
Brad Barket
Se a escolha do realizador Alfonso Cuarón tivesse vingado, em vez de George Clooney e Sandra Bullock à deriva no espaço, iriamos ver Robert Downey Jr. e Angelina Jolie. A revelação foi feita pelo próprio realizador, em entrevista ao ‘The Holywood Reporter’.
Angelina Jolie só não aceitou o projeto porque coincidia com a rodagem do filme no qual se estreou como realizadora, ‘In the Land of Blood and Honey’. E Downey Jr. achou que o filme tinha demasiada tecnologia para lhe permitir brilhar pelas suas qualidades de improvisação.
Cuarón revelou: "Ficou muito claro que, quando começássemos a pôr em pratica a parte tecnológica [do filme], ou a reduzir [a presença] essa tecnologia, isso seria um obstáculo para ele [Robert Downey Jr.]. Acho que o Robert é fantástico, se lhe deres a liberdade para ele ‘respirar’, improvisar e mudar coisas." Durante os testes, o realizador e equipa tentaram fazer com que a tecnologia usadas no filme pudesse adaptar-se ao estilo de representação de Robert mas os resultados não agradaram nem à equipa, nem ao ator. "Depois falámos e ele disse ‘Isto não está a resultar. Isto assim é difícil.’"
E porque nem todos os atores têm os mesmos métodos de trabalho, o papel que não serviu a Downey Jr. parece ter assentado como uma luva a Clooney.
‘Gravidade’ está nomeado para o Oscar de Melhor Filme e Sandra Bullock para Melhor Atriz. O filme ganhou o BAFTA para melhor filme britânico.