Marta Ferreira, farmacêutica em www.sweetcare.pt, desfaz mitos e revela dicas práticas de como fazer uma correta esfoliação da pele, tendo em conta as diferentes necessidades da pele.

Qual é a importância da esfoliação?

Este passo da sua rotina de beleza permite eliminar o excesso de células mortas que se deposita à superfície da epiderme e que a torna mais baça, espessa e rugosa. Esta acumulação de células dificulta também a penetração de ingredientes ativos através da pele. Por outro lado, quem tem uma pele oleosa e com tendência ao desenvolvimento de pontos negros ou borbulhas, poderá beneficiar muito da esfoliação como forma de reduzir o desenvolvimento deste tipo de imperfeições.

Quais as formas de esfoliação que existem?

Os esfoliantes podem exercer a sua ação por meio:
• Físico, contendo grânulos que eliminam mecanicamente as células mortas que se depositam à superfície da pele;
• Químico, ao veicular ácidos que quebram as ligações entre as células da epiderme;
• Enzimático, fornecendo à pele enzimas naturais que quebram as mesmas ligações afetadas pelos esfoliantes químicos.
Atualmente existem cuidados para todos os gostos, tipos de pele e preocupações pessoais. As máscaras e cremes esfoliantes já não são as únicas formas de encontrar estes ingredientes; existindo agora também em cuidados de limpeza, tónicos, séruns e hidratantes.

Existem produtos adequados para esfoliar o rosto diariamente?
Existem. Se não tem tempo para realizar uma esfoliação semanal, poderá optar por fazê-la na sua limpeza de rosto. Para isso, poderá utilizar o gel de limpeza como o Neostrata Skin Active Exfoliating Wash, que promove uma esfoliação química delicada, ou realizar uma massagem esfoliante e anti envelhecimento com a Foreo Luna 2, que dispõe de diferentes aparelhos para os diversos tipos de pele.
Em alternativa, pode optar por utilizar um tónico esfoliante logo após a sua limpeza, aplicando-o todas as noites ou em noites alternadas. Nesse sentido a loção peeling Vichy Idealia é uma excelente opção!
No caso de desejar uma esfoliação mais intensa, e que forneça uma ação anti envelhecimento acrescida, as ampolas Martiderm Night Renew são exatamente aquilo que procura.
Se pelo contrário, tem uma pele oleosa e com tendência a imperfeições, mais comum na adolescência e nos primeiros anos da idade adulta, a máscara esfoliante Cleanance da Avène permitirá também remover o excesso de oleosidade.
Já para quem tem a palavra “prática” como nome do meio, o ideal será mesmo optar por um hidratante que consiga desempenhar esta função. Neste sentido, os cremes contendo retinoides como o Skinceuticals Retinol 0.3 são sem dúvida uma excelente opção, já que permitem estimular a renovação celular da epiderme, ao mesmo tempo que reduzem também a oleosidade da pele e estimulam a produção de colagénio! Este cuidado ajudará assim a reduzir progressivamente a profundidade das rugas, a iluminar a pele, e a torná-la mais firme. Tudo o que a sua pele deseja num produto apenas!

Posso esfoliar uma pele sensível?
Claro que sim! Neste caso, o segredo está nos produtos usados, mas também na frequência com que os utiliza.
Se a sua pele tende a irritar com facilidade, poderá utilizar o sérum Sesderma Mandelac que ajudará a aclarar e iluminar a pele.
Por outro lado, e se prefere uma esfoliação física, o esfoliante fisiológico La Roche Posay permitirá deixar a sua pele suave sem comprometer o seu conforto.
Em ambos os casos, é importante respeitar as indicações da marca relativas à frequência de uso, mas deve sobretudo “ouvir” a sua pele!

E o que posso utilizar para esfoliar a pele do corpo?
Neste caso poderá optar por um esfoliante de corpo, como o Esfoliante corporal divino da Caudalie, ou por um hidratante com uma leve ação esfoliante, como é exemplo o SVR Xérial 10, que contém 10% de ureia. Para as zonas mais rugosas do corpo, e que necessitam de uma esfoliação mais intensa, poderá optar por um cuidado com uma concentração mais elevada de ureia. Para isso, a SVR dispõe do Xérial 30 corpo e do Xérial 30 pés.

O meu cabelo também precisa de esfoliação?
Não necessariamente… Mas, se tem o couro cabeludo oleoso ou se o seu cabelo é particularmente fino, poderá beneficiar de uma esfoliação capilar! Atualmente já existem cuidados que permitem esfoliar o seu couro cabeludo e que proporcionam assim uma limpeza superior, mas também uma maior estimulação da microcirculação, que por sua vez poderá estimular o crescimento capilar. São exemplo disso o Vichy Micro Peel, um cuidado anticaspa e refrescante, e o Nioxin Scalp renew, com ação refrescante e revitalizante.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel