@apipocamaisdoce

Ana Garcia Martins é a derradeira mulher dos sete ofícios. A influencer e humorista brilha como comentadora no pequeno ecrã e lançou recentemente uma plataforma que agrega várias marcas portuguesas. Agora, reinventa-se uma vez mais ao assumir o comando de um novo talk show sobre beleza.

O projeto chama-se “Em Boa Companhia” e é fruto de uma colaboração com a Perfumes & Companhia. A premissa é simples: estar ao lado dos portugueses nesta fase em que a próximidade física ainda não está ao nosso alcance, bem como proporcionar experiências diferentes e adaptadas à realidade em que vivemos. Nesse sentido, o formato alia entretenimento, beleza e compras em direto.

O formato, inspirado nos late night shows americanos, tem ainda outro fator diferencial: é 100 por cento voltado para o digital. Ou seja, é transmitido em direto através do site oficial, Facebook e canal de YouTube da marca portuguesa especializada em perfumaria e cosmética. Um modelo que tem feito sucesso noutros países como, por exemplo, a China, os Estados Unidos e o Brasil.

A propósito da estreia do programa, falámos com Ana Garcia Martins sobre este novo desafio profissional e, claro, tudo o que diz respeito ao universo da Beleza. Leia a entrevista completa abaixo:

Influenciadora, humorista e, agora, anfitriã de um talk show sobre beleza. Alguma vez se imaginou a acrescentar essa função ao currículo?

Nunca me imaginei a fazer metade das coisas que faço, por isso esta é só mais uma surpresa. Já me habituei a que diferentes oportunidades vão surgindo, nas mais diferentes áreas, e como gosto de desafios e de projetos que me tirem da zona de conforto, aceitei este com o maior prazer. Agradeço à Perfumes & Companhia por me ter confiado esta tarefa e espero estar à altura.

Em que consiste o programa “Em Boa Companhia”?

É um talk show online em que se fala de beleza de forma muito descontraída e descomplicada. Todas as semanas apresentamos produtos, oferecemos descontos, falamos com especialistas e temos várias outras surpresas. A ideia é que as pessoas aprendam de forma divertida e que não sintam que é só uma dinâmica comercial invasiva.

Como define o seu estilo enquanto apresentadora? Num mundo que leva a beleza a sério, há espaço para o humor?

O humor está presente em todas as áreas da minha vida, por isso não fazia sentido que fosse diferente enquanto apresentadora. Apesar de ter algumas orientações, a Perfumes & Companhia dá-me total liberdade para conduzir este talk show no meu registo. Acredito que me escolheram precisamente por não quererem a apresentadora típica, certinha e super formatada. Há muito espaço para o improviso, o que me deixa completamente à vontade. 

Porque é que a Perfumes & Companhia é a parceira ideal para este projeto?

O motivo mais imediato é o facto de ser uma marca completamente virada para os cuidados de beleza, com uma oferta imensa, super variada e com as melhores imagens do mercado. Depois, porque acho incrível que uma marca se tente adaptar a estes novos tempos em que todos somos obrigados a ficar por casa, com um projeto inovador, disruptivo e 100% voltado para o digital. É a prova de que a Perfumes & Companhia é uma marca muito orientada para o futuro e também para as necessidades imediatas dos seus clientes. 

Considera-se uma mulher vaidosa?

Tenho tanto de vaidosa como de preguiçosa. Adoro tudo o que esteja ligado a beleza e aos cuidados do corpo, ando sempre em cima de todas as novidades, adoro experimentar produtos, mas depois também sou super preguiçosa, esforço-me muito para conseguir cumprir uma rotina de beleza. É por fases. 

Quais são as memórias mais antigas que tem de experiências com maquilhagem ou produtos de skincare?

Sempre tive interesse na área, desde miúda que adoro maquilhagem, lembro-me de brincar com os produtos da minha mãe. Naquela altura, no final dos anos 80, usavam-se imenso sombras em tons muito fortes, tipo azuis e verdes, e sempre que podia lá ia eu pintar-me à socapa.

A pandemia mudou a sua abordagem ao mundo da beleza? 

Estando quase sempre em casa, maquilho-me muito menos, o que acaba por ser bom, porque a pele descansa mais. Por outro lado, sinto que tenho mais cuidados de rosto, provavelmente porque também tenho mais tempo para aplicar máscaras, cremes ou fazer esfoliações.

A sua rotina de cuidados com a pele é prática ou mais elaborada? 

Tento que seja prática. Limpo sempre o rosto de manhã e à noite, aplico um sérum anti-manchas ou um de vitamina C, e por fim um hidratante. De há dois anos para cá também ganhei o hábito de passar um protetor solar fator 50 todos os dias.

Que adaptações fez à sua rotina nesta fase que estamos a viver?

Não fiz  grandes alterações. Como estou mais por casa, tenho feito algumas máscaras, mas de resto mantenho o mesmo tipo de cuidados.

No primeiro episódio do talk show, descreveu-se como uma curiosa em relação à maquilhagem. Quais são os produtos que considera essenciais?

Todos, mas se só pudesse escolher três ficava com uma máscara de pestanas, um pó bronzeador e um batom vermelho.

Usa maquilhagem quando não está a trabalhar?

Não. Apesar de gostar muito mais de me ver maquilhada, se não tiver nenhum compromisso profissional gosto muito da sensação de andar de cara lavada. Como vou várias vezes por semana à televisão e as maquilhagens são mais agressivas, sempre que posso tento que a pele descanse.

Que conselho de beleza a Ana Garcia Martins na casa dos 40 diria à Ana Garcia Martins adolescente?

Prevenção, prevenção e prevenção. Achamos que temos 20 anos para sempre, que não precisamos de grandes cuidados, e mais tarde a pele ressente-se.

Palavras-chave

Relacionados

Celebridades

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos um questionário com 15 perguntas à apresentadora da RTP sobre estilo pessoal e rotinas de beleza.

Beleza

10 ideias fáceis de penteados para fazer em dias mais quentes

As temperaturas mais altas pedem truques acessíveis.

Beleza

Revelados os hábitos de beleza secretos das mulheres no início de uma relação

Muitas mulheres acordam mais cedo para se maquilharem às escondidas dos parceiros.

Mais no portal

Lifestyle

5 dicas para "desligar" quando está em teletrabalho

Por vezes, trabalhar em casa torna difícil estabelecer limites. Saiba como dar a volta ao problema.

Moda

Os Stan Smith estão agora mais sustentáveis, mas com o mesmo estilo de sempre

Em prol da diminuição dos resíduos de plástico.

Moda

3 formas de incorporar cores néon em visuais para o dia a dia

A influencer Leonie Hanne mostra que cores néon são sempre uma aposta vencedora.

Moda

Esta vai ser a mala imprescindível de todas as estações

Conheça o modelo que conquistou as 'influencers'.

Diz Quem Sabe

Infeliz no trabalho? Saiba o que pode estar a paralisar e a prejudicar a sua carreira

Dez conselhos para fazer a mudança que deseja.

Saúde

As sestas têm este benefício inesperado para a saúde

Uma sesta por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. Quem o diz (e comprova) é a ciência.

Lifestyle

Ora aqui está uma forma mesmo doce de mimarmos a nossa mãe

Várias opções para partilhar com a mulher das nossas vidas.

Finanças de A a Z

Bancos digitais: três coisas importantes que deve saber

Os bancos digitais estão a ganhar cada vez mais espaço no mercado e, por isso mesmo, são o tema central deste episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Moda

Uma lingerie para quem se preocupa com o ambiente

Confira a nova coleção “Honest” da Women´s Secret

Moda

Julia Roberts é a imagem da felicidade neste novo vídeo da Chopard

Happy Sport 33 mm e Happy Sport the First são as novas propostas da marca

Nas Bancas

ACTIVA de maio: Mães em tempos de mudança

A ACTIVA de maio, com Madalena Brandão e os filhos na capa, já chegou às bancas.