Os britânicos têm progressivamente vindo a ter uma opinião menos positiva sobre Harry e Meghan. Estas são as conclusões a que chegou o YouGov, especializado em análise de dados e investigação de mercados, depois de ter feito uma nova sondagem sobre a popularidade de vários elementos da família real, incluindo dos duques de Sussex.

O número de pessoas que tem uma opinião positiva em relação ao príncipe Harry caiu nove pontos face à última sondagem, de abril deste ano, de 43% para 34%. Já Meghan caiu dos 29% para 26%. No entanto, no que se refere à percentagem de pessoas que tem uma opinião negativa em relação ao casal, os números de Meghan são superiores aos de Harry, com 65% da duquesa, face a 59% do príncipe.

De salientar que, apesar de os valores dos duques de Sussex serem bastante elevados, ainda assim ficam longe da percentagem de descontentamento dos britânicos relativamente ao príncipe André, que com 83% de opiniões negativas é o elemento da família real de que a população menos gosta.

No entanto, a perda de popularidade de Harry e Meghan é ainda maior quando comparada com os valores obtidos em outubro de 2019, há quase dois anos, numa altura em que ainda não tinham comunicado a sua decisão de se afastarem dos deveres reais nem dado a entrevista explosiva a Oprah – vista como uma das principais causas para a grande queda de popularidade do casal.

Naquela altura, 71% dos britânicos tinha uma opinião positiva sobre Harry e 55% sobre Meghan. A primeira grande queda de popularidade deu-se logo após anunciarem, em janeiro de 2020, a sua decisão de se afastarem da Casa Real. Cinco dias depois desta decisão, a aprovação de Harry encontrava-se nos 55% e a de Meghan nos 38%.

E ainda no que respeita a aprovação, os britânicos não parecem ter dúvidas em relação ao primeiro lugar. Tal como se tem verificado nas sondagens anteriores, a rainha é o membro da família de que os britânicos mais gostam, com 80% de votos positivos. Em segundo e terceiro lugar encontram-se, respetivamente, o príncipe William, com 78%, e Kate, com 75%.

De salientar que esta sondagem foi realizada entre 27 e 29 de agosto com uma amostra de 1667 pessoas maiores de idade. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal