Halle Berry.jpg

Um corte pixie e uma franja longa é a aposta de Halle Berry para realçar todo o seu charme.

Aquela que continua a ser a única mulher negra a ter ganho o Óscar de melhor actriz (‘Monster’s Ball’, em 2002), a atriz Halle Berry, falou com sinceridade ao The Guardian sobre a dificuldade em obter bons papéis e partilhou as suas impressões sobre a indústria cinematográfica, na altura em que foi finalmente lançado em DVD o filme em que é protagonista, “Frankie and Alice”, e que valeu a nomeação para um Globo de Ouro. 

O filme, de baixo orçamento, foi rodado em 2008, e esteve em exibição apenas uma semana. Conta a história verídica de uma stripper nos anos ‘70, Frankie, que sofre do distúrbio de múltipla personalidade. Apesar do insucesso financeiro do filme, para Halle valeu a pena o “sangue, suor e lágrimas” que depositou no projeto recompensados pela experiencia de ter trabalhado com Phylicia Rashad e Stellan Skarsgård, a quem não poupa elogios.

“Quando tens um impulso artístico e queres contar uma história, fá-lo de qualquer maneira, mesmo que só 5 pessoas o vejam, o valor para mim nada tem a ver com a bilheteira. Estes pequenos filmes são difíceis de fazer, nem sempre os querem ver. Mas fazer um filme sobre um tema obscuro e trazer-lhe alguma luz, desafiando-me, esse é o meu prémio- concluir algo que me propus a fazer”

Sendo ela própria produtora cinematográfica, revela que a experiência não a demove de continuar, já que sempre se ganha ou perde alguma coisa: “Há filmes bons que não têm audiência e filmes maus que têm um enorme sucesso e não te podes deixar ir abaixo com isto se estás no meio”. Halle confessou que existe um projeto do tipo “Frankie and Alice” que ainda gostaria imenso de fazer: a história de Angela Davis (activista politica considerada uma perigosa terrorista, que foi impedida de ensinar na universidade): “Acho que ela não quer contar a história da vida dela neste momento, e nunca faria isso sem a sua permissão. Mas ela é fascinante: a época em que viveu, os Panteras Negras [partido afro-americano, fundado em 1966 na Califórnia que defendia os direito civis e a legitima defesa dos mais desfavorecidos contra o Estado] e o que significaram, e sua conecção com isso. Tenho muito respeito pela maneira como viveu a sua vida”

Interrogada sobre se não foi tentada a aceitar papéis de sucesso após ter ganho o Óscar de melhor atriz, em vez de um drama pesado, revela: ‘Se um Oscarizado te disser que pode escolher papéis que vão ser um sucesso, está a mentir’. Sente-se desapontada por ser a única mulher negra a ter ganho um Óscar quando vê tantos atores negros a fazer um bom trabalho que gostaria que fossem reconhecidos, no entanto a qualidade e o valor da representação não é determinado por nenhum prémio “Todos nós devemos encontrar a nossa recompensa no próprio trabalho, fazendo o nosso ofício. A verdadeira vitória é não vender apenas histórias sobre pessoas negras para pessoas negras.”

Acerca do recente debate lançado por Russel Crowe (quando disse que as mulheres acima dos 40 continuam a querer papéis de 21 e não compreendem porque não os podem ter) admite que “Sempre tive dificuldade em obter papéis por ser negra, por isso não tenho mais nem menos do que aqueles que sempre tive, é o mesmo. Quando tinha 21 era tão difícil como é agora que tenho 48”. Halle Berry é filha de mãe branca de origem europeia e de pai negro americano, tendo sido a primeira afro-americana a entrar no concurso de Miss Mundo, em 1986, aos 20 anos.

Neste momento está a produzir e a interpretar “Extant” em associação com a Amazon. “O tabu da televisão já desapareceu, houve um tempo em que os filmes eram filmes as agora tens grandes écrans em casa”.  Note-se que a atriz também ganhou um Emmy e um Globo de Ouro pela sua interpretação no filme para televisão Introducing Dorothy Dandridge (1999)

Halle Berry é casada pela terceira vez com o ator francês Olivier Martinez, de quem tem um filho, Maceo, nascido em 2013, que veio fazer companhia a Nahla, de 7 anos, fruto da sua relação com o modelo canadiano Gabriel Aubry.

Relacionados

Moda

Halle Berry exibe-se em vestido prateado na estreia de filme 'Cloud Atlas'

Halle Berry nunca teve qualquer problema em evidenciar as suas curvas com vestidos justos e a estreia de 'Cloud Atlas', onde deslumbrou num vestido prateado, não foi exceção

Celebridades

Halle Berry: "ficar grávida foi a maior surpresa da minha vida"

A atriz espera o segundo filho aos 46 anos

Celebridades

Halle Berry e Olivier Martinez preparam-se para dizer 'sim'?

Halle Berry e Olivier Martinez poderão estar prestes a dizer o 'sim!'. E pode ser já este fim-de-semana, em Paris.

Celebridades

Halle Berry, aos 47 anos:"Nunca pensei ter outro filho nesta etapa da minha vida"

A atriz Halle Berry desmentiu os rumores sobre a separação do marido, Olivier Martinez. Na entrevista à US TV Extra, a atriz contou também como é equilibrar a vida profissional com o lado familiar.

Celebridades

Halle Berry condenada a pagar ao ex-namorado 16 mil dólares por mês

A decisão partiu do juiz Scott Gordon

Celebridades

Tribunal decide que Halle Berry não pode 'mudar' o cabelo da filha

Halle Berry e Gabriel Audry estão proíbidos de esticar ou mudar a cor do cabelo de Nahla

Mais no portal

Moda

Perdemos a cabeça com estes descontos da Mango

E selecionámos os nossos favoritos.

Beleza e Saúde

Aproveite a Black Friday para dar uma nova vida à sua pele

Mime-se com estas sugestões.

Comportamento

Está na hora de "Dizer Não"

Conheça a campanha que assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Celebridades

Christina Perri perde a filha no terceiro trimestre da gravidez

Após anunciar que poderia ter de antecipar o parto.

Lifestyle

A astrologia parece ter uma explicação para os assassinos em série

E tem tudo a ver com um planeta.

Beleza e Saúde

Escócia torna-se o primeiro país do mundo a tornar produtos menstruais gratuitos

A medida foi aprovada sem votos contra ou abstenção.

Lifestyle

Nunca é tarde para organizar a vida financeira. Saiba por onde começar

Elas vão fazer toda a diferença! Conheça-as no novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Celebridades

Kate Hudson revela aquilo que não tolera que os filhos façam

A atriz garantiu ser uma mãe rígida.

Lifestyle

Livro da semana: "A Odisseia de Baldassare" mostra como caminho pode ser mais importante que o destino

Um livro de Amin Maalouf, publicado pela Marcador.

Lifestyle

Campanha Black Friday para assinar a ACTIVA com os melhores descontos

Histórias de mulheres inspiradoras, sugestões de moda e acessórios, ideias de presentes de Natal, dicas de beleza... A Activa é isto e muito mais. E agora pode assiná-la poupando até 65%.

Beleza e Saúde

É possível estar grávida e menstruada em simultâneo?

Entenda melhor a questão que gera grande controvérsia.