Perante a pandemia que enfrentamos – e que nos apanhou a todos de surpresa -, apercebemo-nos que tomámos muitos hábitos como garantidos. Se antes as idas ao supermercado ou ao café eram banais, quando tudo passar, terão, com certeza, outro sabor.

Uma outra mudança tem a ver com o mundo das artes. Afinal, se agora é aconselhado manter algum distanciamento, bem como evitar beijos e abraços, como são gravadas as cenas mais íntimas na televisão ou cinema? No caso de várias novelas portuguesas, as cenas de beijos foram eliminadas de muitos guiões. Mas há exceções.

“Vamos ser testados num dia, vamos ficar de quarentena até termos o resultado do teste, e, depois, vamos gravar as cenas todas de intimidade”, referiu o ator português Pedro Teixeira, durante uma recente emissão do “Somos Portugal”, na TVI. Já Filipe Vargas, brincou: “Vai ser tudo num só dia. Vai ser uma pouca-vergonha de manhã à noite”. 

Ita O’Brien, coordenadora profissional de intimidade para cinema e televisão, diz, segundo a Cosmopolitan, que a nova realidade pode passar por táticas de produção em que as cenas sejam escritas de modo a ser mantidas as devidas distâncias.

Exemplo disso, explica, é a técnica já usada nos anos 50, de parar a cena no preciso momento em que o clima começa a ficar mais “quente”. E Raquel Flesher, cujas funções se assemelham às de Ita, concorda: “as audiências têm excenlente imaginação!“.

Além disso, Flesher refere que também podem ser usadas técnicas de filmagem específicas, às quais chama “técnicas de disfarce“, usadas, por exemplo, em cenas de lutas. “É algo que já fazemos para simular cenas sexuais. Mas há formas de o fazer com beijos. Há maneiras de cortar para dar a entender que estamos prontos para beijar“, diz.

E, claro, os efeitos especiais e técnicas de edição também são uma grande ajuda. Segundo o produtor Bradley Bell, em conversa com o The Hollywood Reporter, o plano é que as filmagens sejam feitas com os atores a manter as devidas distância, ou mesmo sem estarem no mesmo local ao mesmo tempo.

Iremos gravar um lado do casal numa cena romântica, sozinhos, no quarto, mas a olhar para um local muito perto deles. Depois, gravaremos o outro lado, sozinho. Quando juntamos, em edição, parece que os dois estão nariz com nariz“, rematou.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel