149415657.jpg

Continua a arranjar mil e uma desculpas para o facto de ele não lhe telefonar, não aparecer, não se declarar? Se calhar, a resposta é simples: ele não está interessado em si! Foi a pensar em todas as mulheres ‘encalhadas’ em relações que não lhes trazem nada que dois dos guionistas da série ‘O Sexo e a Cidade’, Greg Behrend e Liz Tucillo, escreveram o livro ‘Ele não está assim tão interessado’ (Editorial Presença).

Mas para tirar dúvidas, falámos em directo com Liz, que se tornou uma especialista em relacionamentos depois de ouvir as centenas de histórias verdadeiras que lhe passavam pelas mãos todos os dias.

A primeira pergunta era óbvia: por que é que é tão difícil para nós aceitar que um homem não é a pessoa certa e partir para outra? “Acho que tem a ver com a nossa dificuldade em aceitar a rejeição. É uma ideia tão dolorosa que precisamos de lhe escapar o mais rapidamente possível, inventando desculpas parvas e razões para justificar o facto de ele se afastar ou não nos tratar bem. Também costumamos pensar que se formos suficientemente espertas e tivermos um bom plano, vamos conseguir fazer com que ele mude de ideias. E depois, temos medo da solidão, ou pensamos que já não há ninguém por quem seja possível apaixonarmo-nos loucamente outra vez.”

Liz afirma no livro que “Se um homem quiser encontrá-la, vai fazer por isso.” E reforça um facto muito simples: se um homem simpatiza connosco, vai querer voltar a ver-nos.

Quando o telefone não toca

A ideia que temos é que, hoje em dia, é mais fácil um homem encontrar uma mulher do que uma mulher encontrar um homem, ou pelo menos um homem que valha a pena. A guionista confirma: “os homens têm a vida muito mais facilitada, há mais mulheres e mulheres com mais valor. Uma coisa que me espanta, em todas as conferências e sessões de autógrafos que dou, é a quantidade de mulheres lindas, inteligentes e adoráveis que estão sozinhas.”

A maioria das mulheres queixa-se da dificuldade que é encontrar alguém que nos ligue no dia a seguir a conhecer-nos. “Se eles telefonam em, suponhamos, três dias, talvez estejam a fazer-se caros, porque foi isso que foram ensinados a fazer, não querem parecer demasiado esfomeados”, explica Liz.

“Não me parece um problema de auto-estima, parece-me mais ligado ao orgulho de não abrir logo o jogo ao princípio. Por outro lado, se se refere a um homem que já é seu namorado mas que não parece suficientemente entusiasmado nem comprometido com a relação, aí já é diferente. Aí, penso que ele de facto não está assim tão interessado em si! E isso não quer dizer que você não mereça, mas porque no mundo dos solteiros e dos encontros e dos namoros, a maior parte das pessoas que vai encontrar não a vão entusiasmar por aí além. Isso é que torna tão especial o momento em que nos apaixonamos.”

Mas nem sempre o escolhido é um príncipe encantado. Por que é que tantas mulheres se apaixonam pelo mau da fita, por alguém que não as trata como elas merecem? “Teria de responder muito seriamente o seguinte: há mulheres que não estão preparadas para serem bem tratadas”, responde Liz. “Quando vêem um mau rapaz sentem um surto de adrenalina, sentem que ali está alguém que vai tratá-las como elas acham que merecem ser tratadas. Mas à medida que envelhecemos, tornamo-nos mais sábias e percebemos que a bondade pode ser ainda mais sexy.”


Não espere por quem não vale a pena

Os homens podem esperar para ter filhos, as mulheres não, e isso é outro foco de drama. “As mulheres têm de ser honestas com elas próprias sobre aquilo que realmente querem”, aconselha Liz. “E não ficarem penduradas à espera de alguém que nunca lhes vai dar o que elas querem. Se ele gosta mesmo de si, não vai andar a engonhar à espera que apareça alguém melhor… Há muitos homens que querem uma família. E há outros que merecem ser abandonados mais vezes por mulheres que já perceberem que são demasiado boas para ficarem à espera.”

E para terminar, uma pergunta antiquada: uma mulher deve caçar ou esperar para ser caçada? “Há um equilíbrio entre caçar um homem e trancar-se em casa. Penso que se pode sair, ir a festas, estar com as amigas, falar com os homens e namorar, namorar, namorar. Mas não é preciso ir ao ponto de lhe pedir o telemóvel se vir que ele não está entusiasmado. Ou pensar num plano para dar de caras com ele outra vez. Ele é que deve fazer isso!”


PERCEBA OS SINAIS DE INTERESSE

É mau sinal se ele…

.. leva imeeeeenso tempo a ligar-lhe, dias e dias. Isto é uma das tácticas mais antigas para manter a coisa em banho-maria, para não se comprometer demasiado e nunca a fazer sentir como uma prioridade, mas mantê-la engatada;

… só se quer encontrar consigo com mais gente ou só lhe aparece à noite;

.. quer manter a coisa demasiado vaga e nem sequer diz que é a sua namorada. Alguém que a ame de verdade vai querer ter a certeza de que você não anda com mais ninguém.

É bom sinal quando…

… não tem de falar dele incessantemente às suas amigas;

… ele não a faz sentir insegura;

… não lhe manda mensagens contraditórias;

… não fica obcecada com a relação porque ela corre bem. Sabe o que ele sente, ele é confiável e afectuoso. Fim. Não há drama. Toda a mulher sabe aquilo de que eu estou a falar. Sabemos quando a nossa amiga tem uma relação séria: de repente, não há nada a dizer sobre isso. Ela está simplesmente feliz. E já não passa tanto tempo connosco.
 

Mais no portal

Celebridades

Não vai acreditar nos visuais das Kardashians nas primeiras aparições públicas

Veja a evolução das mulheres do clã Kardashian-Jenner na passadeira vermelha (e na vida).

Moda

Este é o visual favorito das influencers portuguesas para dias passados em casa

Muitas das mulheres portuguesas mais influentes nas redes sociais estão rendidas a este "uniforme trendy" do confinamento.

Lifestyle

6 dicas para reduzir encargos com o crédito habitação

O crédito habitação e as despesas que estão associadas a este contrato representam uma fatia significativa do orçamento das famílias.

Moda

Irina Shayk arrasadora em sobrecamisa com efeito envernizado

Descobrimos de onde é esta peça, que custa menos de 40 euros.

Fora da Caixa

A técnica de finalização ideal para cabelos encaracolados, ondulados e crespos

Uso-a para aplicar tudo, desde leave-ins, passando por óleos, a cremes hidratantes.

Celebridades

Karol Conká saiu do BBB - Quem vamos odiar agora?

"Cancelada" é a palavra de ordem e o reality show brasileiro parece intensificar este hábito (perigoso) da internet.

Moda

Como não amar as novas Josefinas?

A marca portuguesa apresenta um novo modelo de calçado.

Celebridades

Mia Farrow sobre alegados abusos sexuais de Woody Allen: "Eu própria não conseguia acreditar"

Novo documentário traz revelações inéditas.

Finanças de A a Z

Os hábitos financeiros que devemos evitar a todo o custo

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z foca-se nas práticas que são inimigas da estabilidade financeira.

Nas Bancas

Bárbara Tinoco: "As mulheres mais novas têm tudo a aprender com as mais velhas"

Uma conversa imperdível com a cantora e compositora de 22 anos.

Editorial

Beleza com saúde física e mental

"A nossa magia está muito mais naquilo que transmitimos do que naquilo que somos. E o amor próprio é o melhor tratamento". O editorial deste mês de Natalina de Almeida, a diretora da ACTIVA.

Moda

Esta cor foi a grande estrela da Semana da Moda de Nova Iorque

Saiba como usá-la.