'Despacha-te!'

Há aquelas crianças que parecem a pilhas: correm, gritam, e de certeza que se lhe espetasse um pionés saíam disparados pelo tecto como um balão a gás. E depois, há… os lentos.

Demoram para acordar, para estudar, para entrar no banho, para sair do banho. Quanto mais ordens se lhes dá – vai lanchar; vai calçar os sapatos; veste o casaco; já fizeste os trabalhos?, terminando sempre com o proverbial ‘despacha-te’. Tudo inútil.

O problema, geralmente, é nosso. Nós é que temos as mudanças aceleradas, nós é que vivemos a cem à hora, eles é que estão certos. Mas isso não apaga as consequências: a vida está pautada pelo nosso ritmo, e eles têm de o seguir. Como tornar-lhes mais fácil o adoptar de uma velocidade que não é a deles?

Em primeiro lugar, controle o impulso para andar atrás deles. Alguns ‘atrasados’ usam a lentidão como forma de receber atenção dos pais: desactive o sistema. Não implore. Não diga ‘Ó Huguinho, despacha-te lá…!’ Mande uma vez. À segunda, há consequências.

Quando possível, deixe-o controlar a vida dele, deixe-o escolher a hora a que quer fazer os trabalhos ou tomar banho, por exemplo. Ponha-se no lugar dele: é extenuante andar o dia todo a toque de caixa.

Há truques que podem ajudar, como usar um alarme de cozinha, por exemplo: incentive uma corrida contra-relógio para ver se consegue calçar-se ou sair do banho antes de o relógio apitar.

Mas o principal é ir à raiz doproblema: ele não sai da cama? Se calhar precisa de dormir mais. Experimente pô-lo a dormir mais cedo. Ele não faz os trabalhos? Se calhar precisa de desanuviar a cabeça: deixe-o ler ou jogar computador por meia hora. Ele nunca mais acaba o que tem no prato? É porque não tem fome. Tire-lhe o prato.

Acima de tudo, dê-lhe atenção de várias maneiras sem que ele tenha de ‘obrigá-la’ a olhar para ele. Que, como toda a gente sabe, se consegue muito mais eficazmente das piores maneiras…

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Crianças: saiba como convencê-los a comer legumes

Sim, é possível evitar a 'birra dos verdes'. Tire cinco minutos para rever a estratégia

Comportamento

Não deixe que o seu filho seja violento na escola

Agressões verbais e mesmo físicas entre professores e alunas não faltam. Mas haverá forma de resolver a violência nas escolas? E se o seu filho for um dos agressores? A pedagoga Eulália Barros avança com respostas para os pais sobre esta questão.

Comportamento

Hiperactividade: Quando as crianças não param quietos

Ainda há muitas ideias erradas sobre esta patologia, que afecta entre 35 e 50 mil crianças em Portugal. Mas o tratamento atempado pode salvá-las das malhas do insucesso escolar.

Comportamento

Crianças portuguesas passam cada vez menos tempo com os pais

25% das crianças até aos três anos passam o dia em creches e 82% dos menores entre os quatro e os seis anos frequentam a pré-primária. Só não sobra muito tempo para estarem com os pais.

Comportamento

Mais tv, menos sono

Quem tem televisão no quarto dorme menos durante a noite

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).