vista, deu início a um projeto inovador: o catamarã gigante Manta, que andará pelas zonas mais poluídas dos oceanos a recolher o plástico aí acumulado.

Por outro lado, marcas de cosmética como a Caudalie, Avène, Bioderma, Clarins, Isdin, SVR ou Nivea, têm vindo a reformular os seus protetores solares para os tornar mais amigos dos oceanos, eliminando das fórmulas alguns filtros UV, como o octinoxato, a oxibenzona e o octocrileno, que são considerados tóxicos para o meio marinho porque matam todos os anos milhares de corais. Uma mudança que tem grandes benefícios ambientais se pensarmos que, anualmente, 14 mil toneladas de cremes solares vindos de todas as praias do mundo, acabam nos recifes de coral… E os corais não são só uma das maravilhas da natureza: apesar de ocuparem apenas 1% da superfície do fundo do mar, abrigam 25% das espécies que habitam os mares e estão interligados com inúmeros sistemas marinhos que asseguram a sobrevivência dos oceanos… e a nossa (estima-se que 50 a 80% do oxigénio que respiramos é produzido no mar, maioritariamente pelo plâncton marinho constituído por plantas, algas e algumas bactérias capazes de realizar fotossíntese). A proteção da nossa pele face aos raios solares não é negociável, mas preservar o ecossistema dos corais também não.

A maioria das marcas está também a fazer um esforço no sentido de tornar as suas fórmulas biodegradáveis e diminuir o uso de plásticos nas embalagens (através do recurso a materiais alternativos sustentáveis e plástico reciclado e/ou reciclável), para não agravar o problema que eles constituem. 
Estão também a começar a reduzir ou eliminar o uso de silicones, que acabam por ir parar à superfície da água e formar uma película impermeável.

Purificar a pele e reequilibrar o organismo,
com a talassoterapia

Usada há séculos para fins curativos e preventivos, ou simplesmente para manter a forma e o bem-estar, a talassoterapia (o nome vem da palavra grega para mar, ‘thalassa’) combina os benefícios da água do mar, do clima marinho e das algas, que agem em sinergia e se potenciam entre si, com resultados excelentes para o organismo e a pele. “A água do mar é a mais rica das águas minerais, contém inúmeros sais minerais e oligoelementos que vão permitir recarregar todo o organismo” – explica Jean-Michel Colleu, diretor do centro de talassoterapia das Termas Marinhas de Saint-Malo, em França, que são uma referência mundial nesta área. “Apresenta fortes analogias iónicas, quantitativas e qualitativas, com o plasma sanguíneo. Várias experiências demonstraram que existe uma passagem de elementos iónicos através da pele. Essa disponibilidade do tecido cutâneo face a certos oligoelementos permite compreender os efeitos biológicos benéficos da água do mar no reequilíbrio das grandes funções do organismo.”

Portugal, com os seus 940km de costa atlântica no continente, e quase outro tanto nos Açores e Madeira, tem condições privilegiadas para esta terapia pelo mar e conta com bons centros de talassoterapia de norte a sul do país. Alguns estiveram fechados durante o confinamento, mas muitos já estão de novo a funcionar ou vão reabrir brevemente (no entanto é sempre bom confirmar no momento).
Sugerimos:

Thalasso Nazaré
Situado numa das zonas da nossa costa onde o mar é mais potente, é um dos mais completos. Propõe serviços que vão do circuito de 1 hora na piscina dinâmica com água do mar aquecida, às curas terapêuticas, de 1 a 4 dias, para bem-estar e diversas patologias de saúde, passando pelos tratamentos de beleza de rosto e corpo, com banhos, nebulizações, envolvimentos de algas desintoxicantes, drenantes e hidratantes, e aplicação de lamas aquecidas anti-inflamatórias e analgésicas. Informações em thalassonazare.com

Thalasso Costa de Caparica
Este centro de talassoterapia, que foi pioneiro no nosso país, usa água do mar recolhida diretamente ao largo, longe da zona costeira para garantir a sua pureza. Começou por estar dirigido inicialmente para o tratamento de patologias, mas hoje propõe também tratamentos de estética, relaxamento e bem-estar. Informações em thalassocaparica.com

Real Spa Therapy, em Cascais
Integrado no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, propõe tratamentos e massagens terapêuticos e de estética, que associam a talassoterapia a rituais com ingredientes naturais de diversas regiões do país, e ainda terapias holísticas.Informações em realspatherapy.com

Vilalara Longevity Thalassa & Medical Spa, no Algarve
Integrado no Vilalara Thalassa Resort, é um dos mais luxuosos do mundo. Além de curas e tratamentos de talassoterapia direcionados para problemáticas específicas (remodelação corporal, anti-stresse, costas, antitabaco), propõe ainda uma cura adelgaçante marinha de 6 dias, uma fórmula day spa e diversos tratamentos de estética facial e corporal. Informações em vilalararesort.com

Thalasso Sea Spa, na Madeira
Integrado no hotel Vidamar Madeira, tem uma das melhores vistas da ilha, num ambiente de luxuosa tranquilidade. Entre os tratamentos propostos estão a hidroterapia com água do mar, tratamentos e massagens de rosto e corpo com algas e lamas, terapias holísticas e rituais que combinam diversas técnicas. Informações em madeira.vidamarresorts.com.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

António Costa é

António Costa é "oriental", Montenegro vem do "mundo rural". Ambos são "lentos", segundo Marcelo Rebelo de Sousa

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites