SKristel7.jpg

Sylvia Kristel em Cannes, 1975

Lutava há 10 anos contra o cancro na garganta e pulmões. Sylvia Kristel, a atriz holandesa que se tornou internacionalmente conhecida como a estrela da série de filmes ‘Emmanuelle’, morreu ontem à noite, durante o sono, como informou por comunicado a sua agente.

Sylvia começou a carreira como modelo mas foi em 1974 que a oportunidade no grande ecrã surgiu, com o convite para protagonizar a saga erótica ‘Emmanuelle’, que contava as aventuras sexuais de uma jovem mulher, casada com um diplomata, rodadas em cenários exóticos como a Tailândia.

‘Emmanuelle’ ficaria na história do cinema como um dos primeiros filmes para adultos feitos para o grande público, tornando-se uma referência na história do cinema.

Sylvia, refletindo sobre o sucesso da série ‘Emmanuelle’, lembrava que se devia, em grande parte, ao facto das leis de censura estarem a mudar em muitos países – e Portugal era um deles –, levando ao cinema público sedento de novidades eróticas. Curiosamente, no Reino Unido, o filme só era exibido em poucos cinemas e com grandes cortes nas cenas mais quentes. A versão completa só foi exibida em 2007, como lembra a BBC.  Em Paris, foi banido dos cinemas durante seis meses. A controvérsia acabou por se tornar uma receita rápida para a fama e tornou Sylvia Kristel numa celebridade à escala mundial, facto de que disse nunca se ter arrependido. “É difícil pensar num papel melhor”, disse em entrevista em 2001.   

Nascida em Utrecht em 1952, os primeiros anos de Sylvia Kristel foram marcados por uma forte educação com base na fé calvinista. Durante a adolescência, e talvez para fugir a ela, sai de casa e muda-se para Amesterdão, onde trabalhou como secretária e empregada de mesa. Aos 21 anos, ganha dois concursos de beleza, o Miss TV Holanda e o Miss TV Europa. Foi o namorado de então, o escritor belga Hugo Claus, que a convenceu a tentar uma carreira na representação.

Na sua autobiografia, ‘Nue’ (Nua), Sylvia faz confissões sobre a sua vida pessoal conturbada, falando abertamente sobre períodos de adição em álcool e cocaína e sobre a necessidade de encontrar, em relações amorosas com homens mais velhos, a proteção e amor de uma figura paterna. Hugo Claus tinha mais 27 anos que ela. Juntos tiveram um filho, Arthur. Seguiu-se um relacionamento de cinco anos com o ator Ian McShane, uma década mais velho, com quem se mudou para Los Angeles.

Foi casada com o empresário norte-americano Allan Turner, de quem se viria a divorciar cinco meses mais tarde, e com o produtor de cinema Phillippe Blot, matrimónio que, segundo Kristel, a levou à falência. Viveu os últimos 10 anos ao lado do produtor de rádio belga, Fred De Vree.

O funeral será privado, informou a agente.

SIGA A ACTIVA NO FACEBOOK

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Celebridades

5 celebridades que taparam tatuagens relativas aos "ex"

Quando o amor chegou ao fim, estas caras conhecidas decidiram dar uma nova vida às memórias que tinham pintadas no corpo.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Celebridades

Atriz portuguesa estreia-se como protagonista em série da Netflix

Após Nuno Lopes dar que falar em "White Lines", voltamos a vez uma cara portuguesa num papel de destaque no serviço de streaming.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Celebridades

"Arranjem um quarto" - Olivia Culpo responde à letra a comentário da mãe do namorado

A modelo publicou uma fotografia em que surge a beijar o companheiro e a resposta que deu à sogra já se tornou viral.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel