Sabia que o seu filho pode ser um hacker do futuro?


Segundo um estudo da Panda Security, 67% dos jovens entre os 15 e os 18 anos de idade afirmam ter pirateado contas de amigos em IM ou redes sociais.





· 20% confirma ter divulgado na Internet ou publicado em redes sociais fotos ou vídeos comprometedores de amigos.

· 17% dos adolescentes afirmam ser capazes de encontrar ferramentas de hacking na Internet, e destes, cerca de 32% afirmam tê-las utilizado por curiosidade.



De acordo com este estudo,

mais de metado dos adolescentes entre os 15 e os 18 anos de idade utilizam a Internet diariamente, dispendendo em média 18,5 horas semanais ligados. O estudo revelou que cerca de 32% desta actividade online é dedicada ao estudo, ao passo que os restantes 68% envolvem actividades de lazer, tais como jogar online, visualizar vídeos, ouvir música, conversar, etc.

Apesar de 63% dos pais declararem preocupar-se com a segurança online dos seus filhos, em particular no que diz respeito às ameaças a que estão expostos (contacto com estranhos, acesso a conteúdos inapropriados, etc.), nenhum expressou entre as suas principais preocupações o risco que os filhos correm em envolver-se em actividades ilícitas na Internet.

No entanto, cerca de 67% dos jovens inquiridos admitiu ter experimentado, pelo menos em uma ocasião, piratear contas de amigos em instant messaging ou redes sociais. 20% confirmaram mesmo ter divulgado na Internet ou publicado na Web fotos comprometedoras de amigos sem o seu consentimento prévio.

O estudo revelou ainda uma quantidade significativa de adolescentes (17%) que afirmam possuir conhecimentos técnicos avançados e serem capazes de encontrar ferramentas de hacking na Internet. Destes, 30% declaram mesmo tê-las utilizado em pelo menos uma ocasião. Ao serem questionados pela justificação, 86% declararam que a curiosidade os levou a investigar estas ferramentas públicas.

Segundo Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs, "Os conhecimentos avançados que muitos adolescentes adquirem através de ferramentas gratuitas e de conteúdos disponíveis na Web, podem por vezes levá-los a actividades eventualmente ilegais. Temos conhecimento de casos de adolescentes que utilizam Trojans para espiar os seus parceiros, invadirem os servidores da escola para consultarem exames ou mesmo roubar a identidade de amigos ou colegas em redes sociais".

Apesar de existirem inúmeras iniciativas destinadas a educar e promover a consciencialização das ameaças da Web, existem muito menos com foco na detecção e identificação de comportamentors ilegais.

"Devemos encorajar os jovens a utilizarem a Internet como um canal para o desenvolvimento pessoal, ensinando-os a utilizá-la de forma responsável e saudável. É importante ajudá-los a evitar em participar em actividades dúbias, aparentemente fáceis graças ao anonimato possibilitado pela Web", declara Corrons. "Apesar da percentagem ser muito reduzida, ainda nos deparamos com demasiados casos de adolescentes ligados ao ciber-crime, como é o exemplo do recente caso mediático do criador de worms para o Twitter, com apenas 16 anos de idade. Estimamos que apenas 0,5% destes casos são detectados pelas autoridades competentes. Os que são levados a actos de hacking por mera curiosidade, poderão acabar por descobrir o potencial financeiro desta actividade, tornando-se também eles criminosos."





Relacionados

Comportamento

Crianças: como ter umas férias tranquilas

Elas protestam que têm fome. Ou não querem sair da água. Ou estão enjoados. Ou estão fartos de estar no carro. Ir de férias com crianças pode ser um stresse mas não tem de ser um drama. Aqui ficam algumas ideias para uns dias descansados.

Comportamento

O que levar em viagem com crianças

Para não deixar para trás coisas que lhe farão falta em viagem, coloque esta lista no armário das crianças. Antes de viajar, é só 'checar' para não esquecer nada.

Comportamento

SOS Criança: o que fazer em situações de emergência

Saiba quais os primeiros socorros a prestar em seis situações de emergência infantil

Comportamento

Geração XL: o perigo da obesidade infantil

Porque é que as crianças de hoje são mais gordinhas do que os seus avós? Não, não é porque se fartam de comer: até comem menos calorias do que antigamente. O que acontece é que gastam muito menos. Aqui ficam algumas dicas para prevenir a obesidade infantil.

Comportamento

Como aumentar a confiança do seu filho

Gostava que o seu filho fosse bom aluno? Pois, não é só o estudo que conta. Está provado que crianças confiantes e autónomas são crianças mais felizes e com melhores rendimentos escolares. Mas para que isso aconteça, o seu papel é essencial.

Comportamento

50 coisas que fazem as crianças felizes

Algumas já as fazíamos em pequeninos, outras são ideias recentes. Mas há milhares de actividades simples que as crianças continuam adorar, e que não dão trabalho nenhum. Pelo menos 50 dias de brincadeira estão garantidos.

Comportamento

Shopping: regresso às aulas

Tudo o que os seus filhos precisam para regressar às aulas, a preços muito acessíveis, de roupa a material escolar.

Comportamento

Mochilas: como evitar que prejudiquem as costas dos mais pequenos

No regresso às aulas, a mochila é o acessório principal. No entanto, há que ter atenção à sua escolha para evitar que as crianças transportem demasiado peso nas suas costas

Comportamento

As crianças não se medem aos palmos

A sociedade valoriza os mais altos, mas a ansiedade dos pais face a filhos mais baixos raramente se justifica. Guarde a fita métrica e relaxe.

Beleza

Prepare o seu corpo para ser mãe

Se pretende ser mãe nos tempos mais próximos tenha em atenção certos aspectos que não deve descurar para conservar a sua fertilidade e evitar problemas futuros.

Comportamento

Jogos e estratégias para entreter os mais pequenos em viagem

Vai de férias e está em pânico a pensar como vai entreter os seus filhos? Aqui está uma ajuda preciosa para os manter sossegados em tempo de férias.

Comportamento

Como viveram as famosas a gravidez?

Quando se aproxima o Dia da Mãe, fomos saber como é que Victoria Beckham, Cate Blanchett, Katie Holmes e Liz Hurley viveram esse "estado de graça".

Mais no portal

Moda

20 vestidos abaixo dos 20 euros que valem mesmo a pena nos saldos da Zara

Os preços começam nos 9,99€ e ainda explicamos como respeitar o plafond para compras em época de saldos.

Vídeos

ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020: uma tarde em que as palavras nos tornaram mais fortes

Mais uma edição para homenagear mulheres que mudam vidas, com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Saúde

Preste atenção a estes sinais de que está a beber pouca água

Assim como se deve cultivar hábitos saudáveis na alimentação e na prática de atividade física, o consumo diário de água também deve fazer parte da rotina diária.

Beleza

Erros comuns que prejudicam a saúde dos cabelos crespos

No que diz respeito a cabelos afro, saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Comportamento

Use estas situações comuns do quotidiano para treinar a assertividade

Estabelecer e impor limites nem sempre é fácil, especialmente para quem não está habituado.

Fashion Tips

Saiba como escolher o vestido de cerimónia perfeito para brilhar em qualquer evento

Está oficialmente aberta a temporada de casamentos e a rubrica Fashion Tips está aqui para ajudá-la a estar no seu melhor.

Comportamento

Cansada de deixar as coisas pelo meio? Estas dicas podem ajudar

Aqui ficam cinco conselhos de uma especialista para levar tarefas e objetivos até ao fim.

Finanças de A a Z

Como planear a poupança das crianças em apenas três passos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Deep Talk

Li Furtado: "A melhor influenciadora é a cliente que surge naturalmente"

A paixão pelo e-commerce e pelas compras online levaram Li Furtado a deixar uma carreira tradicional para lançar um negócio digital. O resultado é a super bem-sucedida marca de moda CINCO.

Moda

Hailey Bieber usa a próxima cor do momento em viagem a Paris

Inspirámo-nos no estilo da modelo e reunimos várias peças que são a cara dao verão.

Diz Quem Sabe

Neste verão, medite: a sua saúde mental agradece

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Beleza

Batom para fazer o contorno do rosto? Este truque de maquilhagem prova que é possível

Sim, é inacreditável, mas leu bem.