Estima-se que afecte cerca de dez por cento das crianças em Portugal e é uma causa importante de absentismo escolar. Razões mais do que suficientes para os pais encararem com apreensão o diagnóstico de asma. Mas actualmente, com o tratamento adequado, é possível ter uma vida perfeitamente normal. Basta que tenha alguns cuidados.




Doença respiratória

‘A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que provoca dificuldades na respiração’, explica a pediatra alergologista Natália Ferreira. ‘O que acontece é que os brônquios destas crianças são hipersensíveis e reagem a determinados estímulos. Então, inflamam-se, dificultando a saída do ar, o que origina uma crise asmática.’ Sabe-se que há uma forte predisposição genética nesta doença. Se ambos os pais têm asma, a criança tem 60 por cento de probabilidade de vir a ter também. O nível de gravidade também varia: a asma pode ser intermitente ou persistente, ligeira ou grave, mas, em qualquer caso, ‘já há muitos medicamentos e, actualmente, é uma doença facilmente controlável. Há é que fazer a medicação preventiva e saber como agir em caso de crise’, esclarece a pediatra. ‘Tem de se aprender a viver com esta doença.’




Principais sintomas

Tosse, pieira, aperto no peito e dificuldades na fala e na respiração são os mais comuns e os factores desenca-deantes podem ser muitos. Além do pó e do fumo, também o exercício físico pode originar uma crise (asma de esforço), assim como o contacto com animais com pêlo ou penas e o pólen primaveril, embora esta última seja mais comum na adolescência e início da vida adulta do que na infância. ‘A asma é o que se chama uma doença multifactorial e até uma gripe pode originar uma crise’, alerta Natália Ferreira.




Como se trata

Geralmente usam-se inaladores, xaropes e comprimidos, mas também há vacinas muito eficazes quando se consegue determinar um agente provo-cador específico (caso do pêlo dos gatos, por exemplo). A asma pode estabilizar e não causar crises durante anos, ainda assim, ‘estas crianças devem estar sob vigilância e fazer um teste anual à função respiratória para ver se está tudo bem’, aconselha a pediatra. Ao contrário do que por vezes se pensava, a asma não passa com a idade, mas ‘o crescimento tende, sim, a atenuar os sintomas graças ao desenvolvimento dos brônquios, por isso todos os desportos que os desenvolvam são óptimos, como a natação’.




Ajude-o a conviver com o problema

. Em caso de crise, mantenha a calma. Elas costumam ser progressivas e evoluir lentamente, ha tempo para usar a medicacao ou recorrer a ajuda medica no caso de persistir. Ajude o seu filho a acalmar-se e a respirar. Sente-o inclinado para a frente e massaje-lhe as costas para facilitar a respiracao.

. Adopte medidas preventivas. Em casa, o ambiente deve estar livre de po e acaros. Limpe o po com um pano humido e aspire em vez de varrer. Evite os tapetes e cortinados grossos e tenha poucos bonecos e livros no quarto deles.

. Saiba se nos centros de saude e hospitais da sua zona existem consultas diferenciadas de asma e peca manuais de ajuda.

. Ensine o seu filho a lidar com a doenca. Os livros ilustrados de Ana Maria Magalhaes e Isabel Alcada ‘Manual de Ajuda para a Crianca e o Jovem com Asma’ podem ser uma ajuda preciosa.




Evite…

… sobreproteger o seu filho. ‘Receo-sos de desencadear uma crise, os pais acabam por não deixar os miúdos brincar no recreio, correr ou ir para o jardim. A asma transforma-se na doença do ‘não’, quando o desporto pode até ser benéfico para desenvolver a sua capacidade brônquica’, explica a pediatra.

… perder a calma. Se entrar em stresse, o seu filho também entra em stresse, o que agrava os sintomas da asma.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar