Crianças: saiba como convencê-los a comer legumes

Por que é que a maioria das crianças não gosta de legumes? Primeiro, porque raramente vêem os pais a comê-los. Depois, porque os humanos estão programados para comerem os alimentos que lhes dão o máximo de energia no mínimo de tempo.

Solução: temos más notícias e boas notícias. Má notícia: não há solução fácil nem rápida. Tudo o que seja mudanças de alimentação, principalmente se eles já são mais velhos, leva tempo e paciência.

Vai ser preciso servir ervilhas uma e outra e outra e outra vez – sem dramas – até que eles se habituem a vê-las à mesa.

Boas notícias: há sempre qualquer coisa que funciona. Atenção: não passe horas à mesa até que ele coma os bróculos. Se ele fizer birra à frente as couves, deixe fazer. Ele está no direito de fazer uma birra e você está no direito de não lhe dar outra coisa para comer. Não fale como se ele lhe estivesse a fazer um grande favor a si se comesse os bróculos. Sirva, coma, fale de outra coisa que não da comida, e não faça comentários.

Dito isto, há técnicas de ‘marketing’ que pode adoptar: em vez de sopa de tomate, come-se muito melhor uma ‘Sopa à Benfica’. Vende mais facilmente a ‘Sopa do Golfinho’ do que uma sopa de nabiça, o ‘Jardim da Princesa’ do que uma salada de alface. Também nunca é demais chamar a atenção para a importância de um prato giro…

Mas o melhor método para pôr uma criança a comer legumes é… encontrar outra criança que goste de legumes. Se o seu filho tem algum amigo que coma os bróculos sem refilar, convide-o já para jantar.

E finalmente, seja prática. Há clássicos de que todas as crianças costumam gostar: caldo-verde, queijo mozarela com tomate, sopa de cenoura com massinhas… Não faça um drama, e misture legumes recém-chegados com outros que eles comem melhor. Pode ser que qualquer dia vejam a luz – e os bróculos.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Filho meu nunca irá...

... dizer asneiras, comer porcarias, riscar as paredes. O pai ou mãe que nunca disse algo do género que atire a primeira pedra. Mas algumas promessas foram mesmo feitas para quebrar...

Comportamento

Hiperactividade: Quando as crianças não param quietos

Ainda há muitas ideias erradas sobre esta patologia, que afecta entre 35 e 50 mil crianças em Portugal. Mas o tratamento atempado pode salvá-las das malhas do insucesso escolar.

Comportamento

Salvou o filho da droga

O drama, os erros e as decisões certas da actriz na luta para tirar o filho da dependência de cocaína. Juntos, eles venceram!

Mais no portal

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso