marilyn5.jpg

Há 50 anos, os fãs de cinema em todo o mundo acordavam com a trágica notícia da morte de Marilyn Monroe, causada por uma overdose de barbitúricos, na sua casa de Los Angeles. Esta é apenas versão oficial, garantem alguns admiradores e estudiosos das circunstâncias da sua morte, que muitos afirmam não ter sido acidental e estar ligada a segredos de índole política.

Norma Jean Mortenson, de seu verdadeiro nome, nasceu a 1 de junho de 1926 em Los Angeles. Nunca conheceu o pai e a mãe, que sofria de distúrbios psicológicos, foi internada num hospício. A pequena Norma Jean passou a infância em casas de parentes e instituições de acolhimento.

Fascinada pelo cinema, ainda antes do final da década de 40 já conseguia pequenos papeis em filmes, até à ascensão ao estrelato em películas como ‘Niagara’, que a catapulta para a fama internacional, ‘Os Homens Preferem as Loiras’, ‘Quanto Mais Quente Melhor’, ‘O Pecado Mora ao Lado’ ou ‘Paragem de Autocarro’. Em 1961, roda o seu último filme, ‘Os Inadaptados’.

Ícone supremo de glamour e sensualidade até aos dia de hoje, a sua imagem foi uma elaborada e inteligente construção, do cabelo loiro, à voz sussurrada e forma de andar sedutora. O nome foi alterado: Marilyn, por ser mais cativante e sensual, Monroe, o nome de solteira da sua mãe.

Foi um ídolo para outras estrelas como Madonna ou Gwen Stefani, que a homenagearam incorporando nos seus visuais referências à imagem e estilo de Marilyn, ou para Elton John, que lhe dedicou ‘Candle in the Wind’.

A sua vida amorosa era alvo constante do interesse da imprensa. Casada por três vezes, com Jimmy Dougherty, com quem terá dado o nó aos 16 anos para fugir ao orfanato, o atleta de basebol Joe DiMaggio e o dramaturgo Arthur Miller, especula-se que terá sido, ainda, a mais famosa amante de John Kennedy. Muitos admiradores acreditam ainda hoje que esta é verdadeira razão por trás da sua morte, que defendem não ter sido acidental ou suicídio e sim encomendada pelo FBI ou a Máfia.

A morte prematura, a beleza ímpar e o talento no grande ecrã fizeram dela uma das deusas imortais do século XX.

Palavras-chave

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.