activa

Perfil

Celebridades

Rânia da Jordânia esclarece controvérsia sobre o seu guarda-roupa

Uma iniciativa rara para um membro da realeza.

Activa.pt

Reprodução/Instagram

Rânia da Jordânia deu por si no centro de uma grande controvérsia devido a algo que costuma ser objeto de admiração: o seu guarda-roupa.

Alguns blogues tentaram fazer uma estimativa do valor total do guarda-roupa da rainha - alvo de escrutínio e tema de debate há vários anos - e, num momento raro, obtiveram resposta da própria.

"Em reconhecimento ao interesse de Sua Majestade em tornar os factos acessíveis a todos para construírem os próprios pensamentos e opiniões sobre eles - positivos ou negativos -, decidimos esclarecer alguns detalhes sobre este assunto," diz um comunicado no Facebook.

O texto salienta que os blogues apenas incluem os preços de varejo das peças, criando uma "falsa impressão da realidade", já que algumas delas são emprestadas ou oferecidas.

"O foco nas vestes e gastos das mulheres de líderes em muitos países, e acusá-los de desperdício - quer seja verdade ou não - não é novidade e tem sido explorado como uma ferramenta política histórica," continua o post. "Hoje, vemos alguns jordanos a adotar esta abordagem para retratar Sua Majestade a Rainha de uma forma distante da realidade e da verdade. Portanto eles podem rejeitar este esclarecimento e questioná-lo num esforço de construir uma opinião pública falsa."

A publicação diz ainda que Rânia "está ciente das críticas que têm andado a circular" e que a rainha já enfatizou em ocasiões anteriores que a crítica - responsável e com respeito - é parte integrante do trabalho público, bem como algo que leva a sério e que merece resposta.

"Hoje, no entanto, notamos que aqueles que não se contentam com críticas, chegam ao ponto de fabricar informações e de recorrer ao método da ridicularização e do escárnio, o que é infeliz e contradiz os valores da nossa sociedade jordana."

De salientar que a divulgação de um comunicado pessoal deste género é, no mínimo, fora do comum para um membro da realeza.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!