Noa Pothoven, uma jovem holandesa de 17 anos, morreu no passado domingo, dia 2 de junho, na sequência do próprio pedido para que pudesse recorrer à eutanásia. O “sofrimento insuportável” da jovem ficou a dever-se a abusos sexuais, violação e anos de luta contra a depressão e distúrbios alimentares.

“Amor é deixar ir, neste caso. Talvez isto chegue como uma surpresa para muitos, dadas as minhas publicações acerca da hspitalização, mas o meu plano já cá está há muito tempo e não é impulsivo. Irei direta ao assunto: num máximo de 10 dias, vou morrer“, escreveu nas redes sociais.

Após anos de batalha e luta, estou exausta. Deixei de comer e beber há agum tempo e, após várias discussões e avaliações, decidiram deixar-me ir porque o meu sofrimento é insuportável. Eu respiro, mas já não vivo“, disse.

A eutanásia foi legalizada na Holanda em 2001 e, após os 16 anos de idade, já não é precisa a autorização dos pais para que a decisão seja tomada. Noa fez os 17 anos em dezembro de 2018, pelo que pôde pedir para morrer, sem que os progenitores tivessem influência.

De acordo com o jornal holandês De Gelderlander, a mãe da jovem, Lisette, apenas percebeu como a filha se sentia, ao encontrar algumas cartas no seu quarto, quando esta tinha 16 anos. “Fiqui em choque. Não percebíamos. A Noa é querida, bonita, inteligente, sociável e sempre alegre. Como é que é possível que queira morrer? Nunca recebemos uma resposta real. Apenas ouvimos que a sua vida não tinha mais sentido. Por apenas um ano e meio, soubémos o segredo que ela carregou por anos. Nós queríamos que ela escolhesse o caminho da vida“, contou.

O pai, Frans, por outro lado, disse que a jovem foi submetida a terapia de eletrochoques, na esperança de que ela “visse os pontos brilhantes da vida de novo, talvez se apaixonasse ou aprendesse a descobrir que vale a pena viver“. Noa foi abusada sexualmente quando tinha apenas 11 anos, numa festa de amigos, e, um ano mais tarde, o mesmo sucedeu num encontro semelhante. Aos 14 anos, foi violada na rua por dois homens. Desde então, lutava contra stress pós-traumático e anorexia. Tudo isto, revelado na sua autobiografia, Winning or Learning, à qual chega a referir-se como algo que, até então, lhe parecia “sujo“.

Noa Pothoven.jpg

Noa Pothoven

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Lifestyle

Hotel assombrado? Cinco dias antes de casal ser encontrado morto, morreu outra mulher

Tudo no Grand Bahia Principe Hotel, La Romana, e em condições semelhantes.

Beleza e Saúde

Este teste pode reduzir as mortes por cancro do pulmão em cerca de 50%

Mas muito poucas pessoas o realizam.

Celebridades

Gabriel Diniz morre após queda de avião

O cantor brasileiro viajava a propósito do aniversário da namorada.

Mais no portal

Lifestyle

Passou a #BlackOutTuesday. E agora?

Saiba como pode continuar a fazer a diferença na luta antirracista.

Moda

Estes são os dois truques que me ajudam a encontrar o visual perfeito

Conheçam-nos e vejam os cinco 'looks' que recriei com roupa que tinha em casa.

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel