“Sinto muito que vocês tenham de crescer num mundo onde isto [o racismo] ainda está presente”, disse uma Meghan emocionada aos alunos finalistas do liceu que frequentou, o Immaculate Heart High School, em Los Angeles.

Numa aparição pública inesperada, a duquesa fez um discurso virtual nesta quarta-feira, 3 de junho, e falou sobre a tensão social que se vive nos Estados Unidos.

“O que está a acontecer no nosso país, no nosso estado e na nossa cidade de Los Angeles tem sido absolutamente devastador. Não sabia bem o que dizer-vos”, confessou. “Queria dizer a coisa certa e estava muito nervosa com a possibilidade de ser mal interpretada. E percebi que a única coisa errada seria não dizer nada, porque as vidas de George Floyd, Breonna Taylor, Philando Castile e de Tamir Rice [negros inocentes que morreram às mãos da polícia] importavam, assim como as vidas de todos aqueles, cujos nomes sabemos e não sabemos”.

Não é a primeira vez que Meghan fala de racismo. Num vídeo de 2012, que ressurgiu e se tornou viral online, a então atriz relatou a experiência pessoal e como encontrou força para se posicionar. Aliás, no fim da campanha, afirma que espera que este problema já não exista quando for mãe. Por isso, sem surpresas, amigos próximos revelaram à revista “People” que a duquesa está magoada com o facto de os jovens estarem a crescer num mundo marcado pelas injustiças.

“Vocês vão usar as vossas vozes com mais força do que alguma vez foram capazes, porque a maioria de vós tem 18 anos – ou vão completá-los em breve -, então poderão votar. Terão empatia por aqueles que não vêem o mundo através da mesma lente do que vocês”, disse.

Durante a intervenção, a mulher do príncipe Harry relembra ainda o segundo ano liceu, quando, aos 15 anos, fez voluntariado e recebeu uma lição importante de uma professora: “Lembra-te sempre de colocar as necessidades dos outros acima dos teus medos”, lembrou. “Isso ficou comigo para o resto da minha vida e, na semana passada, pensei muito neste ensinamento, mais do que alguma vez antes”.

Palavras-chave

Relacionados

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Meghan Markle sobre o racismo: "Ainda me assombra"

A namorada do Príncipe Harry é fruto de uma relação inter-racial.

Mais no portal

Moda

Descobrimos o blusão que alia o conforto a muito estilo

Uma opção que não nos deixará passar frio a um preço acessível!

Lifestyle

Pizza doce: porque não?

Uma opção saudável para terminar a refeição.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: o poder do jejum intermitente numa vida mais saudável

Uma prática que traz associadas vantagens e desvantagens.

Moda

Conheça as novas máscaras Parfois

E não faltam acessórios com que as combinar.

Beleza e Saúde

Os melhores cortes de cabelo para quem não quer sacrificar muito comprimento

Aqui ficam sete sugestões que encontrámos nas rede sociais e servem de inspiração para futuros looks de outono-inverno.

Beleza e Saúde

Antibióticos: uma arma poderosa quando bem utilizada

Um artigo de opinião de Vitória Rodrigues, microbiologista clínica dos Laboratórios SYNLAB.

Beleza e Saúde

O produto de beleza que conquistou Victoria Beckham e Jennifer Lopez

Meghan, a duquesa de Sussex, também é uma grande fã.

Moda

Kate mostra como usar a tendência do estilo utilitário

O conforto é a palavra de ordem e, como sempre, Kate passou no teste com distinção.