Recentemente, o método de recuperação do coronavírus, da autoria do Dr. Sarfaraz Munshi, tornou-se vrial, sobretudo graças à partilha deste pela famosa autora J.K. Rowling – que disse estar livre de sintomas -, bem como pelo jornalista da CNN, Chris Cuomo. Para surpresa do público, a solução apresentada consiste no uso de uma técnica de respiração específica que promete combater a infeção.

De acordo com Munshi, a técnica pode ser útil para todos aqueles que se encontrem isolados e apresentem sintimas de coronavírus, bem como aqueles que não apresentem sintomas ainda. Num vídeo, o médico afirma “Quando se tem uma infeção ativa, temos de receber uma boa quantidade de ar nas bases dos pulmões. A única forma de o conseguir é tendo uma técnica“.

Ei-la:

1 – cinco respirações profundas
2 – “segurar” cada inspiração por cinco segundos
3 – por fim, respirar profundamente uma sexta vez e tossir com força, enquanto se cobre a boca

O médico aconselha a que este método seja realizado duas vezes e que, em seguida, se deite de barriga para baixo, com o suporte de uma almofada e, durante 10 minutos, respire mais profundamente que o normal. É importante que não se deite de costas, já que, como explica, a maioria dos pulmões está nas costas, pelo que assim bloquearia mais as pequenas vias respiratórias, o que não é aconselhado em alturas de infeção.

Em conversa com a Health, o pneumologista Ray Casciari afirma que este métoddo “beneficia a ventilação e a remoção de secreções“. Ainda assim, nem todos os médicos concordam que esta técnica deva ser utilizada por pessoas com ou sem sintomas da doença.

Técnicas respiratórias não mudam o percurso da doença. É difícil determinar se os sintomas melhoram, já que a respiração é inconsciente, portanto cada vez que se respira de certa forma, propositadamente ou a seguir um padrão, sentir-nos-emos diferentes“, afirma Jorge Mercado, chefe associado da secção de pneumologia do NYU Langone Hospital–Brooklyn.

Na opinião deste último especialista, a tosse forçada pode ser perigosa. “Vem-me à memória os esforços, na Era vitoriana, que as mulheres da alta sociedade faziam, ao suster a respiração e tossir, que agora sabemos que piorava a tuberculose. Não recomendaria esta técnica, já que pode ser perigosa e fazer-nos tossir forçosamente”.

Mercado acrescentou ainda: “Preocupa-me que as pessoas acreditem que esta é a cura para a covid-19, porque podem não usar depois terapias bem documentadas que fiquem disponíveis. Também pode levar a que evitem procurar ajuda médica quando necessário“.

Por fim, o maior perigo: ao tossir desta forma, poderá espalhar o vírus para alguém próximo, ou mesmo para superfícies. “Temos de ser muito cuidadosos para proteger o rosto ao tossir, para não espalhar gotícolas na sala“, remata Casciari.

Palavras-chave

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.