5 bons hábitos para os adolescentes

Stress, ansiedade, dúvidas existenciais… Quem não se lembra de como é ser adolescente? Mas com um pequeno estímulo da sua parte, eles podem adquirir hábitos e competências que lhes facilitam a vida, agora e nos anos futuros!



1. Permita-lhe descobrir a ‘sua’ maneira de estudar



A qualidade principal de um bom aluno: ler, ler, ler. Claro que isto não se treina em adolescente, começa em bebé, mesmo antes de ele saber ler. Mas mesmo quem não é um leitor voraz pode aprender a tirar o melhor partido das suas qualidades. Nem toda a gente estuda da mesma maneira, mas, geralmente, todos estudamos melhor com a televisão apagada, a uma hora certa e com o Messenger desligado… Aspectos que devem ser lembrados, tanto mais que esta é a idade crítica, em que a novidade de saber mais já desapareceu e a necessidade de lutar por uma carreira ainda vem longe e, por isso, pode ser preciso motivação extra. Por outro lado, não exagere: de vez em quando deixe-o sair de casa, jogar à bola e esquecer que a escola existe.



2.Faço-o compreender que dormir não é uma perda de tempo



Os adolescentes, descobriu um estudo das Universidades Americanas de Brown e Stanford, vivem uma contradição na hora de deitar: o seu relógio biológico mantém-nos alerta e o seu corpo exige-lhes mais horas de sono (mais ou menos 9 horas e meia por noite) do que aquelas que dormem. Resultado: andam a cair de sono… Os investigadores recomendam ar livre, bastante desporto, pouca luz e barulho antes de dormir e hora de deitar por volta das 10… Se conseguir isto, é uma heroína.



3. Ensine-o a comer de tudo



Os adolescentes estão especialmente vulneráveis a maus hábitos alimentares, uma vez que têm mais controlo sobre aquilo que comem fora de casa. "Vivemos num ambiente alimentar tóxico," afirma a nutricionista canadiana Leslie Beck, autora do livro ‘Healthy Eating Habits for Preteens and Teens’ (‘Hábitos Alimentares Saudáveis para Pré-Adolescentes e Adolescentes’). "Temos acesso a alimentos processados, com gorduras e açúcares, todos directamente publicitados para adolescentes". Mas ainda há esperança: "Os pais continuam a ter um papel importante na educação alimentar." Não podemos controlar o que comem na escola, mas podemos controlar o que comem em casa, oferecendo-lhes uma alimentação variada e rica em frutas e verduras.



4.Alerte a sua filha para que não aceite boleia de namorados alcoolizados



O principal’ assassino’ de raparigas não é nem a droga nem os psicopatas: são os namorados ao volante. Foi a conclusão do jornal inglês ‘Times’ e o perigo é tanto que os ingleses já fizeram uma campanha televisiva para alertar os jovens. ‘Não deixem que eles vos levem a casa’, aconselha a polícia. Todos os rapazes entre os 18 e os 20 se sentem imortais! Por isso, se tem filhas, é melhor ir buscá-las, dar-lhes dinheiro para um táxi, ou, se elas têm mais de 18 anos, dar-lhes a carta… É que o estudo também concluiu que as raparigas são muito mais responsáveis ao volante.



5. Ajude-o a tornar-se um bom gestor do seu dinheiro



Ganhar dinheiro dá aos adolescentes um sentimento de responsabilidade e auto-estima, concluiu a investigadora e economista americana Jeanette Tucker. Tomar conta de crianças, lavar o carro, dar explicações, descubra com eles o que podem fazer. Vá com o seu filho abrir-lhe uma conta no banco, explique-lhe como funciona e, em vez de lhe pagar tudo de mão beijada, habitue-o a saber como o mundo funciona, como se paga uma conta, quanto custa uma ligação à Internet.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Celebridades

Tom Felton atualiza estado de saúde após ter sido transportado para o hospital

O ator de 'Harry Potter' sentiu-se mal durante uma partida de golf.

Lifestyle

Netflix cancela série com mistério por resolver

Saiba qual!

Lifestyle

55% dos portugueses gostaria de viajar com os animais de estimação

A revelação é de um estudo da eDreams.

Lifestyle

Onde acampar este outono?

Confira 10 sugestões.

Moda

Josefinas lança a mala de outono perfeita

Chama-se 'The Bucket Bag' e está disponível em três cores.

Comportamento

9 características das relações bem-sucedidas

Saiba se a sua preenche todos os "requisitos".

Saúde

Dois grandes mitos que a estão a impedir de atingir aquele número na balança

Conheça-os e saiba como os ultrapassar.

Lifestyle

BoatLovers: um barco aqui tão perto

Para tornar muito mais fácil alugar ou comprar um barco nasceu esta empresa, dos fundadores da HomeLovers.

Saúde

Viver Sem Fumo: o método criado por Cristiana Machado, que garante resultados em 15 minutos

Lifestyle

Afinal, por que motivo usamos a aliança na mão esquerda?

Explicamos tudo.

Saúde

Estes alimentos típicos da cozinha japonesa podem ajudar-nos a viver mais anos

Gosta de molho de soja? Então este artigo é para si.