O ano de 2004 foi muito especial para o então príncipe Felipe de Espanha e para Letizia, que se casaram na Catedral de La Almudena, no dia 22 de maio, há precisamente 17 anos.

Para celebrar a ocasião, o jornalista catalão Miguel Garau, enviou como presente aos príncipes das Astúrias bilhetes da lotaria cujo número correspondia à data do casamento e o casal real ganhou mesmo um prémio com esses bilhetes. No entanto, a história que se conta em Espanha é a de que Letizia venceu a lotaria de Natal nesse ano, mas terá sido mesmo assim?

De acordo com a revista Vanitatis, existem algumas discrepâncias entre a história que se conta e o que realmente aconteceu. Garau procurou o boletim com o número correspondente à data do enlace, o 22.504, e encontrou-o em Valência. “A central de lotarias disse-me que estava na administração de lotaria número 13 da praça de Santa Catalina de Valência”, contou, na época, o jornalista, que conseguiu os décimos correspondentes àquele bilhete e os enviou para o palácio da Zarzuela,

A mesma revista desmistifica alguns dados sobre esse momento. Em primeiro lugar, não foi só Letizia que venceu o prémio. A Felipe VI tocou-lhe o mesmo montante, apesar de, na história que se conta, se dizer que foi exclusivamente a rainha quem ganhou o prémio. O jornalista terá enviado vinte parcelas, dez para Letizia e dez para Felipe, numeradas do 22.501 ao 22.509. Foi o próprio Miguel Garau que revelou este dado, na época em que se soube que os bilhetes dos príncipes eram os premiados, pelo que os dois elementos do casal venceram o prémio – 13.296 euros a cada um, num total de 26.592 euros. 

De acordo com a Vanitatis, também não foi no Natal que os príncipes das Astúrias ganharam o prémio, apesar de grande parte da imprensa espanhola divulgar esse dado em muitas ocasiões. As parcelas foram enviadas por Garau aos príncipes como presente pelo enlace, tinham a data do dia do casamento destes, o sorteio realizou-se a 22 de maio de 2004 e a notícia de que tinham ganho o prémio foi dada a conhecer no dia seguinte ao casamento.

O montante que ganharam foi doado pelos então príncipes das Astúrias a uma ONG, cujo nome nunca foi revelado.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.