Adolescentes: eles têm vergonha que a mãe...

DANCE – Mesmo que as mães sejam jovens, giras e desempenadas, não é nada bem visto pelos filhos que elas andem alegremente a abanar-se nas discotecas. Uma mãe não é suposta dançar ou ter qualquer outro comportamento que eles consideram mais próprio do adolescente. Uma mãe deve manter-se sentadinha a um canto, de saia preta pelo joelho.

RIA MUITO ALTO – Principalmente em público. Tudo o que os faça lembrar que a mãe pode ter uma vida sexual ou romântica, e por isso estar muito feliz, é um drama.

FALE ALTO – É uma variante do rir alto que não tem a componente sexual mas tem a componente do ‘e agora ficam todos a olhar para nós’. Um adolescente que se preze quer fundir-se com o papel de parede, e quer que a mãe faça exactamente o mesmo.

 

SE VISTA À CIGANA para uma reunião da escola – Ou aquilo que eles acham que é vestida à cigana, que pode incluir qualquer tipo de roupa que não seja calças ou saia preta e camisa branca.

 

FALE DELES AOS AMIGOS – Principalmente na presença deles. Quem precisa de porta-voz são os bebés. Um adolescente quer ser independente, e não precisa de uma mãe que fale por ele.

 

CONTE HISTÓRIAS de quando ele era pequenino – “Ó Joana, tu sabias que o Tomás usou chucha até aos cinco anos? E quando tinha dois anos costumava andar pela sala a correr só com a fralda e a babar-se para dentro do aquário e a querer tirar os peixes da água… Era tão fofo!” Não estranhe se ele ficar três semanas sem lhe falar.

 

OS BEIJE e lhes chame “meu amor” – O que se compreende. Qual é o matulão que gosta de ter a mãezinha agarrada às grades da escola a gritar: “Zequinha, querido não te esqueças do gorro.”

 

USE ALCUNHAS na presença dos amigos – Como “quiducho”, “Niquinhas”, “Xuxu”, mas especialmente as terminadas em ‘inho’. Um rapaz com o sólido nome de Francisco não precisa que lhe chamem Kikinho em frente dos amigos.

 

SEJAM MELGAS – Eles estão no quarto a estudar ou a ouvir música ou a conversar ou o que quer que seja, e elas passam a vida a abrir a porta para perguntar se eles querem mais uma torradinha com marmelada, se já fizeram os trabalhos, se já não têm mais aulas e quando é que vão todos juntos ao jardim Zoológico.

 

LHES LIGUE PARA O TELEMÓVEL- Principalmente quando é para perguntar se querem peixinho ou franguinho ao jantar, e a que horas chegam, e se não era melhor virem fazer os trabalhos para casa.

 

FALE COM O DIRECTOR DE TURMA – Para perguntar por que é que o malvado homem embirra tanto com o seu querido filho. 

 

IMPONHA HORÁRIOS – Nos dias que correm, já nem a Cinderela chegaria à meia-noite…

 

LHES PEÇA QUE TELEFONEM – É quase impossível para uma mãe não pedir a um filho para lhe ligar quando vai viajar ou quando não tem a certeza de saber do paradeiro dele, mas quase todos se sentem incomodados em fazê-lo. Enfim, tente ser razoável: console-se com um toque ou uma mensagem curta, por exemplo, que é mais fácil de enviar sem que ninguém dê por isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Celebridades

Tom Felton atualiza estado de saúde após ter sido transportado para o hospital

O ator de 'Harry Potter' sentiu-se mal durante uma partida de golf.

Lifestyle

Netflix cancela série com mistério por resolver

Saiba qual!

Lifestyle

55% dos portugueses gostaria de viajar com os animais de estimação

A revelação é de um estudo da eDreams.

Lifestyle

Onde acampar este outono?

Confira 10 sugestões.

Moda

Josefinas lança a mala de outono perfeita

Chama-se 'The Bucket Bag' e está disponível em três cores.

Comportamento

9 características das relações bem-sucedidas

Saiba se a sua preenche todos os "requisitos".

Saúde

Dois grandes mitos que a estão a impedir de atingir aquele número na balança

Conheça-os e saiba como os ultrapassar.

Lifestyle

BoatLovers: um barco aqui tão perto

Para tornar muito mais fácil alugar ou comprar um barco nasceu esta empresa, dos fundadores da HomeLovers.

Saúde

Viver Sem Fumo: o método criado por Cristiana Machado, que garante resultados em 15 minutos

Lifestyle

Afinal, por que motivo usamos a aliança na mão esquerda?

Explicamos tudo.

Saúde

Estes alimentos típicos da cozinha japonesa podem ajudar-nos a viver mais anos

Gosta de molho de soja? Então este artigo é para si.