Isabel II não se deixa incomodar pelo mau tempo. Os fãs da realeza já se habituaram a vê-la sempre protegida dos aguaceiros em grande estilo, em grande parte, graças à sua coleção de chapéus-de-chuva personalizados (quase sempre) da marca Fulton.
A Rainha-Mãe já era cliente do negócio familiar nos anos 1980. Na altura, procurava um artigo completamente transparente e pediu à empresa que criasse um muito específico, também ele personalizado. Desde então, as peças icónicas passaram a fazer parte dos guarda-roupas reais.
Kate, a duquesa de Cambridge, tem vários, tal como Meghan e Camilla. Mas a rainha tem, de longe, a maior coleção, que contará com mais de 100 sombrinhas.
“Fomos abordados pela Rainha-Mãe em 1988 para criar um guarda-chuva birdcage [“gaiola”, em tradução livre] transparente. É resistente e muito bom para enfrentar os elementos,” disse Nigel Fulton, o proprietário da marca, ao site da revista “Vanity Fair”. “O objetivo da gaiola é que o membro da realeza possa ver e que as pessoas possam vê-lo a ele.”
O empresário acrescentou que, para a marca, as características mais importantes são a qualidade e a confiabilidade.
“Não podemos ter um guarda-chuva que falhe. Os nossos são feitos de plástico com reforço de fibra de vidro, o que os torna muito resistentes,” acrescentou. “O modelo gaiola raramente vira do avesso devido à sua forma e à flexibilidade da fibra de vidro, que lhe dá uma força tremenda.”
Outra curiosidade sobre o item: Isabel II aposta quase sempre num coordenado com as cores do visual escolhido para determinada ocasião.
“Mostram-nos cores e referências de padrões antes de a rainha usar os seus visuais e, simplesmente, seguimos as instruções dos seus funcionários,” explica Fulton. “Coordenamos a guarnição, a pega, as pontas e a virola com o tecido ou cor pretendido. Os guarda-chuvas são discretos – não queremos que sejam a parte do look que fala mais alto.”