Saídas à noite, o inferno dos pais


"Mãe, quero sair hoje à noite". Existem palavras mais temidas do que estas? Consciencialize-se que é inútil lutar contra moinhos de vento. A atracção por um cenário onde, aos olhos dos adolescentes, todas as experiências acontecem, é mais forte do que todos os seus argumentos contra. E eles querem-no fazer cada vez mais cedo.

Por outro lado, a adolescência é uma fase da vida que implica naturalmente a exposição a diversos perigos: "Se pensarmos que podemos controlar estes perigos proibindo as saídas à noite, estamos a deixar o jovem à mercê de muitos outros perigos que também existem durante o dia. A proibição das saídas à noite impede o jovem de viver experiências que são essenciais ao seu desenvolvimento e prejudica a a sua socialização", salienta a psicóloga Sónia Pereira.



É essencial que os pais encontrem um ponto de equilíbrio, o que não é fácil, mas pode ser alcançado. Antes de mais, e apesar da precocidade crescente desse desejo, cada caso é um caso: "não podemos identificar uma idade ideal para começar a sair, pois tudo depende das especificidades do local (uma discoteca, uma festa, um concerto, uma rave…), da maturidade do jovem e de muitos outros factores. Os pais vêem-se cada vez mais pressionados para autorizar saídas à noite ("todos os meus amigos saem, porque razão eu não posso?"), mas é importante referir que não são obrigados a fazê-lo se não se sentirem confortáveis com a situação.

Os pais devem aprender a dizer "não" se consideram que, de facto, estão a agir de forma correcta." Mas sendo o ‘correcto’ tão subjectivo, a psicóloga Vitória Ortega ajuda a estabelecer a fronteira: "devem proibir quando exista a necessidade de proteger o jovem dele próprio", ou seja, quando são identificados sinais de risco (como o consumo repetido de álcool e de drogas).

Não tenha medo de lhe exigir que…



… esteja contactável pelo telemóvel: "Para segurança do jovem, este deve estar contactável. Além disso, também é essencial que seja combinada a hora de chegada a casa, que os pais saibam onde está o filho e que conheçam alguns dos seus amigo", aconselha Sónia Pereira



… respeite o horário negociado, sendo que este deve ser adequado à idade do seu filho: "quando tem 13 anos pode ir jantar à pizaria com os amigos ou ir ao cinema, conversar com os amigos na praceta com o seu grupo até às 23 horas; aos 15, o seu raio de acção precisa de mais amplitude: já conhece o que está próximo, pelo que necessita de mais terreno e de mais tempo para explorar e ampliar o conhecimento; e assim sucessivamente, até aos 18,19 anos", refere Vitória Ortega.

… lhe diga com quem está e onde: "de preferência, deve conhecer os amigos, pois isso implica uma dupla responsabilidade: perante a família e perante a família dos amigos", lembra Vitória.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

As filhas precisam das mães

Quando as raparigas crescem continuam a precisar de carinho e apoio materno. Mas será que as mães sabem dá-lo nas doses certas?

Comportamento

Piercings - Cuidado com os furos

Estão na moda há vários anos, e são cada vez mais usados por adolescentes à procura de uma imagem alternativa e arrojada. Mas, antes de deixar o seu filho fazer um, há que ter alguns cuidados

Comportamento

Proteja o seu filho na Internet

Conhecer a linguagem que o seu filho usa na 'net' pode fazer a diferença na hora de detectar abusos

Comportamento

Jovens começam a beber cada vez mais cedo

A iniciação ao alcool começa agora aos 14 anos e há cada vez mais jovens com problemas graves de alcoolismo

Comportamento

Confissões de pais de adolescentes

Como é que um homem se relaciona com filhos a treinar para adultos? Três pais contam-nos como lidam com as saídas à noite, os primeiros namorados e outras dores de crescimento

Comportamento

Novas drogas - sabe o que o seu filho anda a tomar?

Haxixe, cocaína, LSD, Ecstasy... As substâncias psicoativas são consumidas em diferentes contextos, muitos dos quais o seu filho tem acesso. Mas será que é capaz de avaliar se esse é o caso?

Comportamento

O que aconteceu à minha Voz?

É motivo para risinhos e alguns embaraços, mas, mais do que isso, a mudança de voz é um marco simbólico da entrada na adolescência.

Mais no portal

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso