Sendo uma das maiores estrelas de Hollywood, atriz e realizadora, Angelina Jolie sempre preferiu manter a vida privada longe dos holofotes, e por este motivo nunca teve redes sociais. Porém, no dia 20 de agosto, decidiu abrir uma exceção para ajudar na crise que vive o Afeganistão.

A estrela criou uma conta no Instagram especialmente para dar voz a uma menina afegã. “Esta é a carta que recebi de uma adolescente no Afeganistão. Neste momento, o povo do Afeganistão está a perder a sua capacidade de se comunicar nas redes sociais e expressar-se livremente. Então vim ao Instagram para partilhar as suas histórias e dar voz a todos aqueles ao redor do mundo que lutam pelos seus direitos humanos mais básicos”.

A atriz, que foi Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas entre 2001 e 2012, partilhou um pouco da  própria experiência no país. “Estive na fronteira do Afeganistão duas semanas antes do 11 de setembro, onde conheci refugiados afegãos que tinham fugido dos talibãs. Isso foi há 20 anos”, escreveu. “É nauseante ver afegãos a deslocarem-se mais uma vez por causa do medo e das incertezas que tomaram o seu país”.

Angelina Jolie também parece fazer uma crítica aos Estados Unidos da América, que ocuparam o Afeganistão por 20 anos, na tentativa de tirar os talibãs do poder. “Gastar tanto tempo e dinheiro, ter tanto derramamento de sangue e vidas perdidas para chegar a isto é uma falha quase impossível de entender”. A atriz continua, fazendo uma crítica à comunidade internacional: “Assistir por décadas à forma como os refugiados afegãos – algumas das pessoas mais capazes do mundo – são tratados como um fardo também é nauseante. Sabendo que se eles tivessem as ferramentas e o respeito, tanto poderiam fazer por eles próprios. E conhecer tantas mulheres e meninas que não só queriam educação, mas lutaram por ela”.

Por fim, a atriz deixa o apelo: “Como tantos outros que estão comprometidos, não vou virar para o outro lado. Vou continuar a procurar formas de ajudar. E espero que te juntes a mim.”

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.