É a figura mais poderosa e mais amada da televisão americana. Oprah Winfrey comemorou em 2005 os 20 anos do talk-show com o seu nome, personificando o sonho americano do triunfo sobre a miséria. De menina pobre a uma das mulheres mais ricas do mundo foi um grande passo, fruto de muito trabalho e talento. O assumir na TV da violação de que foi vítima em pequena ou dos seus distúrbios alimentares aproximaram-na do público, com quem criou grande empatia.
O optimismo e espiritualidade com que aborda os temas mais difíceis tocam os 50 milhões de espectadores de 117 países, que muitas vezes vão ao seu programa contar as suas histórias. Mas nem só de dramas pessoais vive o ‘The Oprah Winfrey Show’: estrelas como Nicole Kidman, Julia Roberts ou Tom Hanks passam frequentemente por lá.
O passado de dificuldades não a impede, contudo, de cometer as mais altas extravagâncias: desde o luxuoso 50º aniversário aos ataques à loja Hermès, em Paris, quando o espaço se recusou a abrir-lhe as portas, devido à preparação de uma recepção. Mas é a sua generosidade que sobressai: Oprah batalha por várias causas, sejam as vítimas do Katrina ou os cuidados de saúde em África, e não tem problemas em oferecer os melhores presentes ao seu público. Ela chegou a dar um automóvel a cada pessoa que foi ver uma emissão do seu talk-show!