septemberissues2018a.jpg

D.R.

Beyoncé. Rihanna. Yara Shahidi. Tiffany Haddish. Tracee Ellis Ross. Lupita Nyong’o. Zendaya. Slick Woods. Issa Rae. Aja Naomi King. Laverne Cox.

Num momento sem precedentes a nível internacional, quase todas as publicações mainstream de moda, incluindo a ‘Vogue’, ‘Glamour’ e ‘Elle’, têm mulheres negras, com diferentes tons de pele e texturas de cabelo, na capa daquela que é considerada a maior edição do ano (tanto no tamanho como na importância).

Até mesmo a ‘InStyle’, que tem Jennifer Aniston na capa principal, juntou-se ao movimento, tendo escolhido a modelo Imaan Hammam para destaque de uma das suas edições para subscritores.

O statement é poderoso no diz respeito a beleza, negritude e reconhecimento de tastemakers culturais, e mostra que a narrativa está a mudar. Acima de tudo, dá um novo fôlego a um ciclo iniciado há 53 anos, quando Donyale Luna fez história como a primeira mulher negra na capa de uma revista de moda, a ‘Harper’s Bazaar’, em 1965. No ano seguinte, foi também a primeira modelo negra a agraciar a capa da Vogue’ britânica – a ‘Vogue’ norte-americana só deu o passo em 1974 com a modelo Beverly Johnson como estrela de capa.

10-donyale-luna-5.w710.h473.jpg

Donyale Luna

D.R.

A importância da edição de setembro

Setembro é sinónimo de reinvenção e remete para um começar do zero. Também representa o início de uma nova temporada de moda após um longo reinado dos dias quentes, e as publicações lucram com o interesse dos leitores em renovar e transformar o guarda-roupa nesta altura do ano. Prova disso é o aumento exponencial da publicidade, visto que as marcas e empresas pagam muito mais para serem incluídas nesta publicação.

Durante algum tempo, o poder de setembro era conhecido apenas na indústria da moda, contudo a popularidade do documentárioThe September Issue (2009) consciencializou o público no geral da sua importância. Ao seguir minuciosamente os bastidores da criação de uma edição de setembro da ‘Vogue’, que começa a ser pensada com um ano de antecedência, o realizador R J Cutler conferiu uma certa misticidade à revista, suscitando muita curiosidade e expectativa em relação ao resultado final. Nesse sentido, a capa de setembro passou a ser vista pelos títulos como crucial, sendo que é a primeira coisa que as leitoras veem e pode beneficiar ou prejudicar a perceção geral da revista – e a probabilidade de esta ser comprada.

Relacionados

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel