Noa Pothoven, uma jovem holandesa de 17 anos, morreu no passado domingo, dia 2 de junho, na sequência do próprio pedido para que pudesse recorrer à eutanásia. O “sofrimento insuportável” da jovem ficou a dever-se a abusos sexuais, violação e anos de luta contra a depressão e distúrbios alimentares.

“Amor é deixar ir, neste caso. Talvez isto chegue como uma surpresa para muitos, dadas as minhas publicações acerca da hspitalização, mas o meu plano já cá está há muito tempo e não é impulsivo. Irei direta ao assunto: num máximo de 10 dias, vou morrer“, escreveu nas redes sociais.

Após anos de batalha e luta, estou exausta. Deixei de comer e beber há agum tempo e, após várias discussões e avaliações, decidiram deixar-me ir porque o meu sofrimento é insuportável. Eu respiro, mas já não vivo“, disse.

A eutanásia foi legalizada na Holanda em 2001 e, após os 16 anos de idade, já não é precisa a autorização dos pais para que a decisão seja tomada. Noa fez os 17 anos em dezembro de 2018, pelo que pôde pedir para morrer, sem que os progenitores tivessem influência.

De acordo com o jornal holandês De Gelderlander, a mãe da jovem, Lisette, apenas percebeu como a filha se sentia, ao encontrar algumas cartas no seu quarto, quando esta tinha 16 anos. “Fiqui em choque. Não percebíamos. A Noa é querida, bonita, inteligente, sociável e sempre alegre. Como é que é possível que queira morrer? Nunca recebemos uma resposta real. Apenas ouvimos que a sua vida não tinha mais sentido. Por apenas um ano e meio, soubémos o segredo que ela carregou por anos. Nós queríamos que ela escolhesse o caminho da vida“, contou.

O pai, Frans, por outro lado, disse que a jovem foi submetida a terapia de eletrochoques, na esperança de que ela “visse os pontos brilhantes da vida de novo, talvez se apaixonasse ou aprendesse a descobrir que vale a pena viver“. Noa foi abusada sexualmente quando tinha apenas 11 anos, numa festa de amigos, e, um ano mais tarde, o mesmo sucedeu num encontro semelhante. Aos 14 anos, foi violada na rua por dois homens. Desde então, lutava contra stress pós-traumático e anorexia. Tudo isto, revelado na sua autobiografia, Winning or Learning, à qual chega a referir-se como algo que, até então, lhe parecia “sujo“.

Noa Pothoven.jpg

Noa Pothoven

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Lifestyle

Hotel assombrado? Cinco dias antes de casal ser encontrado morto, morreu outra mulher

Tudo no Grand Bahia Principe Hotel, La Romana, e em condições semelhantes.

Beleza e Saúde

Este teste pode reduzir as mortes por cancro do pulmão em cerca de 50%

Mas muito poucas pessoas o realizam.

Celebridades

Gabriel Diniz morre após queda de avião

O cantor brasileiro viajava a propósito do aniversário da namorada.

Mais no portal

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Lifestyle

Diz quem sabe: eis a técnica que a ajudará a alcançar os seus objetivos

Um método simples e bastante útil.

Lifestyle

Duas estreias Netflix para assistir no fim de semana

Uma comédia e uma série para juntar a família no sofá.

Beleza e Saúde

Os segredos de Naomi Campbell para ter a pele e o corpo dos sonhos aos 50 anos

A supermodelo recorre a estes truques!

Beleza e Saúde

O segredo da pele de Priyanka Chopra é esta máscara caseira de três ingredientes

Uma receita com produtos que vai encontrar na dispensa!

Beleza e Saúde

Testei - e rendi-me - a este hidratante de farmácia

Pele radicalmente mais hidratada em poucos dias.

Lifestyle

Passatempo Jordan Dia da Criança: temos 6 kits para oferecer

Participe no passatempo Jordan “dentinhos lindinhos”.

Celebridades

Este vestido de Kate é sustentável e feminista

E ainda está disponível para compra online!

Beleza e Saúde

Esta é a ordem correta para aplicar todos os seus produtos de skincare

Não basta misturar tudo!

Moda

Saiba como tudo aquilo que não diz pode revelar muito sobre si

Explicamos tudo neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Vídeos

Como Kady encontrou a sua voz e passou a usá-la para empoderar outras mulheres

"FLAN" é o nome do novo single da artista. Um tema afrosoul que vive das misturas de ritmos africanos com influência do Soul e R&B norte-americanos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel