Jesus del Pozo

Jesus del Pozo

Entre nós talvez seja mais conhecido pelos perfumes Duende, Halloween e In Black, mas Jesus del Pozo foi um dos mais importantes e intemporais criadores de moda espanhóis. Dizia que gostava de moda ‘sem enfeites’, e criava roupas como quem cria esculturas. Tornou-se um dos preferidos tanto das espanholas como das apreciadoras de moda por esse mundo fora.

Abriu a sua primeira loja em 1974, e fez o primeiro desfile dois anos depois. Começou em moda masculina, e dela trouxe a subtileza e o perfecionismo para a moda feminina. Também colaborou em espetaculos de teatro e opera, criou as fardas para o Pavilhão de Espanha na Exposição Universal de 1992, os uniformes da Cruz Vermelha espanhola e os uniformes da empresa ferroviária Renfe.

Entrevistado pela ACTIVA em 2005, afirmou que aquilo que mais o inspirava era a vida: “Um concerto, uma exposição, uma luz, uma pessoa, algo que vejo… Os erros também nos dão muito: às vezes queremos obter alguma coisa que não conseguimos, mas chegamos a algo que não esperávamos e que é fantástico. Há que ter os olhos muito abertos e os ouvidos muito atentos para estar sempre a par de tudo o que acontece.”

Defendeu ainda o poder uma moda ‘intemporal’: “As minhas criações são muito austeras. Não são como a costura francesa, que tem muitos enfeites…A minha moda não é estridente. Não gosto das coisas demasiado óbvias, gosto de coisas mais simples.”

A sua coleção primavera/verão 2012 será apresentada em Setembro, na Cibeles Madrid Fashion Week, como estava previsto.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal